Autor Tópico: Fonte Básica e escalavel com o Lm317  (Lida 6568 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline grounyx

  • Fuso
  • **
  • Posts: 109
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Fonte Básica e escalavel com o Lm317
« Online: 04 de Maio de 2010, 11:40 »
OLá recentemente tava vendo alguns tópicos de fonte no fórum e vi qua alguns deles são apenas versões basicas de um retificador e um capacitor como filtro alguns até nem tem um resistor de bleed "sangramento" ou proteção contra sobre-carga. Ainda não tenho um conhecimento grande sobre eletronica estou no aprendizado ainda mas vou usar esse tópico para postar alguns esquemas interessantes de fonte que podem ser adaptadas para o pessoal do CNC.

Circuito LM317

Um circuito regulador de tensão  de 3 pinos versatil de 1.5 A com versões de 3A (lm350) e 5A ( lm338).  40V como tensão maxima de entrada, tem proteção contra temperatura excessiva, e curto circuito.
Olhando tudo isso parece bom mas não para uma CNC onde alguns motores exigem uma alta corrente.

Precisa-se de 10A ... 20A tubo bem isso pode ser resolvido com a adição de transistores de potência a sua saida conforme o esquema abaixo.

[refle width=300 height=201]http://cuteminds.com/files/progettielettr/LM317-10A/Lm317-10A-sch.png[/refle]

Nesse esquema a fonte foi dimensionada para correntes de 10A  ( ja testado aqui em casa ) isso pode ser aumentado com a adição de mais 3 transistores e teriamos por volta de 20A (teria que calcular). O data sheet do lm317 pode ser obtido diretamente no site da national  ou nos sites de datasheet pela internet. Onde se encontra alguns circuitos exemplo também. Esse tipo de onte é bem utilizado por radioamadores com a fonte fica com 13,8V de saida regulavel pelo potenciomentro.
No caso de fonte para CNC pode-se colocar no lugar do pontenciomento ( não precisamos de uma fonte ajustavel e sim uma com uma tensão fixa regulada ) um trimpot multivoltas ( daqueles que se ajusta com uma chave de fenda ), utilizando um multimetro  ajustamos a tensão de saida uma vez e pronto). Aqui em casa uso como fonte regulável.
Bem por enquanto é só.
Em outro circuito comparando os esquemas a receita é a mesma só com uma ressalva no próximo circuito eu adicionaria resistores de fio  na saida de cada transistor como no primeiro circuito acima.

[refle width=300 height=218]http://www.pocketmagic.net/wp-content/uploads/2010/02/LM317-30V-variable-high-power-supply-6-20A-max.jpg[/refle]
Essa fonte tem correnta para 20 amperes. Como falei antes troca-se o potenciometro por um trimpot para limitar o acesso no que se refere a variar a tensão de saida.
No proxma edição vou adicionar alguma coisa sobre o L200.
« Última modificação: 06 de Maio de 2010, 08:42 por grounyx »

 

/** * */