Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica => Tópico iniciado por: Saul Britto em 12 de Março de 2011, 00:45
-
O método consiste no velho e conhecido método de transferencia térmica,apenas com um diferencial:
O uso de ácido muriático agua oxigenada a 50% e um pouco de água
Seguindo as proporções: 100ml de água,50ml de ácido muriático e 50ml de água oxigenada a 50%,
Teremos uma solução bastante forte e (agressiva,portanto todo cuidado com os olhos e pele é pouco!!), você fará uma cópia do seu circuito numa impressora laser boa,o toner tem que estar super bom para isso, passe numa laminadora ou use um ferro de passar roupa para transferir o desenho do circuito para a placa,só que aí que está a diferença!
NÃO RETIREM O PAPEL,coloquem a placa COM O PAPEL, numa posição onde vc possa derramar um pouco da solução encima do papel!!! Isso mesmo! vocês observarão que o papel imediatamente se
decompõe,ficando apenas o toner,passe uma escova levemente no restante do papel com a placa ja mergulhada na solução,e pode deixar até que o processo se complete!
Esse,para mim,foi o método mais eficaz que usei até hoje! Estou tentando outro mas como não está 100% ainda,deixemos para quando estiver pronto.
Finamente me livrei daquele problema de quando levantava o papel tinha a desagradável surpresa de ver uma ou várias trilhas arrancadas!
MAS,ATENÇÃO!! NÃO TENTE FAZER ISSO SE VOCÊ NÃO TEM A EXPERIENCIA NECESSÁRIA PARA LIDAR COM PRODUTOS QUÍMICOS DESSA NATUREZA!
Bom divertimento a todos!!
Saul Britto.
-
Saul, da uma lida neste tópico
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,2961.msg135266.html#msg135266 (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,2961.msg135266.html#msg135266)
Assunto sobre corrosão, eu postei um novo método, ainda não usei, mas em breve irei fazer um teste.
-
Jost ue bom cara,pelo andar da carruagem logo teremos métodos muito profissionais,ainda bem que h´muita gente desenvolvendo isso,vamos à luta!! Hhhhehehehe.
-
saul britto
estou aqui com a necessidade de fazer umas corrosões ... acho q vou testar a mistura sugerido por ti, mas me esclareça por favor
1 - onde comprar o ácido muriático, peróxido e a água oxigenada a 50%?
2 - a mistura do peróxido de hidrogênio e vinagre de álcool é apenas isso? 50% de cada um e colocar a placa igual descrito no primeiro post?
abrax!
-
Blackmore, a pergunta não foi para mim, mas acho que posso ajudar na primeira pergunta.
O ácido muriático, é mais conhecido como limpa pedra, em casa de material de limpeza vc acha facil, eu comprei um galão de 5 litros por 11 reais.
O peróxido é a água oxigenada
Em algumas farmácia de manipulação vc acha, aqui na minha cidade é utilizado por criado de avestruz, na limpeza dos ovos.
Eu comprei a de 110% e paguei caro, mas em Sp vc acha barato.
Toma cuidado com o peróxido com alumínio.
Se não me engano foi o Luciano G que comentou uma vez que faz um estrago violento a mistura dos dois.
Um abraço
Att;
Jost Dayan
-
Humm ... vou procurar isso esta semana.
Valeu Jost!
-
Ácido muriático ou HCL,é encontrado em casas de material químico,em casas de material de construção, e peróxido de hidrogenio não passa da famosa agua oxigenada,aquela que fabrica loiras falsas! Hhahahahahahaah! Agora muito cuidado amigo com os olhos e evite inalação dos gases!
É um processo extremamente eficaz e rápido.
-
Jost Dayan>> Por quanto vc achou peroxido a 130%? eu achei aqui a 50% mas essa medida não se refere a volumes e sim ao grau de pureza! O cara me disse que o mais forte que ele podia fazer legalmente era a 50%,pois há uma lei regulando isso! Me custou 20 reais 100ml.
-
Blackmore>> Te aconselho a usar o método com ácido muriático,pq esse com vinagre é bom,mas,demora demais!E nem toda marca de vinagre da certo,tem umas que ao invez de corroer cria uma carapaça escura e não sai disso!
-
A receita que deu certo para mim foi essa:
100ml de água oxigenada 10 volumes ou mais forte.
200ml de vinagre de álcool
Favor desconsiderar a medida de 50% + 50%,pos,foi um erro meu!
-
Jost Dayan>> Por quanto vc achou peroxido a 130%? eu achei aqui a 50% mas essa medida não se refere a volumes e sim ao grau de pureza! O cara me disse que o mais forte que ele podia fazer legalmente era a 50%,pois há uma lei regulando isso! Me custou 20 reais 100ml.
A água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio, é um oxidante forte, sendo definida pela quantidade de oxigênio que pode liberar por volume. Assim, uma concentração de 50 volumes signfica que para cada 100ml de peróxido, são liberados 50x100ml=5000ml de oxigênio. Mas isso é também a concentração de oxigênio por volume de peróxido.
O peróxido de grande concentração (> 200 volumes) pode ser explosivo, pela quantidade de oxigênio que poder ser liberada, que se estiver em contato com substância inflamável, pode gerar uma explosão. Existem inclusive fórmulas de explosivos a base de peróxido, que também já foi usado como combustível de foguetes!!
http://www.tecaeromex.com/esp/peroxidoe.html (http://www.tecaeromex.com/esp/peroxidoe.html)
-
Opa! Bela explanação,sobre o assunto,é sempre bom saber essas coisas para que não se cometa excessos e consequentemente acidentes graves!
Obrigado a vc pela infomação valiosa!
-
minilathe>> Uma aula e tanto!!
-
Se o peróxide de hidrogênio libera oxigênio, Ciudado com Graxa nas mãos ou objetos com graxa.
-
Edson, desculpa a minha ignorância, mais o que acontece??
-
Edson, desculpa a minha ignorância, mais o que acontece??
(2)
-
Edson, desculpa a minha ignorância, mais o que acontece??
Simplesmente incendeia.
Lembro quando trabalhava em uma empresa de limpeza industrial, usávamos muito produtos químicos. (muito quer dizer carretas tanques com ácidos clorídricos, sulfúricos, sacos de soda caustica, Barrilha, inclusive ácido acético e ácido cítrico)
Pegávamos muito serviço de limpeza em linhas novas das fábrica de Oxigênios em Siderúrgicas, Cosipa e CSN principalmente, para desengraxar as linhas depois de construidas. Se elas estivessem com sujeira de graxa toda a linha ia para as "CUCUIA".
Essas linhas Tubos, geralmente aéreos, são feitos em Aço Carbono e se houver incêndio eles derretem. Se forem feitos de Aço Inoxidável eles resistem. Como o Aço carbono é muito mais barato as linhas são feitas com esses materiais que são mais perigosos e para minimizar o estrago, de tanto em tantos metros (não sei a metragem) são colocados "Carreteis" (uma espécie de luvas) feitos com Aço Inoxidável.
Pergunte a um soldador profissional dos perigos de manipular cilindros de oxigênio com mãos sujas de graxas?
Espero ter explicado bem.
Abraços
Edson
Após terminar meus comentários, achei esse site: http://www.prefort.com.br/oxicorte.htm (http://www.prefort.com.br/oxicorte.htm)
-
Como tudo na vida quanto mais informação melhor!!
Eu havia esquecido um detalhe:
A placa deve estar quente ainda para receber um pouco da solução,e remover o papel,
Ele sai rapidinho!
-
A resolução é tão boa que até umas letrinhas que tinha numa placa referente a direitos autorais,ficaram claramente legiveis!
-
Ainda outra coisa:
Não joguem fora a solução,eu testei aqui e ela se mostrou muito forte por varias vezes!
Nos dando a possibilidade de não agredir o meio ambiente nem tão cedo!
E para neutralizar o hcl basta misturar com cal extinta! Aquele de pintar muros!
-
Jost>>> Vc domina bem aquele lance de emulsão? Eu me decepcionei com aquilo demais,nunca deu certo aqui comigo!
-
Ainda outra coisa:
E para neutralizar o hcl basta misturar com cal extinta! Aquele de pintar muros!
Sim realmente é uma forma certa. Como atualmente a produção de tintas, rebocos, e outros materiais de construção estão sendo produzidos em escala industrial, está cada vez mais dificel encontrar a cal virgem, então podemos usar soda caustica mesmo para neutralizar o ácido.
É só lembrar nos métodos de cuidar dos aquários: Se estiver ácido adicionamos alcalinos; e Se estiver alcalinos adicionamos ácido.
Sais se neutraliza com ácidos ou base e vice-versa e versa-vice. A combinação de dois dos três se neutraliza.
Lembrando sempre, que para confirmar a neutralização, devemos verificar o PH da mistura.
Edson
-
Ainda hoje fiz uma plaquinha de um amplificador e ficou magnifica,a ponto de não acreditarem que fui eu o autor!! Hhahahahahh!!!
Mula>> Nesse método com ácido muriático,eu percebo que quanto mais quente a placa está,mais o papel some rápido! Acho que não saio mais desse método!
-
eu já vi aqui mesmo no guia um tópico onde um usuário utilizava o ácido para a corrosão ... isso agora me instigou a fazer duas coisas ...
1 - PCB dupla face laminada (processo térmico)
2 - Máscara de solda
Se o $$ permitir .. ainda vou colocar em prática a idéia.
-
Pois é Blackmore,eu j apelei pra tudo que foi metodo e o unic que deu certo foi esse,
Te digo mais: Nem uso papel especial,uso aquele A4 comum,não perco uma trilha,o negocio e vc pegar a placa ainda quente bem quente mesmo,e meter ela dentro do acido com papel e tudo,e ir tirando devagarinho o restante do papel.
-
Até para você tirar o toner depois da trabalho! Parece que o ácido provoca algo nele,que vira um polimero bem duro!!
-
Até para você tirar o toner depois da trabalho! Parece que o ácido provoca algo nele,que vira um polimero bem duro!!
Blz Amigo Saul
O toner são micro partículas plásticas, apos aquecê-la na superfície ela solidifica, por isto a dificuldade de remove-la, a maneira mais fácil e passar thinner apos corroer a placa sai muito fácil.
Sobre o método de transferência você citou antes que usa papel comum A4 com um ferro elétrico para transferir o tonner para placa certo, vou te dar uma dica eu uso o papel retirado do adesivo, trabalho alem da placas de inox com confecções de cardápios eles são de capa dura com as capas plastificadas eu uso adesivo transparente 0,8 mm para plastificar, o papel ant - aderente dele que era antes jogado fora agora eu uso para transferir fotos de uma impressora laser color e uma prensa térmica e ótimo (transfer paper tabajara) rs, após transferir e só molhar a placa para esfriar retira-lo.
Tente fazer os testes tenho certeza que ficara satisfeito.
Abraços Jr.
-
Diginox>> Esse metodo com papel de etiqueta ja usei muito tb,é muito bom,mas nesse aí,não precisa,pois eu nao retiro o papel,o acido é que vai destruir o papel,proporcionando uma melhor resolução e menos risco de sair trilhas.
Esse é o diferencial desse metodo.Simplesmente nem removo o papel,jogo dentro da soluçaõ com tudo,depois removo o que sobra com uma escova de dentes ainda mergulhado no acido.