Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica => Tópico iniciado por: grounyx em 11 de Junho de 2011, 13:05
-
Bem estou pesquisando sobre o assunto de controladoras para cnc. E tenho algumas duvidas.
O que eu pude ver que no mercado as controladoras de cnc estão se fragmentando em diversas tecnologias. Mas em resumo o que se percebe das controladoras novas, é que são apenas hosts com microcontroladores sofisticados que conseguem ler o Gcode e interpolar os pontos . Pude observar que muitas dessas placas utilizam microntroladores baseados em ARM sejam philips ou atmel ou outro fabricante, realmente fico preocupado por isso por exemplo pode dificultar o iniciante visto que ainda não surgiu um padrão aberto ou como podemos chamar open hardware, que poderia substituir a interface paralela que para mim seria bem mais fácil pois poderia rodar em linux.
Minha esperança fica com o pessoal que está desenvolvendo um host desses baseado em Arduino.
Mas o que eu quero perguntar, depois da explicação acima, e sobre a visão do pessoal mais experiente do fórum em relação a este assunto. O futuro vai ficar mesmo baseado em placas host no qual a gente apenas entrega o Gcode seja por usb, ethernet ou wifi ?
-
Na minha forma de ver o assunto é complicado de abordar porque há um determinado mercado que de certa forma dita as regas...
Tenho visto controladoras independentes que interpretam um Gcode diretamente (quase diretamente - há uma preparação anterior que não é comentada), mas que são destinadas a máquinas simples e que são capazes de interpolações simples - normalmente máquinas 2 ¹/² D como uma "router" ou 2D simples como laser.
Para máquinas de usinagem em 3D "reais", seja com 3 eixos ou mais, ainda não há nada "em conta" e que seja assim tão simples.
Controladoras DSP prontas são baratíssimas se comparados à cnc's mesmo, só que o foco é que deve ser observado - uma não faz o trabalho da outra.
-
Acho que a coisa não é tão limitada e simples assim, por exemplo, pensando na plataforma PC, há o Linux, o EMC e placas de PC que ainda são fabricadas com portas paralelas, fornecendo plataformas abertas. Mas também há placas PCI com porta paralela de entrada e saída especiais para CNC e até com interface Ethernet de tempo real. Os processadores disponíveis não estão restritos a Arduíno ("um brinquedinho") e Arm, há também arquiteturas baseadas em lógicas ultra rápidas programáveis do tipo FPGA, processadores dedicados de alta velocidade (DSP), ...
-
Olá bom dia a todos.
Também estou pesquisando sobre as placas controladoras. Minha dúvida é se existe uma placa de qualidade que possa controlar motores de 100kgf fabricadas no Brasil. Existe muita diferença de qualidade para servo motores?
-
Olá bom dia a todos.
Também estou pesquisando sobre as placas controladoras. Minha dúvida é se existe uma placa de qualidade que possa controlar motores de 100kgf fabricadas no Brasil. Existe muita diferença de qualidade para servo motores?
Sua pergunta já foi mais do que respondida neste fórum. Sugiro algumas horas de leitura no fórum.
Tiago