Autor Tópico: Duvidas com ci 555 para ver os pulsos  (Lida 12521 vezes)

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Offline wag

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Re:Duvidas com ci 555 para ver os pulsos
« Resposta #15 Online: 24 de Julho de 2012, 16:01 »
Hoje fiz os teste com o circuito que tinha postado, e utilizando somente a parte do driver com dois transistores um PNP e outro NPN, que nosso amigo Minilathe tinha fornecido, e mesmo assim o fet esquentou muito, para nao perde viajem montei o "Esquemático do 555 e driver" do Minilathe, substituindo o R1 por um resistor de 2k2 e o R2 por um potenciômetro de 5k, fiz essas substituições para obter uma velocidade menor em meu motor, o circuito funcionou perfeitamente porem o fet esquentou muito com o motor em baixa rotação.

Um amigo meu me disse hoje que poderia ser a Força eletro Motriz, gerada pelo motor devido a alta frequencia nele, porem nao sei se pode ser esse o problema.

Offline minilathe

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Re:Duvidas com ci 555 para ver os pulsos
« Resposta #16 Online: 24 de Julho de 2012, 16:22 »
Hoje fiz os teste com o circuito que tinha postado, e utilizando somente a parte do driver com dois transistores um PNP e outro NPN, que nosso amigo Minilathe tinha fornecido, e mesmo assim o fet esquentou muito, para nao perde viajem montei o "Esquemático do 555 e driver" do Minilathe, substituindo o R1 por um resistor de 2k2 e o R2 por um potenciômetro de 5k, fiz essas substituições para obter uma velocidade menor em meu motor, o circuito funcionou perfeitamente porem o fet esquentou muito com o motor em baixa rotação.

-O motor esquenta apenas em baixas rotações? -
-E em médias e alta rotações? -
-Esquenta menos que antes? (sem do driver).
-Está usando um dissipador de calor no FET?

Um amigo meu me disse hoje que poderia ser a Força eletro Motriz, gerada pelo motor devido a alta frequencia nele, porem nao sei se pode ser esse o problema.

Não é bem assim.... não estamos falando de "saci pererê" e nem "mula sem cabeça"...  :)

A FCEM ocorre ao desligar uma carga indutiva e poderia simplesmente queimar o FET devido ao mesmo por sobretensão e não apenas aquecê-lo. Pelo seu desenho há um diodo em paralelo com o motor não é? Que diodo está sendo usado? É de alta velocidade?

Ligue o diodo em anti-paralelo com o FET (ligar o catodo do diodo ao dreno do FET e o anodo do diodo ao supridouro do FET).
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 16:24 por minilathe »

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Re:Duvidas com ci 555 para ver os pulsos
« Resposta #17 Online: 24 de Julho de 2012, 17:03 »
-O motor esquenta apenas em baixas rotações? -
Apenas o FET esquenta em baixa rotaçao do motor.

-E em médias e alta rotações? -
Nao aquece.

-Esquenta menos que antes? (sem do driver).
Nao.

-Está usando um dissipador de calor no FET?
Estou.

Que diodo está sendo usado? É de alta velocidade?
Estou usando o RL2Z.

Offline minilathe

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Re:Duvidas com ci 555 para ver os pulsos
« Resposta #18 Online: 24 de Julho de 2012, 17:19 »
Onde (em paralelo com motor, ...) e como (polaridade) está ligado o diodo?

Offline wag

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Re:Duvidas com ci 555 para ver os pulsos
« Resposta #19 Online: 24 de Julho de 2012, 17:36 »
Onde (em paralelo com motor, ...) e como (polaridade) está ligado o diodo?
Esta sendo utilizado, com o catodo no dreno e anodo no source do fet

Offline minilathe

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Re:Duvidas com ci 555 para ver os pulsos
« Resposta #20 Online: 24 de Julho de 2012, 17:51 »
-Qual é o FET?
-Qual é a corrente nominal do motor? (ligado em 90V)

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Re:Duvidas com ci 555 para ver os pulsos
« Resposta #21 Online: 25 de Julho de 2012, 08:25 »
-Qual é o FET?
É o IRF640.
-Qual é a corrente nominal do motor? (ligado em 90V)
A corrente é de 1.3 A.

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Re:Duvidas com ci 555 para ver os pulsos
« Resposta #22 Online: 25 de Julho de 2012, 10:16 »
-Qual é o FET?
É o IRF640.
-Qual é a corrente nominal do motor? (ligado em 90V)
A corrente é de 1.3 A.

O motor é de CC, com escovas?

O motor é do tipo série (universal)? Nesse caso, a corrente de partida é elevada!!

O Rdson do IRF640 é menor que 0,2 ohm, ou seja, com uma corrente de 1,3A, a potência dissipada seria de no máximo 0,2 * 1,32 = 0,34 Watts, ou seja, é "um calorzinho muito pequeno", que dispensa um dissipador de calor. A corrente deve ser menor que 1,3 A devido as indutâncias do motor (rotor e estator - se este for bobinado).

Deve haver algo muito errado!! Já tentou trocar o FET após o uso do driver?

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Re:Duvidas com ci 555 para ver os pulsos
« Resposta #23 Online: 25 de Julho de 2012, 10:44 »
O motor é de CC, com escovas?
Sim.
O motor é do tipo série (universal)? Nesse caso, a corrente de partida é elevada!!
ele nao é universal, só funciona em CC.

Já tentou trocar o FET após o uso do driver?

Ja substitui o Fet por outro mais sem sucesso, inclusive ate coloquei um IGBT de um colega meu para testes, e o mesmo tambem esquentou um pouco, fato que pela corrente do motor, ele nem era para esquentar. (so nao lembro o codigo do IGBT, para buscar seu datasheet)

Offline minilathe

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Re:Duvidas com ci 555 para ver os pulsos
« Resposta #24 Online: 25 de Julho de 2012, 11:59 »
Este é um circuito chaveado, portanto, o aquecimento ocorre cumulativamente em tres momentos: (1) Durante a comuntação Off para On; (2) Durante a condução - On; (3) Durante a comuntação On para Off.

Como a potência dissipada na condução é pequena (Rdson baixo), conforme descrevi na última mensagem, E supondo que você está polarizando o FET com 12 V na porta (espero que sim!!), restam os ítens (1) e (3).

Para que a potência durante a comutação seja baixa, a velocidade de comutação deve ser alta, para isso, a corrente oferecida ao Gate do FET deve ser alta, por isso se usa o driver. Já montei um circuito similar a esse para uma carga de 15A e não aqueceu quase nada.

Baseado nas informações disponíveis não tenho nada a acrescentar. Nesse contexto, sugiro que você use um osciloscópio para verificar a tensão e a corrente no FET.
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 12:01 por minilathe »

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Re:Duvidas com ci 555 para ver os pulsos
« Resposta #25 Online: 25 de Julho de 2012, 12:11 »
Agradeço sua colaboraçao Minilathe, agora vou reanalizar o circuito e tentar levantar mais algumas informaçoes de possiveis causas, tendo algum resultado posto o que foi feito para o pessoal.

Att willian.

 

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