Ave Fabio,
Se não me engano, a sua BOB (Smile) pode ser programada para enviar algum sinal para o programa, e este também deve parar quando o botão é acionado.
Quando o botão de emergência (NF e conectado na Bob) é acionado, a Bob automaticamente envia um sinal ao PC através do pino 15 da paralela. SE o programa do PC estiver configurado para reconhecer este sinal, ele para o envio dos pulsos, fazendo com que os motores parem.
No Smile, esta parada é mais eficiente quando a ferramenta chega no fim de curso, pois o Smile freia o motor curto-circuitando todas as bobinas dele. Sendo assim, se a idéia é freiar o motor, uma sugestão é utilizar o segundo borne de limite DE CADA SMILE para receber o sinal do botão. Mais tarde envio a maneira de fazer isso.
Voltando ao procedimento do programa do PC, quando este recebe o sinal de emergência, SE ele desabilitar os motores (através do pino 1-Enable) e SE os Smiles estiverem configurados para reconhecer este sinal, todos motores serão desenergizados quando houver acionamento do botão. Lembrando que neste caso toda a eletrônica continua funcionando.
O motivo disso é que se durante uma usinagem o botão é acionado, os motores de passo param e o programa para...
Sim, mas a ordem é a inversa, ou seja, a parada do programa faz com que os motores parem.
Abraços,
Rudolf