Autor Tópico: Ajuda com rele  (Lida 9649 vezes)

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claudiorfernandes

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #15 Online: 30 de Julho de 2013, 21:59 »
3mA é uma corrente desprezível em relação à descarga interna da bateria automotiva....

Offline minilathe

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #16 Online: 30 de Julho de 2013, 23:21 »
Estava "inspirado" e fiz o projeto de pisca-pisca em anexo. Usei uma chave SPTT (single pole triple throw), um pólo e três posições (direita, desliga, esquerda). O circuito só consome energia enquanto aciona as lâmpadas. 

O circuito foi melhorado, com símbolos mais adequados.

 
« Última modificação: 31 de Julho de 2013, 00:45 por minilathe »

Offline Rogério Ferreira

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #17 Online: 31 de Julho de 2013, 06:34 »
Estava "inspirado" e fiz o projeto de pisca-pisca em anexo. Usei uma chave SPTT (single pole triple throw), um pólo e três posições (direita, desliga, esquerda). O circuito só consome energia enquanto aciona as lâmpadas. 

O circuito foi melhorado, com símbolos mais adequados.

Gil, muito obrigado pelo projeto, mas temos um problema, a chave de seta do carro não é alimentada com 12v ela somente é um interruptor 3 posições: desligado, ligado nas lampadas direita ou ligado nas lampadas esquerdas, o circuito aciona pela simples adição da carga das lampadas no circuito.


Offline minilathe

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #18 Online: 31 de Julho de 2013, 08:29 »
Rogério,

Eu teria de modificar o projeto então. Porém, meu computador onde fiz o projeto, está. sem bateria e só terei como carregá- lo amanhã. Uma opção seria você alterar a fiação de sua chave atual para o projeto que lhe enviei, que tem a vantagem de só consumir energia com o pisca pisca acionado. Essa modificação do projeto mantendo essa funcionalidade e com a chave ligada às lampadas não é trivial. Pode-se também fazer uma modificação mais simples, porém,  o circuito ficaria drenando corrente da bateria, não só do 555, mas parea o relé também.  Não seria uma corrente elevada, é uma solução que não me agrada. Como você pretende colocar LEDs, que pssuem baixo consumo e vida mais longa, a modificação da ligação da chave se justifica para baixo consumo de energia.

Offline Rogério Ferreira

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #19 Online: 31 de Julho de 2013, 09:10 »
Rogério,

Eu teria de modificar o projeto então. Porém, meu computador onde fiz o projeto, está. sem bateria e só terei como carregá- lo amanhã. Uma opção seria você alterar a fiação de sua chave atual para o projeto que lhe enviei, que tem a vantagem de só consumir energia com o pisca pisca acionado. Essa modificação do projeto mantendo essa funcionalidade e com a chave ligada às lampadas não é trivial. Pode-se também fazer uma modificação mais simples, porém,  o circuito ficaria drenando corrente da bateria, não só do 555, mas parea o relé também.  Não seria uma corrente elevada, é uma solução que não me agrada. Como você pretende colocar LEDs, que pssuem baixo consumo e vida mais longa, a modificação da ligação da chave se justifica para baixo consumo de energia.

Na verdade optei pelo LED não pelo consumo, mas sim pela vida longa. O consumo do circuito 555 e relé acionado no pós chave seria insignificante para a bateria do carro, já que só ficaria acionado com o carro ligado. Uma modificação que seria melhor é em vez de um rele mecanico até mesmo pelo barulho do tec-tec seria usar um transistor no lugar dele, o senhor que tem mais conhecimento me indicaria qual transistor? 

Offline minilathe

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #20 Online: 31 de Julho de 2013, 09:18 »
Rogério,

Eu teria de modificar o projeto então. Porém, meu computador onde fiz o projeto, está. sem bateria e só terei como carregá- lo amanhã. Uma opção seria você alterar a fiação de sua chave atual para o projeto que lhe enviei, que tem a vantagem de só consumir energia com o pisca pisca acionado. Essa modificação do projeto mantendo essa funcionalidade e com a chave ligada às lampadas não é trivial. Pode-se também fazer uma modificação mais simples, porém,  o circuito ficaria drenando corrente da bateria, não só do 555, mas parea o relé também.  Não seria uma corrente elevada, é uma solução que não me agrada. Como você pretende colocar LEDs, que pssuem baixo consumo e vida mais longa, a modificação da ligação da chave se justifica para baixo consumo de energia.

Na verdade optei pelo LED não pelo consumo, mas sim pela vida longa. O consumo do circuito 555 e relé acionado no pós chave seria insignificante para a bateria do carro, já que só ficaria acionado com o carro ligado. Uma modificação que seria melhor é em vez de um rele mecanico até mesmo pelo barulho do tec-tec seria usar um transistor no lugar dele, o senhor que tem mais conhecimento me indicaria qual transistor?

Esse tipo de eletrônica embarcada em veículos evolui bastante desde o pisca pisca térmico, alguns conceitos tem que revistos, o que pode incluir melhorias nas ligações. É bem verdade que um carro original, por princípio, deveria ser mantido dentro de suas características.

Nem todo o relé faz barulho (tec-tec), além disso, normalmente, os relés são mais confiáveis e eficientes que transistores, além de suportar sobrecargas com menos propensão a falhar.
   

Offline Rogério Ferreira

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #21 Online: 31 de Julho de 2013, 09:33 »
Rogério,

Eu teria de modificar o projeto então. Porém, meu computador onde fiz o projeto, está. sem bateria e só terei como carregá- lo amanhã. Uma opção seria você alterar a fiação de sua chave atual para o projeto que lhe enviei, que tem a vantagem de só consumir energia com o pisca pisca acionado. Essa modificação do projeto mantendo essa funcionalidade e com a chave ligada às lampadas não é trivial. Pode-se também fazer uma modificação mais simples, porém,  o circuito ficaria drenando corrente da bateria, não só do 555, mas parea o relé também.  Não seria uma corrente elevada, é uma solução que não me agrada. Como você pretende colocar LEDs, que pssuem baixo consumo e vida mais longa, a modificação da ligação da chave se justifica para baixo consumo de energia.

Na verdade optei pelo LED não pelo consumo, mas sim pela vida longa. O consumo do circuito 555 e relé acionado no pós chave seria insignificante para a bateria do carro, já que só ficaria acionado com o carro ligado. Uma modificação que seria melhor é em vez de um rele mecanico até mesmo pelo barulho do tec-tec seria usar um transistor no lugar dele, o senhor que tem mais conhecimento me indicaria qual transistor?

Esse tipo de eletrônica embarcada em veículos evolui bastante desde o pisca pisca térmico, alguns conceitos tem que revistos, o que pode incluir melhorias nas ligações. É bem verdade que um carro original, por princípio, deveria ser mantido dentro de suas características.

Nem todo o relé faz barulho (tec-tec), além disso, normalmente, os relés são mais confiáveis e eficientes que transistores, além de suportar sobrecargas com menos propensão a falhar.
 
Evoluiu muito mesmo, inclusive nos carros mais novos (como exemplo o Peugeot 2013) as setas são comandadas pelo mesmo módulo que controla injeçao, anti-furto e air bag.
 Modificar a chave de seta não seria dificil, mas é uma alteração que não me agrada, vou optar pelo circuito acionado direto mesmo usando então um rele e usando inclusive a mesma caixa e pinagens do rele antigo, caso venha a dar problema futuro é só puxar o rele e plugar um original e trocar as lampadas pelas comum.

Offline Rogério Ferreira

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #22 Online: 31 de Julho de 2013, 11:25 »
Uma outra opção que o pessoal faz é ligar em paralelo com as lampadas led um resistor 100ohm 10W, mas prefiro a solução do rele mesmo.

Offline minilathe

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #23 Online: 31 de Julho de 2013, 13:29 »
Modificar a chave de seta não seria dificil, mas é uma alteração que não me agrada, vou optar pelo circuito acionado direto mesmo usando então um rele e usando inclusive a mesma caixa e pinagens do rele antigo, caso venha a dar problema futuro é só puxar o rele e plugar um original e trocar as lampadas pelas comum.

Na verdade não precisa efetivamente modificar nada, é só ligar numa caixa de relé pisca pisca (vazia) um jump, de modo que alimente a chave atual com os 12V da bateria. Em seguida, conectar entre os fios das lâmpadas e a chave atual o circuito que eu postei. Todas as ligações realizadas através de conexões, sem mexer na fiação original do painel. Para voltar ao original é só desconectar o circuito e o "relé falso".

Além disso, é necessário implementar o pisca alerta (item de segurança vistoriado pelo Detran), o circuito que eu postei permite isso também.
« Última modificação: 31 de Julho de 2013, 13:32 por minilathe »

Offline Rogério Ferreira

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #24 Online: 31 de Julho de 2013, 22:32 »
Gil, estou estudando a fiação do carro e provavelmente implemente seu circuito, obrigado por enquanto, qualquer dúvida dou um grito.

Offline Rogério Ferreira

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #25 Online: 03 de Agosto de 2013, 22:17 »
Estudando a fiação do carro não achei interessante modificar a chave de seta, pois dai vai ter de mexer com a fiação do pisca alerta e vai acabar virando uma dor de cabeça para alguém que futuramente venha a precisar consertar algum defeito do carro. Dentro das opções a que achei mais viavel foi usar o rele original mesmo com um resistor de 10 Ohm 5W ligado em paralelo com a lampada LED, mas o problema é que ele aquece muito, pergunto, se usar um resistor com mais watts ele esquentaria menos ou não?

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #26 Online: 04 de Agosto de 2013, 00:16 »
Estudando a fiação do carro não achei interessante modificar a chave de seta, pois dai vai ter de mexer com a fiação do pisca alerta e vai acabar virando uma dor de cabeça para alguém que futuramente venha a precisar consertar algum defeito do carro. Dentro das opções a que achei mais viavel foi usar o rele original mesmo com um resistor de 10 Ohm 5W ligado em paralelo com a lampada LED, mas o problema é que ele aquece muito, pergunto, se usar um resistor com mais watts ele esquentaria menos ou não?

Um resistor de 10 ohms em 12V consome 1,2A, o que corresponde a uma potência de 14,4 Watts, ou seja, o seu resistor de 5 Watts vai torrar!!

Tem certeza que o resistor seria de 10 ohms? Uma lâmpada de pisca pisca possui uma potência em torno de 5Watts, o que corresponde a um resistor de 12x12 / 5 =  28,8 ohms ou 27 ohms (valor comercial) x 10 Watts (para dar uma folga acima dos 5 Watts). Ou seja, não vai queimar e vai esquentar bem menos que o seu resistor atual!!
« Última modificação: 04 de Agosto de 2013, 00:18 por minilathe »

Offline Rogério Ferreira

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Re:Ajuda com rele
« Resposta #27 Online: 04 de Agosto de 2013, 09:26 »
Estudando a fiação do carro não achei interessante modificar a chave de seta, pois dai vai ter de mexer com a fiação do pisca alerta e vai acabar virando uma dor de cabeça para alguém que futuramente venha a precisar consertar algum defeito do carro. Dentro das opções a que achei mais viavel foi usar o rele original mesmo com um resistor de 10 Ohm 5W ligado em paralelo com a lampada LED, mas o problema é que ele aquece muito, pergunto, se usar um resistor com mais watts ele esquentaria menos ou não?

Um resistor de 10 ohms em 12V consome 1,2A, o que corresponde a uma potência de 14,4 Watts, ou seja, o seu resistor de 5 Watts vai torrar!!

Tem certeza que o resistor seria de 10 ohms? Uma lâmpada de pisca pisca possui uma potência em torno de 5Watts, o que corresponde a um resistor de 12x12 / 5 =  28,8 ohms ou 27 ohms (valor comercial) x 10 Watts (para dar uma folga acima dos 5 Watts). Ou seja, não vai queimar e vai esquentar bem menos que o seu resistor atual!!

Gil, cheguei aos 10 ohms usando um reostato, adicionei ele em paralelo com as lampadas e fui ajustando até que piscasse corretamente, dai retirei e medi a resistência que estava em torno de 10 ohm. Vou procurar um resistor com mais watts, obrigado por enquanto.

 

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