OS MOSFETS JA TEM INTERNAMENTE UM DIODO CLAMPING.
Sim, todos tem um diodo parasita, íntrenseco à fabricação dos FETs, nada adequados ao papel ... alguns tem o diodo melhorado e podem ser usados em muitos casos, mas mesmo assim não chagam a ter o desempenho dos diodos rápidos ...
Não conferi qual é o caso dos FETs que tá usando, eu prefiro sempre usar diodos externos, dá uma espiada aí e veja se não é o caso de instalá-los ...
TENTEI USAR ESSES DIODOS NO CIRCUITO ENTRE VDD E O O DRENO E O DESEMPENHO DO MOTOR PIOROU MUITO, ANTES CONSEGIA 200 RPM, DEPOIS DE COLOCAR O DIODO CAIU PARA 150RPM E O CONSUMO DE CORRENTE SUBIU.
É, muita gente faz isso e o resultado é mesmo péssimo, os diodos curto-circuitam o motor que age como freio ... tô falando de coisa diferente, os diodos entre o dreno e o terra ...
ESTOU USANDO UMA FONTE CHAVEADA QUE EU MESMO FIZ, 24V 8A.
OK, veremos o desempenho após as modificações e aí vc avalia se precisa aumentar a tensão ...
VOCE CITOU A FONTE DE CORRENTE..NÃO COMPREENDI, VOCE SE REFERE A TENSÃO VDD NO COMUM DO MOTOR ?
Tal como configurado em seu circuito, o chopper é uma fonte de corrente constante, como todo chopper utilizado em drivers para motores de passo ... tô estranhando que não saiba disso ... é preciso ter dois, um para cada fase ativa, a menos que energize apenas uma fase de cada vez ...
SE FOR ISSO TAMBEM TENTEI ACIONAR O MOTOR NO MODO HALF- STEP COM PIORA NO TORQUE.
Verifique novamente após modificar o chopper ... o modo passo cheio proporciona mais torque, meio passo evita probs com ressonância ... teste e veja o que funfa melhor no seu caso ...
Dá pra vc escrever com maiúsculas e minúsculas normalmente ? Fica mais fácil de ler e não dá a impressão de que está gritando ... espero que seu teclado não esteja com probs ...