Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica => Tópico iniciado por: Sergio Oliveira em 05 de Outubro de 2007, 07:49
-
Olá a todos.
Estou terminando a montagem das minha placas para efetuar o controle de meus motores, porém me surgiu uma dúvida pertinente.
Meus motores ( segundo data sheet ) consomem 3A por fase, são motores unipolares. Então se tenho 3 motores e cada uma consome 3A por fase, terei que ter uma fonte que tenha capacidade de gerar por volta de 10A?
A placa de controle será a Phase-Drive N5-i da N-labs, juntamente com a R1.
Desde já agradeço a ajuda.
Até mais.
-
Meus motores ( segundo data sheet ) consomem 3A por fase, são motores unipolares. Então se tenho 3 motores e cada uma consome 3A por fase, terei que ter uma fonte que tenha capacidade de gerar por volta de 10A? A placa de controle será a Phase-Drive N5-i da N-labs, juntamente com a R1.
No caso dessa interface, sim, vc deve dimensionar a fonte pela soma das correntes. (3A por fase) X (2 fases por motor) X (3 motores) = 18A ...
Vc deve atentar para algumas outras coisas, como a tensão de operação. Esse driver é uma fonte de corrente constante linear, aquece muito, tanto mais quanto maior for a tensão. Os transistores da phase drive vão exigir dissipadores e os reguladores ainda mais. É preciso verificar o tipo de regulador empregado, o originalmente especificado é o LM317T, não pode fornecer mais que 1,5A.
Devo dizer que o conjunto não é o mais adequado para esses motores, creio eu ... só o preço do trafo talvez já justificasse investir em um chopper ... pra não falar do custo dos dissipadores, volume, etc ...
-
Segio, vc ja adquiriu as placas?
-
Muito o obrigado pela reposta.
CNCNOW.
É realmente eu já havia feito o levamtamento de preço sobre trafos desse porte +/-20A, porém por dificuldades para a montagem da placa chopper acabei escolhendo a N5-i.
ACRUWER
Estou na meio da montagem da N5-i, falta a colocação dos componentes.A R1 ainda não montei.
Mas agora estou com duas dúvidas, será que vale a pena partir para uma chopper? E como dimensionar a fonte no caso de utilizar um controladora chopper para motores de 3A/F?
Muito obrigado!
-
... realmente eu já havia feito o levamtamento de preço sobre trafos desse porte +/-20A, porém por dificuldades para a montagem da placa chopper acabei escolhendo a N5-i.
Que dificuldades vc encontrou ? Parece-me que as dificuldades são equivalentes, seja para a confecção das placas, seja para obtenção dos componentes ...
será que vale a pena partir para uma chopper?
Não posso afirmar peremptoriamente, só vc poderá ponderar sobre o que é melhor pra vc, mas tenho a forte impressão de que pode sim valer a pena ... no mínimo acho que merece alguma reflexão ...
E como dimensionar a fonte no caso de utilizar um controladora chopper para motores de 3A/F?
Basicamente é isto: (tensão nominal do motor / tensão da fonte) X corrente total para os motores
-
Muito Obrigado Novamente CNCNOW.
Vou levar em consideração as possibilidades levantadas, e em breve vou tomar a decisão entre qual das placas atendera de uma forma geral as minha necesssidades.
Agradeço a colaboração, pois é através destes conhecimentos compartilhados que aos poucos vamos nos desenvolvendo.
Até mais.
-
Ola pessoal do forum estou com dificuldade pra calcular a fonte q devo usar em meus motores com o maximo de eficiência, são 2 motores unipolares de 5A de 2,5 V e 1 motor bipolar (ligado como unipolar) de 4,6 A e 3.27 V...Como ficaria a fonte?? tensão e corrente ideais?? quais seriam os valores do trafo,do capacitor(es) e dos diodos?? ( c1, d1 e d2 do esquema anexo)... Obrigado
-
Guga
Dá uma olhada aqui:
http://www.routoutcnc.com/PowerSupply.pdf
http://www.st.com/stonline/books/pdf/docs/1707.pdf
-
... estou com dificuldade pra calcular a fonte ...
Guga, tenho a impressão de já ter respondido a essa questão anteriormente ... creio que o esqueminha tenha sido preparado por naquela oportunidade ... mas de qualquer modo falta um parâmetro importante, a tensão de operação e tipo do driver ...
-
Cncnow, este esquema de fonte q vc me passou( trafo de 26 V, 3A), era para alimentar os 3 drives certo??
Preciso de mais uma fonte pra alimentar os motores ok?? TO PERDIDINHO RS
Segundo o site q copiei os drives eles são tipo chopper (pminmo.com drive l297 uni) obrigado mais uma vez
-
... era para alimentar os 3 drives certo??
Não, alimenta tudo.
Preciso de mais uma fonte pra alimentar os motores ok??
Não, basta essa fonte, a placa já tem um regulador interno de 5V para a lógica (os circuitos que comandam a etapa de potência), alimentado pela mesma fonte que alimenta os motores.
Se quiser, pode usar uma pequena fonte de 9V para alimentar a lógica separadamente, fica um tantinho mais seguro, o regulador trabalha mais confortavelmente ... como isso é bem barato, recomendo ...
-
ahn agora entendi, muito obrigado ...
-
cncnow, uma pergunta:
Esta fórmula que voce colocou para o cálculo da fonte, na parte da corrente total, vamos supor que tenho 3 motores de 4A cada, alí colocarei o valor de 12, ou tenho que considerar que cada motor irá utilizar 8A pois terá duas fases energizadas?? Obrigado!!
Basicamente é isto: (tensão nominal do motor / tensão da fonte) X corrente total para os motores
-
... tenho que considerar que cada motor irá utilizar 8A pois terá duas fases energizadas?? Obrigado!!
Sim, é aconselhável considerar sempre o pior caso, que é este, duas fases energizadas, motor parado, modo passo cheio. Com isto a fonte fica dimensionada para qualquer situação, qualquer regime.
-
Então vamos supor que tenho motores de 4A por fase e 5V(por exemplo), utilizarei cada motor como 8A, então minha amperagem total será de 24A, caso faça uma placa que não seja chopper terei que ter um trafo de 24A pela voltagem do motor!!! :o :o
Caso minha placa seja chopper, utilizando uma fonte de 45Vcc poderei utilizar um trafo de 2,7A!! :o :o É tanta diferença assim??
-
:o É tanta diferença assim??
Sim.
-
Mas então nem rende fazer uma placa que não seja chopper, pois só o preço do transformador ja compensa em fazer uma chopper... só por curiosidade, você tem alguma apostila sobre isto além das já postadas aqui no tópico, ou sabe por saber?? Obrigado!! :)
-
Mas então nem rende fazer uma placa que não seja chopper, pois só o preço do transformador ja compensa em fazer uma chopper...
Tenho dito !
Mas não é apenas este aspecto que recomenda o chopper, mas tb o desempenho do motor ...
... só por curiosidade, você tem alguma apostila sobre isto além das já postadas aqui no tópico, ou sabe por saber??
Sei por quebrar a cara ... custou pra cair a ficha e entender isto ...
Só recentemente encontrei uma referência específica e explícita a isto em uma data sheet:
The more the power supply voltage exceeds the rated motor voltage, the less current you will need from the power supply. For example: a driver powered from 24V power supply will draw approximately only half of the current that it would if powered from 12V.
e mais não tenho ...
-
Tenho certeza de que o desempenho de uma chopper é muito superior ao da outra... e sem falar no peso que um trafo de 24A iria estar acrescentando na caixa da cnc.. :)
Eu tenho uma CNC3AX, e estou desenvolvendo uma outra para fins comerciais... Obrigado!!
-
Jorge
só uma dúvida para esclarecer o milagre da multiplicação dos pães, na fórmula postada o ítem tensão da fonte: considera a tensão ac do trafo ou a tensão depois de retificada ?
Gilberto
-
... só uma dúvida para esclarecer o milagre da multiplicação dos pães ...
Não há milagre não ... he, he, he ...
Verifique que a potência exigida da fonte - função da potência do motor - é sempre a mesma ...
... na fórmula postada o ítem tensão da fonte: considera a tensão ac do trafo ou a tensão depois de retificada ?
Considera-se a tensão DC.
-
So mais uma duvida, vamos supor que possuo 6 fases dos 3 motores energizadas ao mesmo tempo... a formula vale para esta situacao?? Obrigado!
-
So mais uma duvida, vamos supor que possuo 6 fases dos 3 motores energizadas ao mesmo tempo... a formula vale para esta situacao?? Obrigado!
Sim, a fórmula vale para qualquer situação ... o que muda é a corrente total, que dependendo do modo de operação ... como na prática só interessa considerar uma ou duas fases sempre energizadas, a menos que se use o modo wave drive, coisa rara, calcula-se com duas fases sempre energizadas, ou seja, como disse acima, o pior caso.
-
Ok, desculpe por tantas perguntas.... Obrigado!!
-
boa noite amigos , bem eu costumo fazer os trafos comprava as chapas e montava pois é praticamente o meu ganhapão faço carregadores de bateria maquinas de solda tudo de grandes amperagens a muito tempo a qui em santos como os negocios anda meio devagar eu compro os trafos la pras bandas da Santa Ifigenia é a rua paralela primeiro costumo tomar um bom chopinho no bar do "Leo" depois passo na loja chama-se transformadores lider la tem os trafos para 10/20/30/40 amperes 12/12 x15/15 ou 30/30 se a questão é utilizar trafos para colocar as placas para funcionar eu monto um cistema com 2 trafos em paralelo sai barato um de 12/12 v a 10A e um pequeno 8/8 v 1a ai é so montar o circuito daqui do forum mesmo e voala temos uma ótima fonte , dai é so ligar os diodos capacitores e velhos transistor reguladores, resistores e se vc precisar controlar a corrente é so ligar em paralelo eses daimer de ventilador de teto na entrada do trafo é uma boa fonte .Espero ter ajudado finalmente porque até hoje so tinha enchido o saquinho da galera .
-
Kiko Ribeiro, se eu tiver 2 trafos de 10A, e ligalos em paralelo eu terei 20A, eu posso ligar dois trafos em paralelo sem problemas na mesma ponte retificadora a amperagem que sera fornecida aumenta soma? caso possa fazer essa ligação em paralelo, onde seria melhor fazela antes da ponte retificadora (AC) ou depois (DC)?.
Grato,
MDAWEB
-
Kiko Ribeiro, se eu tiver 2 trafos de 10A, e ligalos em paralelo eu terei 20A, eu posso ligar dois trafos em paralelo sem problemas na mesma ponte retificadora a amperagem que sera fornecida aumenta soma? caso possa fazer essa ligação em paralelo, onde seria melhor fazela antes da ponte retificadora (AC) ou depois (DC)?.
Grato,
MDAWEB
A pergunta foi feita para o Kiko mas essa eu também posso responder, sim se os dois trafos forem absolutamente iguais você pode ligá-los em paralelo, a tensão permanece a mesma e a corrente dobra, a ligação é feita antes da ponte retificadora, que deverá suportar a nova corrente máxima..
-
... se os dois trafos forem absolutamente iguais você pode ligá-los em paralelo ...
O prob é que trafos absolutamente iguais só existem na nossa imaginação ...
Na prática é possível ligar as fontes em paralelo depois do retificador ...
-
Ok Sir Jorge e Ramede obrigado pela resposta, ogora qual seria a melhor solução? ligar antes da Ponte ou depois, no caso de ligar depois, eu precisaria de 2 Pontes, correto? eu vou fazer uns teste, so to com receio de queimar os trafos nesta experiencia.
MDAWEB
-
... ogora qual seria a melhor solução?
Eu tenho por norma não conectar diretamente os trafos em paralelo ... nem sempre isso representa um grande prob, mas não é boa prática ... qualquer desbalanceamento nas características dos trafos - e isso sempre existe - implica em circulação de corrente entre eles, o que é no mínimo um desperdício da potência útil e pode levar a danos ... prefiro sempre conectar depois das pontes ...
-
Ok, Farei isso então, estou preocupado com o consumo dos motores, pois vou usar os motores da Action de 18Kgf, 3a/p, 3v/p, que estão com um preço muito bom, e como tenho tres trafos de Rima, não quero ter que comprar um trafo, pretendo aproveita-los, faço os testes hoje quando chegar em casa.
Valeu pelas Dicas.
[]'
MDAWEB
-
Mdaweb,
Lembrando que esses motores da Action são 18kgf acionados em bipolar, unipolar são 13.5kgf
-
Ok Brenck, eu sei, já tinha visto esse detalhe com o vendedor que me atendeu, parece ser um motor excelente, tem 8 fios, e depois se resolver posso faser um driver bipolar com o L298 que tenho varios aqui e continuar usando o mesmo motor, e o preço muito bom mesmo R$105,00.
[]'
-
Na akiyama comprei os mesmo so que de 6 fios, 3v 3a, podem ser ligados em bipolar tbm e o torque aumenta tbm, deu R$255,00 os 3
-
Ok, vou cotar na akiyama tambem, qual o modelo desse motores que voce comprou lá?
Mauro.
-
M... so tem esse fala que eh motor de passo de 13kgf, 3v 3a.... esse maior ai http://www.akiyama.com.br/motorespasso.asp
-
Já cotei, R$72,50 pena que não tem pra pronta entrega, so deve chegar mais dentro de uns 15 dias, fiquei na fila, assim que chegar a Vendedora entra em contato comigo.
Valeu pela dica.
[]'
MDAWEB
-
Então vamos supor que tenho motores de 4A por fase e 5V(por exemplo), utilizarei cada motor como 8A, então minha amperagem total será de 24A, caso faça uma placa que não seja chopper terei que ter um trafo de 24A pela voltagem do motor!!! :o :o
Caso minha placa seja chopper, utilizando uma fonte de 45Vcc poderei utilizar um trafo de 2,7A!!
Tem alguem que esta utilizando fonte com base nestes calculos apresentados pelo Jorge e que possa nos dizer algo sobre ?
-
Mac_rc, eu realizei alguns testes com os meus motores e minha cnc3ax, com uma fonte de 45vcc e se não me engano o trafo possui uns 3A... Msmo com os 3 motores parados, a tensão da fonte não cai.. Acredito que os cálculos estejam corretos..
-
Pessoall, farei essa fonte.
-
Mdaweb,
quais os fios do primário dos trafos da Rima devem ser ligados à rede 127V~ ? Os trafos que tenho aqui têm 6 fios nos enrolamentos primários.
-
Mdaweb,
quais os fios do primário dos trafos da Rima devem ser ligados à rede 127V~ ? Os trafos que tenho aqui têm 6 fios nos enrolamentos primários.
Entao, a pergunta nao foi pra mim mas... no meu pelo menos, sao os fios verde e preto.
-
Pessoall, farei essa fonte.
Qual a tensão dos secundários (ponto de interrogação aqui, o Ubuntu resolveu desaparecer com ele ...)
-
Alexandre, promessa é divída e tô pagando mais uma, ao menos em parte.
Medi aqui um dos trafos de Rima que tenho, o mais simples e menor deles.
Com a rede a 118,5 Vac, tenho no secundário 37,7 Vac + 37,7 Vac
Os primários são preto + azul e vermelho + amarelo. O secundário é de derivação central, branco + 2X azul
Mais tarde verifico outro(s) trafo(s)
-
Medi aqui um dos trafos de Rima que tenho, o mais simples e menor deles.
Esse trafo é o modelo EI 8000 da Elebra?
Você saberia dizer qual a corrente que ele suporta?
-
Esse trafo é o modelo EI 8000 da Elebra?
Aqui, como no jogo do bicho, vale o que tá escrito. ;D
O trafo foi retirado de uma Rima 180, se foi utilizado em outras impressoras, não sei.
dimensões do núcleo: 87 mm X 72 mm X 42 mm
Potência estimada: 100W
-
É, tô vendo que vou ter que pegar a calc e fritar o tico e teco ;D
abraços
-
É, tô vendo que vou ter que pegar a calc e fritar o tico e teco ;D
A corrente fornecida pelo secundário é cerca de 2,8 ~ 3 A
-
Valeu Jorge,
não entendo quando dizem que tu é mau humorado...
É só dar uma choradinha que vc já mostra que tem coração mole! ;)
Brigado
-
não entendo quando dizem que tu é mau humorado...
Quem foi o F%S*(#@+!=§ que disse isso ? ;D ;D ;D
Nah, eu tenho ótimo humor, bem melhor que a maioria ... só não sou chegado a muitas firulas e o povo não tá acostumado a que se fale direta e claramente o que se pensa ... afinal isto aqui é a terra do subterfúgio, do eufemismo, etc ..aí confundem com mau humor ... mas claro que de vez em quando algum excesso de abobrinha causa indigestão e eu fico cheio de bile ... he, he, he ...
É só dar uma choradinha que vc já mostra que tem coração mole! ;)
É, mas só o coração, viu ? ;D ;D
Brigado
Dinada ...
-
Jorge, obrigado + 1 x.
tenho no secundário 37,7 Vac + 37,7 Vac
Estes 37,7 V não vao ficar > que 40 V depois dos diodos e cap ? Com que tensão vc alimenta os motores na cnc3ax ? ( a documentação fala em 40V como limite)
-
Estes 37,7 V não vao ficar > que 40 V depois dos diodos e cap ?
Sim, a tensão DC (em vazio, sem carga) será 1,4 Vac menos a queda de tensão nos diodos.
Neste caso, (37,7 x 1,4) - 0,7 = 52 V
Com que tensão vc alimenta os motores na cnc3ax ? ( a documentação fala em 40V como limite)
Não uso a CNC3AX, mas coisas similares, alimentação por volta dos 50 V, uso trafos de Rima ...
Há uma certa elasticidade na tensão máxima admissível ... isto depende dos FETs e tb dos motores ... Creio que vc não teria probs com seu conjunto se fizesse o mesmo ... mas é bom conferir as características dos FETs ...
-
Bom dia à todos.
CNCNOW, tenho 2 motores de 2,5V /4,7A por fase, e mais um motor de 3A por pase, que desconheço a tensão. Considerei por tanto, os três como sendo de 4,7A pr fase e 2,5V para calcular o trafo.
Considerando o uso da cnc3ax:
(2,5V/40V)x28,2A = 1,763...A, está correto?
Estou a utilizar os IRF640, poderia então utilizar uma tensão maior nos motores?
Fiz a modificação da rede resistiva para 2k2 para alimentar os 74ls09 com 12v.
Obrigado,
Abs,
Cledson Souza
-
Boa noite Companheiros
Hoje sou eu a colocar uma questão 8)
Ando aqui com uma dúvida que apesar de ter lido algures aqui num tópico sobre o tema , acho que nao foi verdadeiramente esclarecido segundo me lembro vagamente, passo então a perguntar :
È possivel ter 2 ou até 3 fontes de alimentação de computador , ligadas , de maneira a ter 24v ou 36v ?
Em caso afirmativo quais os reais cuidados a ter e como seria a maneira ideal de ligar ? (nos meus parcos conhecimentos penso que seria em série)
A minha eletronica é esta : http://www.probotix.com/4_axis_stepper_motor_driver_kits/ (http://www.probotix.com/4_axis_stepper_motor_driver_kits/) a ultima da lista.
Segue link com site que vende fontes baratinhas (segundo os padroes daqui de Portugal) a fonte em questao seria a 1º ou segunda da lista ( 18 Euros e 16.5 Euros respetivamente)
http://www.chiptec.net/index.php?catid=8&subcat=85&pagina=0 (http://www.chiptec.net/index.php?catid=8&subcat=85&pagina=0)
José Vilhena
-
José,
Fontes de computador são dispositivos baratos, produzidos em série, de projeto simplificado e não foram feitas para serem ligadas em série, devido a possuírem terra comum para as tensões de saída (+5, +12, -12, +3, ...) Além disso, esse terra é conectado à carcaça da fonte e ao pino de aterramento da rede através de capacitores. Ou seja, para ligar as fontes em série, no mínimo as carcaças tem de ser isoladas entre si.
-
Bom Dia Professor Gil
Obrigado pela resposta , limpa e concisa.
José Vilhena
-
Zé, eu estou usando 2 fontes da hp para cada motor, paguei 4 reais por fonte e realmente foi uma alternativa bem econômica fica ai o link como dica das fontes que comprei
cada uma fornece 40V~
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177287387-fonte-hp-deskjet-serie-600-610-660-680-692-695-usadas-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177287387-fonte-hp-deskjet-serie-600-610-660-680-692-695-usadas-_JM)
e estou alimentando os motores com 80V
-
Companheiro Havell
Muito obrigado pela dica . Pena eu não viver no Brasil né , poderia mais fácilmente comprar esses ditos transformadores, queria deixar aqui uma nota acerca da Voltagem e da Amperagem , não basta ter 40V , tem de ter Amperagem suficiente tambem , cada motor dos meus pode consumir cerca de 3Amperes segundo percebi , então estou procurando uma solução que tenha um compromisso entre Voltagem/Amperagem corretos pra minha eletrónica.
Como voçe fez no seu caso , ligou os transformadores em Série né , alterou as ligacoes e ligou positivo do Transformador "A" com negativo do Transformador "B" ?
Se mais alguem tiver feito uso de transformadores nao convencionais pra uso exclusivo com maquinas CNC , se puder deixar aqui o seu testemunho era muito bom, Obrigado.
José Vilhena
-
Viva!
Também ando nessa luta das fontes de PC's... Este fim de semana tentei colocar duas fontes em serie para tentar ligar os motores a 24V, mas sem sucesso... Neste momento estou a alimentar tudo apenas com uma fonte de PC 12V. Arranjei uma segunda com esse objectivo, liguei as duas em serie (preto 0V de uma ao amarelo 12V de outra) e depois o outro amarelo e preto a alimentar os motores.
Mas em vazio conseguia medir os 24V, apenas ligava os motores, a tensão baixava para 12V.... Como não tive muito tempo para explorar mais a questão, voltei a ligar apenas uma fonte... Mas não deixa de ser curioso... Em breve vou explorar melhor isso e depois partilhar mais com vocês... Pra já apenas fique com a ideia de que a fonte que acrescentei se desligava ao ligar os motores...
Sei que não ajuda muito, mas já é mais um resultado de uma experiência...
Ah... Também tive o cuidado de me certificar que não havia massas em comum!!!
Abraços
-
...Como voçe fez no seu caso , ligou os transformadores em Série né , alterou as ligacoes e ligou positivo do Transformador "A" com negativo do Transformador "B" ?
...José Vilhena
Isso mesmo Zé, eu não sei qual é a sua placa, a minha é a cnc3ax modular , pouco tempo atraz tive uma divida sobre qual seria a corrente necessaria para o bom funcionamento dos motores, postei minha duvida no forum e obtive opniões bastante divergentes (mas como sou totalmente leigo em eletrônica todas pareciam cabiveis), por isso resolvi testar com os meus recursos (uma fonte de impressora hp velha) para depois buscar outra solução se necessario fosse.
testei a placa com a minha primeira fonte que marcava 30V e fornecia 400mA, e funcionou perfeitamente (meus motores são de 4V-2A)
mas por cagada descuido encostei o positivo no negativo e consegui queimar a fonte
ai comprei essas do ML por 4 reais, e quando fui testar constatei que todas elas fornecem 40V,
testei a plaquinha com 40V e depois liguei 2 em série e testei com 80V ( para este teste eu retirei o capacitor da fonte de 50x1000) esperando um estouro mas perfeitamente tambem com os 80V 400mA
-
boa noite galera, bem finalmente estou com as plaquinhas prontas ,vou começar a bobinar alguns trafos pra gerar corrente pros motores, se algum amigo aqui quiser transformador pra motores me passe as características, pramim será um praser, lá pra julho estarei comprando o material chapa silicio carreteis e papel crespã verniz meus trafos são isolados por camada e geralmente uso couraça pra diminuir o tal Rem , costumo fazer trafos pra equipamento de som DE 40A a 120 A