Bobkishi,
Acho que é importante ressaltar que os motores de passo não se comportam como motores comuns...
Uma de suas virtudes é de se manter imóvel quando energizado - a isto chamamos de "holding torque" ou torque para "segurar", numa tentativa de traduzir algo que não tem muita tradução...
Outro ponto importante é que não se deve nunca extrapolar a corrente de etiqueta do motor nem a tensão, sob o risco de queimá-lo...
Quando se vai fazer uma máquina, existem maneiras de se encontrar ou determinar as necessidades de torque, e por conseguinte se determina a motorização necessária...
Em decorrência dessa necessidade se define a eletrônica, e é depois dessa volta toda que eu afirmo que a gente deve começar a casa pelo telhado!
A resolução é decorrente de uma opção entre quantidade de passos que o motor será acionado, e do passo da rosca em sí, e é sempre uma troca entre torque disponível e velocidade rotacional...ganha-se um e perde-se em outro e vice versa...
Para falar em "Gargalo" na RPM por exemplo, deveremos falar do tipo de acionamento, da carga que este acionamento está suportando e da eletronica que está tocando este movimento...
Se for uma placa do tipo "R/L" (resistor limited) a gente vai encontrar este limite bem mais cedo do que se a eletrônica fosse do tipo PWM...
Este é um assunto muito vasto e requer bastante tempo para ser bem esmiuçado, mas sem,pre que possível, tentarei ajudar no que estiver ao meu alcance...