Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica => Tópico iniciado por: aerofenyr em 06 de Novembro de 2012, 22:27
-
Ola amigos estou iniciando na construção de uma cnc fresa para uso geral "mdf, balsa, pvc entre alguns outros." a minha duvida seria a seguinte, pretendo usar o emc2 por ser free e um exelente programa.
queria saber se posso usar a placa cenece c4 na fresa? no caso eu usaria apenas 3 eixos da placa mesmo ela sendo para 4
queria usar ela porque tenho uma pronta ja de bobeira aqui em casa.
Se der para usar como configuro ela no emc? ja tentei ligar ela nos motores que tenho eles até dam passo porem não gira corretamente. ja andei olhado o forum de varias perguntas sobre isso porem sem resposta e como os topicos são de 2 anos ou mais resolvi criar esse
se não der para usar no emc2 algum outro que possa com essa placa?
Muito obrigado
-
O nao desista do LinuxCNC. Qual problema que esta tendo com os passos? O que o motor esta fazendo? Se eles estao so dando um passo para cada lado veja se nao inverteu os pinos de Passo/Direcao
-
A placa tá funcionando? Ou estava? Os motores são os mesmos que funcionavam com ela?
Pergunto isso porque a C4 é uma placa de baixo desempenho. Não tem controle eletrônico de corrente para os motores, sendo preciso trocar as resistências de lastro caso troque os motores. Já vi pessoas tentando fazê-la funcionar com o EMC2, mas não cheguei a ver o resultado final.
Antes de tentar, sugiro que teste o funcionamento como disse acima (ou com o Jedcut, Foamworks, etc) e comece a quebrar a cabeça sabendo que a placa e os motores estão compatíveis.
Abraço.
Jorge
-
Funciona sim ja testei ela com o foan e os motores tambem esta tudo ok funcionando perfeito são motores de 48 passos
-
Então vê se ajuda:
http://www.guiacnc.com.br/bate-papo/como-ligar-essa-placa/15/ (http://www.guiacnc.com.br/bate-papo/como-ligar-essa-placa/15/)
-
Ajudou sim obrigado
estou fazendo um video para mostrar melhor o problemas que estou tendo
assim agora ali nas configurações de "axis" os motores giram. porem quando mando fazer o percurso ele apenas da passos como antes
to enviando o video pro yt assim que enviar posto aqui para verem melhor
-
...nas configurações de "axis" os motores giram. porem quando mando fazer o percurso ele apenas da passos como antes...
Quando é que eles giram? Dentro do programa stepconf? Vc manda fazer o percurso é pelo jog ou mdi?
Se vc explicar bem detalhado o que está fazendo e os problemas que está encontrando, fica mais fácil pro pessoal do forum ajudar.
Abraço.
Jorge
-
Jorge segue ai um video que fiz para explicar melhor o que esta acontecendo. sim e na tela de conf steep config
Configurar emc2 para placa cenece c4 como fazer? (http://www.youtube.com/watch?v=2FjekcFS2d4#)
Ps: não reparem na bagunça hehe estou reformando a casa e as minhas "TRALHAS" estão tudo nessa peça ;D ;D
-
Primeiramente, eu acho que a sua velocidade esta muito alta. Quando voce faz a configuracao por eixo e' uma coisa.. mas quando esta rodando o programa divide por 3 eixos. Outra coisa e' que a aceleracao deve ser bem menor do que a velocidade do eixo.
EMC2 nao existe mais. Agora e' linux CNC http://www.linuxcnc.org/ (http://www.linuxcnc.org/)
A primeira coisa a fazer seria baixar a ultima versao pois muita coisa mudou des da versao 2.3 que voce esta usando.
-
" programa divide por 3 eixos. " para ficar claro que quero dizer.. que quando o programa esta rodando ele vai dividir o processamento em 3 eixos.. quanod voce esta testando um unico eixo na configuracao, o programa esta dedicado processando o trilho de pulsos para um unico eixo.
-
Jorge segue ai um video que fiz para explicar melhor o que esta acontecendo. sim e na tela de conf steep config
Oi, Marcelo.
Onde estou não é autorizado abrir videos. Eu olho mais tarde.
Abraço.
Jorge
-
Line
Tentei aumentar e diminuir a velocidade nas configurações porém os motores continuam na mesma não alterou nada.
Sei que o problema deve ser nas configurações porque senão nem no programa de configuração os motores funcionariam.
Pode ser a velocidade dos motores que esteja errado? O que você acha?
Já tentei alterar a velocidade mas não funcionou.
Jorge
Se conseguiu ver o video? Tem alguma opinião hehehehe ;D
-
Oi, Marcelo.
Por coincidência acabei de ver o video agora.
Parece que tá tudo bem encaminhado pra funcionar. Sugiro que dê mais atenção ao alinhamento da barra roscada com o motor, principalmente no primeiro eixo do video.
Acho que fica mais simples pra vc encontrar o problema se vc usar um programa mais simples e que vc possa ir modificando ele e vendo os resultados. Não tenho o emc2 instalado aqui pra ver as velocidades desse programa inicial dele, que vc tentou rodar.
Tô anexando um programinha muito simples pra vc abrir no emc2 e ir acompanhando as mudanças que vc mesmo pode fazer (file edit > save > load).
O programa só faz um quadrado de 100 x 100mm. Então, vc deve ver sua máquina movendo os eixos (cada hora um). Primeiro, 100mm pra direita (X100), depois 100mm pra frente (Y100) e assim por diante.
Para alterá-lo, vc deve abrir (no emc2=file edit), editar, salvar e recarregá-lo no emc2. Outra coisa, verifique a configuração dos eixos (passo, etc)
Abraço.
Jorge
-
Marcelo, tive vendo o video novamente e me parece que vc está usando os eixos como se fossem de cortador de isopor. Para a cnc router (fresa) vc deve usar o eixo X como se fosse transversal à mesa, ou seja, o que carrega o eixo Z. Este (o Z) é o eixo que levanta e abaixa o spindle (makita, dremel, etc). O eixo Y é perpendicular ao eixo X. Pesquise aqui no forum sobre posições dos eixos que vc vai encontrar muita coisa relacionada.
Abraço.
Jorge
-
hehe :D jorge ralmente cnc que vio é cortadora de isopor "hotwire" e estou a montar uma fresa porem a placa que esta na cnc é para testar os motores. Tenho duas placas c4 por isso a ideia de usar uma delas na fresa
por isso os testes são feitos na hotwire entendeu? vou testar o que me mandou e posto resultados ainda hoje se possivel
Muito obrigado
-
O problema não é o arquivo tentei rodar o seu Jorge e não deu continuou igual ao video, se não der vou tentar com o mach 3 ou 2 porem nem rodar para o corte eu consegui com o mach 3 porque tem muita coisa na tela inicial dele e o 2 não testei ainda
-
Marcelo,
Antes de rodar um arquivo G verifique o ajuste (setup) do EMC (LinuxCNC) para o seu sistema (driver e motores). Verifique:
-O passo de cada fuso
-A quantidade de passos por volta de cada motor
-O tipo de acionamento de cada motor (passo cheio, meio passo, ...)
-Qual a tensão de alimentação dos seus motores?
-Os modelos dos motores, me parecem motores pequenos e de baixo torque
-Aprenda quais são os limites de sua máquina e se você pode melhorá-la (se tem $$$ e tempo). E até que ponto deseja ou precisa melhorar.
É importante entender que a velocidade do motor está limitada ao próprio motor, ao driver, à fonte e à estrutura de sua máquina (peso de cada parte da máquina, fusos, atritos). Ou seja, não dá para exigir muito de motores lentos e de uma estrutura pesada, com problemas de alinhamento e atritos. Vi que seu fuso está desalinhado, apresentando um movimento composto (rotação fora de centro), isso é ruim, pois gera atritos nos mancais e perde-se energia dos motores. Energia que poderia estar gerando melhor movimentação.
É como um motor de fusca mal aproveitado. O motor / driver já são fraquinhos, se o carro (=estrutura) está com problemas, a coisa toda (=sua CNC) fica pior.
Sua pergunta no vídeo, se eu entendi corretamente, se refere a razão para a movimentação lenta?
-
minilathe Obrigado em responder.
O meu problema é assim na tela de configurar o emc " steep config" na hora de testar os motores eles funcionam perfeitamente. porém na hora do corte, eles ficam dando pulos em vez de girar normalmente como no teste na configuração.
Referente a barra e os motores estou tentando na "hotwire" para isopor e já estou bolando uma maneira de trocar a corrediças de gaveta por rolamentos.
quero usar a placa C4 porque tenho duas aqui paradas e essa liguei na cortadora para testar apenas.
Vou comprar motores de 9.9kg para a fresa e será com certeza melhor estruturada que essa.
" essa foi a primeira para aprender agora vou aperfeiçoar a cnc"
Novante muito obrigado
-
Marcelo,
minilathe Obrigado em responder.
O meu problema é assim na tela de configurar o emc " steep config" na hora de testar os motores eles funcionam perfeitamente. porém na hora do corte, eles ficam dando pulos em vez de girar normalmente como no teste na configuração.
Referente a barra e os motores estou tentando na "hotwire" para isopor e já estou bolando uma maneira de trocar a corrediças de gaveta por rolamentos.
quero usar a placa C4 porque tenho duas aqui paradas e essa liguei na cortadora para testar apenas.
Vou comprar motores de 9.9kg para a fresa e será com certeza melhor estruturada que essa.
" essa foi a primeira para aprender agora vou aperfeiçoar a cnc"
Novante muito obrigado
Procure comandar o jog e meça o deslocamento usando um relógio comparador, um paquímetro ou ou até uma régua. Verifique se o deslocamento se repete (em mm deslocados, por exemplo, 100mm) ao movimentar de um lado para o outro a mesma quantidade de passos. Faça marcas (com um estilete) em sua máquina no início e final da movimentação. Pode estar havendo perda de passos, nesse caso, procure reduzir a velocidade e/ou a aceleração dos motores até que os motores não se percam mais.
-
Tentei o que voce falou sem exito ainda não tem outro programa que rode essa placa? fora o mach 3 porque achei muito "poluido" a tela dele
-
Tentei o que voce falou sem exito ainda não tem outro programa que rode essa placa? fora o mach 3 porque achei muito "poluido" a tela dele
Qual parte você tentou? E qual não tentou?
-
tentei aumentar e diminuir a velocidade dos motores e da maquina ali na barra ao lado do corte e não deu sei que é minima coisinha mais ainda sem exito mais não vou desistir heheestou procurando por todo o material a respeito que acho e tentando para ver o que da
-
Marcelo,
tentei aumentar e diminuir a velocidade dos motores e da maquina ali na barra ao lado do corte e não deu sei que é minima coisinha mais ainda sem exito mais não vou desistir heheestou procurando por todo o material a respeito que acho e tentando para ver o que da
A pergunta que deve ser respondida é se há perda de passo.
Se o problema for perda de passo, o software em uso (Mach3, TurboCNC, LinuxCNC, ...) em si pouca coisa, ou nada, pode fazer a respeito. Trata-se de definir os parâmetros corretos.
-
Bom dia Marcelo, estes dias tambem estive tentando fazer umas configurações de uma cnc no emc2,
acho que o minilathe já deu uma dica para resolver o seu problema , nas configurações,veja os valores corretos de passo dos fusos e velocidade, no seu video aparecem
- step 48 (passos do seu motor)
- microstep 2 ( sua placa está configurada em meio passo ?)
- pulley 1( no caso de usar polias para redução)
- leadscrew pitch 200 mm/rev (aqui você coloca o passo da seu fuso , você esta usando barra roscada então seu passo deve ser um valor bem pequeno estou usando barra 5/16 meu passo é 1,41mm, você colocou 200mm que dizer que o seu fuso deslocaria 200mm a cada volta, acredito que aqui esteja o principal erro, veja a medida do passo de seus fusos e coloque o valor correto)
-velocity 150mm/s (sua velocidade está muito alta estaria a 9m por minuto , coloque um valor bem menor ex. 10mm/s)
- aceleration 250 mm/s ( diminua tambem sua aceleração para 10mm/s)
devem ser apenas corrigir as configurações e a máquina vai derreter isopor .
att. Rildo
-
Vou alterar as configurações como voce me mostrou. Eu tava olhando tem uma versão linux cnc que é mais nova que o emc2 "dica do linearactuator" mais igual praticamente ao emc, vou baixar essa versão e ver se muda alguma coisa ja tenho ela so vou instalar e posto resultados
-
Eles corrigiram muitos bugs des da versao que esta usando. Siga as instrucoes do rildosp. As suas medidas estao muito altas.
-
Não consegui instalar direto do cd a versão 10.04 ta dando um erro e para tudo " gravei 3 cds" e no quarto baixei a imagem iso denovo e não deu também, vou atualizar a 8.04 para 10.04 no proprio linux.
-
Nao tem jeto de fazer assim. o Kernel do linux e' integrado com as varias rotinas de tempo real. Se voce fizer o upgrade direto do ubuntu ele vai remover as rotinas. O website do linux cnc ja disponibiliza as duas versoes do OS prontas para rodar com o kernel compilado corretamente.
Voce nao precisa fazer upgrade do OS para fazer upgrade do software. Aqui sao as instrucoes de como fazer upgrade do software no OS ja instalado.
http://wiki.linuxcnc.org/cgi-bin/wiki.pl?UpdatingTo2.5 (http://wiki.linuxcnc.org/cgi-bin/wiki.pl?UpdatingTo2.5)
-
Não consegui instalar direto do cd a versão 10.04 ta dando um erro e para tudo " gravei 3 cds" e no quarto baixei a imagem iso denovo e não deu também, vou atualizar a 8.04 para 10.04 no proprio linux.
A versão 8.04 é a melhor pra se usar. Qual o seu pc?
-
Não consegui instalar direto do cd a versão 10.04 ta dando um erro e para tudo " gravei 3 cds" e no quarto baixei a imagem iso denovo e não deu também, vou atualizar a 8.04 para 10.04 no proprio linux.
Conforme comentei acima, o problema não deve ser o software (99% de chances de não ser), é a configuração adotada para a sua máquina. Essa versão sua funciona melhor que a mais recente, a versão mais nova comigo já deu algumas travadas.
-
Marcelo, vc já configurou o passo, no stepconf do emc2, conforme o colega Rildo disse? Abaixo tem uma tabela pra vc usar, se quiser. Se a barra roscada for de 5/8", então vc terá 11 fios por polegada. Como a configuração é em mm, vc divide 25,4mm (que é igual a 1") por 11 (nº fios), obtendo 2,31mm. Esse valor é que vc deve inserir no campo "Leadscrew pitch" (não tô lembrado o nome certo). É o campo que diz mm/rev.
Verifique qual o diâmetro da barra roscada (fuso da sua máquina), olhe na tabela abaixo quantos fios por pol, faça as contas insira o valor correto no campo.
Abraço.
Jorge
-
rildosp
Tentei configurar exatamente como voce mencionou e ainda continua da mesma maneira
estou usando driver l297 sera isso? nas opções do emc
a placa é uma cenece c4 pode ser algo na placa também? porem com o foam works ela funciona
tentei usar o mach 3 porem nem iniciar o corte eu consegui tem muita coisa na tela daquele programa
-
Olá Marcelo , quando você configura sua placa no emc2 como L297
você atribui ao programa as configurações de portas ,pode ser isso,
você executou aquela janelinha de teste do eixo novamente?
não achei na net as configurações de portas e pinos da c4 , se você
tiver as configurações ajudaria , poderia mandar um print da tela de
suas configurações desde o começo da instalação ai a gente faria um
passo a passo para tentar resolver o problema , no mach é a mesma
coisa tem que configurar as portas e pinos . att Rildo
-
E pode dar uma olhada aqui tbém:
http://www.guiacnc.com.br/emc-linux/como-configurar-o-emc2/ (http://www.guiacnc.com.br/emc-linux/como-configurar-o-emc2/)
-
Olá Marcelo , quando você configura sua placa no emc2 como L297
você atribui ao programa as configurações de portas ,pode ser isso,
você executou aquela janelinha de teste do eixo novamente?
não achei na net as configurações de portas e pinos da c4 , se você
tiver as configurações ajudaria , poderia mandar um print da tela de
suas configurações desde o começo da instalação ai a gente faria um
passo a passo para tentar resolver o problema , no mach é a mesma
coisa tem que configurar as portas e pinos . att Rildo
Quais portas e pinos se refere? voce diz os de saida e entrada da placa? se é isso pelo que sei do 2 ao 9 são as entradas no caso "2 steep" "3 dir" "4 steep" " 5 dir" e assim vai 6 e 7. 8 e 9
como não uso 4 motores apenas 3 usaria apenas do 2 ao 7
Ou seria outra coisa e entendi isso
-
esqueci de mencionar as entradas da placa seria o que esta em amarelo ali do d0 a d7 eu estou errado?
-
Existem outros parâmetros além dos sinais x pinos da LPT1. Ao escolher o L297, o EMC assume valores para Toff que pode ser incompatível com seu driver. Lembrando que Ton é variável e depende da velocidade do motor, esse parâmetro não precisa se preocupar.
Outro aspecto a ser avaliado é a tensão de saída minima no nivel lógico 1 que sai de sua LPT1. Se a tensão for baixa, o driver poderia apresentar funcionamento errático. Meça a tensão em sua LPT1 com um voltímetro.
-
Olá Marcelo , os pinos são os mesmos do l297 , deve ser outra configuração ,tente marcar a opção " invert" na janela de "parallel port setup " em todos os pinos de passo e direção , instalei o emc em um pc e no teste de eixo funcionava, quando abria o programa ele naõ obedecia o g-code, só funcionou depois que fiz esta mudança , como você disse que não conseguiu instalar o linux 10.04 pode ser um problema de hardware como alertou o Minilathe , no meu caso tive que trocar o hd e retirar a placa de video off board para funcionar . att Rildo
-
Olá Marcelo , os pinos são os mesmos do l297 , deve ser outra configuração ,tente marcar a opção " invert" na janela de "parallel port setup " em todos os pinos de passo e direção , instalei o emc em um pc e no teste de eixo funcionava, quando abria o programa ele naõ obedecia o g-code, só funcionou depois que fiz esta mudança , como você disse que não conseguiu instalar o linux 10.04 pode ser um problema de hardware como alertou o Minilathe , no meu caso tive que trocar o hd e retirar a placa de video off board para funcionar . att Rildo
A inversão do sinal de step é um fator gerador de problemas. O L297 faz o avanço do motor no flanco de descida, o driver C4 também é assim? Se for diferente, isso pode gerar passos a menos na movimentação se o EMC (ou outros) estiver configurado para "falar com um L297".
-
Tivemos evolução na coisa ;D ;D ;D conseguimos " conseguimos referente a todos que aqui estão me ajudando" E AGRADEÇO MUITO A AJUDA SEM ELA ESTARIA MAIS PERDIDO AINDA
fiz movimentar o eixo Y simulando o corte e Z gira também perde passos mais isso de perder os passos é um probleminha na placa já sei o que é e vou arrumar
o X é que anda não deu sinal vou ver se não é a placa pois o motor sei que não é
O que eu fiz foi o seguinte: peguei uma das configurações do emc já pronta para 3 eixos
"sherline 3axis_mm" acho que assim que escreve e funcionou menos o X. Tentei fazer o assistente do steep config para ver como é a configuração e não deu.
Acho que o X não funcionou porque a solda do conector que liga o Z tava encostando no X por isso acho que o Z perde passo e o X não acionou vou ver isso amanhã se der tempo ta muita correria no trabalho
Abraço a todos
-
Marcelo, vc já configurou o passo, no stepconf do emc2, conforme o colega Rildo disse? Abaixo tem uma tabela pra vc usar, se quiser. Se a barra roscada for de 5/8", então vc terá 11 fios por polegada. Como a configuração é em mm, vc divide 25,4mm (que é igual a 1") por 11 (nº fios), obtendo 2,31mm. Esse valor é que vc deve inserir no campo "Leadscrew pitch" (não tô lembrado o nome certo). É o campo que diz mm/rev.
Verifique qual o diâmetro da barra roscada (fuso da sua máquina), olhe na tabela abaixo quantos fios por pol, faça as contas insira o valor correto no campo.
Abraço.
Jorge
Esqueci de te responder a minha barra é de 10mm passo 1,5 até onde sei. foi o que o motta me falou
-
Então vc deve inserir esse valor (1.5) no campo de rev/mm do stepconf. Pelo video, o campo está com 200...
-
o problema não era a placa era apenas um fio quebrado no cado do motor arrumei e revisei todas as ligações e esta tudo ok.
Consegui fazer os 3 eixos funcionarem o Z funciona legal e o X e Y Ficam perdendo passos não sei agora o que pode ser, mais sei que é algo na configuração
pois troquei os motores de lugar os pics e também mudei os pinos na configuração e continuou assim
Na pasta onde fica as configurações tem alguns arquivos como steep config_mm core.hal entre outros
em qual arquivo dessa pasta eu mudo o passo da barra? pois procurei e não achei aonde
Amanhã vou tentar mais coisas até fazer funcionar
Grande abraço
-
Oi, Marcelo.
A alteração é feita no stepconf, o arquivo que vc fez as configurações. Na foto abaixo, é onde está marcado de vermelho.
Quanto ao azul, vc sabe se C4 tem meio passo? Se não tiver, esse campo deve estar com o valor 1.
Abraço.
Jorge
-
Oi, Marcelo.
A alteração é feita no stepconf, o arquivo que vc fez as configurações. Na foto abaixo, é onde está marcado de vermelho.
Quanto ao azul, vc sabe se C4 tem meio passo? Se não tiver, esse campo deve estar com o valor 1.
Abraço.
Jorge
Jorge a c4 tem meio passo sim e esta configurada de tal forma referente ao passo do fuso ja arrumei o problema.
Ela esta perdendo passos mais funciona os 3 eixos
o Z funciona mais X e Y ainda não esta 100%