lendo o topico acabei com mais duvidas de antes ...
O Fábio já respondeu e muito bem, tenho pouco a acrescentar, mas vamos lá:
ja li aqui que a cnc3axis controla corrente por chopper (que eu acho mais logico)
outros usam o termo PWM (que é muito mais complicado de se fazer)
É a mesma coisa. Trata-se de fonte de corrente, chaveada. Chopper é o termo que se popularizou na comunidade CNC.
se eu não estiver errado,o controle de corrente em chopper é feito atraves de frequencia onde se tem uma media da corrente.
Não necessariamente, o popularíssimo L297 trabalha com frequência constante e Ton variável.
Outros choppers trabalham com Toff constante e frequência variável.
ja em PWMé pela largura dos pulsos modulados (que tem qe ser micro-processado) portanto dizer que a cnc3axiz é PWM, eu acho que é errado!
Vc está completamente equivocado aqui. Não tem que ser microprocessado não ... Há zilhões de exemplos de fontes chaveadas, inversores, etc que utilizam lógica mista, análogo-digital e dispensam micro-controladores.
dizem que se alimentarmos um motor de asso com a tensão acima do nominal teremos um melhor rendimento!
Rendimento é uma dessas palavras abomináveis, sempre muito mal utilizadas, provavelmente vc se refere ao desempenho do motor no aspecto velocida vs torque ...
ao trabalharmos com corrente continua, temos apenas a resistencia ohmica do cobre, se começarmos a variar essa corrente (chopper ou PWM) criaremos um campo magnetico variante que induzira nas bobinas uma corrente induzida em sentido contrario e surgira a impedancia! que dificultará a passagem da corrente!
A impedância não "surge" está sempre lá ... os motores operam com corrente alternada, não há como fugir disto. A utilização de choppers implica em perdas causadas pelas correntes de Foucault, algo largamente irrelevante para a esmagadora maioria das aplicações, preocupante apenas no caso da utilização de motores muito antigos.
então eu vejo uma faca de 2 gumes!
essaé minha teoria, pra tirar a duvida teriamos de alimentar um motor com a tensão nominal colocar no dinamometro e fazer o teste com o mesmo motor em chopper pra tirar essa duvida!
A dúvida é apenas sua, em função da informação insuficiente. Isto tem sido feito há décadas e consta de muitas data sheets de motores.
a vantagem que vejo em uma placa chopper, é o fato de poder ser fabricada e vendida de forma "generica" mas em termos de rendimento tenho minhas duvidas
O rendimento, e vamos agora empregar o termo no contexto correto, como expressão da eficiência na conversão eletro-mecânica da energia, é MUITO superior quando se usa choppers. A questão aqui é puramente técnica, não há nenhum aspecto comercial na coisa, ao contrário, até recentemente os choppers eram mais caros e menos atraentes que outras soluções, mas o melhor desempenho do motor já justificava seu emprego.
sei que temos cobras em eletronica no forum, gostaria de poder fazer esses testes!
Eu tb gostaria e tenho um dinamômetro em construção, mas não para verificar a adequação de choppers da forma que vc menciona, mas para caracterização de motores / drivers.
notem que em impressoras matriciais o controle de corrente é feito pela tensão (1ª lei de ohm) e com driver baseado em um contador binario up-dow e um decodificador binario decimal!( modo full)
Isto pode ser verdade para algum modelo que vc conheça, não é verdade para a esmagadora maioria das impressoras ... o emprego de choppers é extremamente comum ... e raramente se usa modo full step ...
e tambem não acredito que os engenheiros que projetam impressoras , projetassem um driver que não tirassem o maximo desempenho de um motor de passo, pois assim teriam custos execivos com o super dimensionamento dos motores, fontes e demais perifericos...
Pois é, por isso usam choppers. O engenheiro que projetou as famosas Rimas é frequentador habitual aqui da masmorra, poderá conhece-lo em algum de nossos encontros ... acho que ele ia se divertir um bocado com o que vc diz ...
digo isso pelo fato de projetar-mos nossas placas com base no datasheet dos nossos motores seria muito mais pratico e simples sem o controle chopper...
Sua opinião está mal fundamentada. Atualmente o custo e complexidade de um bom driver chopper é comparável ao de um phase driver ... a adoção de outras soluções é justificável em alguns casos, raramente no nosso contexto.