Heder,
Bem, as respostas são afirmativas para suas questões, porém o detalhe é que ela provavelmente queimou no teste uma vez que eu estava realizando teste quando o motor começou a vibrar e notei o aquecimento excessivo do L 298.
Aparentemente, pelo manual, essa plaquinha possui um defeito grave a meu ver, não há dissipador de calor no L-298, o que poderia fazer muita diferença, na proteção e durabilidade desse componente.
Apesar do baixo custo desta placa eu estou pensando em considerar a utilização de um motor Ac com inversão de retação e utilização de chaves de fim de curso e chaves de 3 posições com nove contatos para acionar o eixo, uma vez que o movimento será unicamente nas duas posições (frente e ré) com o processo terminando ao final do curso. Para que entenda estou fazendo uma modeladora de pizza em cone e pensei em utilizar os motores de passo pelo suas pequenas dimensões e elevado torque, mas sinceramente acho que funcionará melhor com um AC e redutor de velocidade. Se tiver alguma sugestão eu estou atento.
A escolha pelo motor deve ser feita a partir dos requisitos da aplicação, incluindo torque, velocidade, aceleração, controle de velocidade, de posição, custo,.... Um motor de passo pode fornecer algum torque, mas quanto de torque e velocidade você precisa?
Um motor de passo pode ser associado de uma redução (ex.: usando um jogo de polias, engrenagens) para aumentar o torque e reduzir a velocidade. Já um motor AC poderia ser uma solução mais barata e robusta, inclusive poderia ser associado de uma redução, mas o controle de sua posição pode não ser tão bom, mas se sua aplicação não também requer, ok!!
Curioso,... pizza cônica!!