Freqüência de operação tem muito a ver com isso . Freqüências mais altas exigem resistências menores do gate, ou FETs mudam muito lentamente e produção de calor aumenta.
A maioria dos resistores do gate que eu vi são:
47 - 220ohm é um número muito bom para mosfets de potência em aplicações lineares.
geralmente 4,7 - 11ohm para chavear!
0. Determinar os requisitos. Se ele não tem que trocar rápido, você pode poupar algum problema mudando lentamente. Isto é conseguido pela intencionalmente usando um resistor grande (acima de 100 ohms). Se tem que mudar rápido (> 1 kHz), observar técnicas de layout adequados e usar um circuito controlador adequado do gate.
1. Leia e estude o datashhet do MOSFET. Nota parâmetros como capacitância da porta, gate e carga típicos parâmetros de comutação (MOSFETs muitas vezes, fornecer tempo de comutação, listando as condições em que o teste foi realizado: o gate resistor é dada, e isto lhe dará uma idéia de um valor típico para o transistor em particular ). Calcular carga gate dividida pelo seu tempo de subida desejada, Qg / t_r, para encontrar porta pico de corrente.
2. . Nota de saída pico de corrente e de subida / descida tempo. Se a capacidade atual de pico ou de subida / descida tempo é insuficiente, escolher outro.
3. Escolha o resistor cerrto para o gate. Os valores típicos são Valimentação / Ipk, onde Valimentação é a tensão de alimentação (tipicamente 5-15V para MOSFETs) e Ipk é o pico actual portão. Se velocidades mais altas são desejados, um valor menor pode ser escolhido, até aproximadamente 1/3 esse número.
ps: modo grosseiramente tente tirar o resistor do gate e analizar suas ondas e ver oque acontecera
.
Espero ter ajudado!