Boas.
Obrigado por disponibilizar o esquema você usa essa placa com o mach3? apenas ela ligada direto a saida lpt mais nada? pergunto porque achei simples o esquema e não entendo muito mais arranho já na legal eletrônica
Sim, uso o Mach3 ligando diretamente a porta LPT aos PIC. Li algures que o ideal é usar opto isoladores, mas li também que alguns são lentos e prejudicam o desempenho da placa. Como tenho vários PCs antigos, arrisquei direto e está a funcionar desde Abril sem problema.
pelo que entendo a placa que tenho que fazer seria a bottom_pcb correto? pois a Top_pcb mostra aonde vai os jupers seria isso ou estou errado?
Sim, a fazer a placa será o bottom_PCB, mas nesse desenho de placa não tem o local para a resistência de 100 Ohm que falei. Essa resistência ajuda a proteger o PIC no caso de um FET entrar em curto ou queimar. Mas também trabalha sem a resistência.
No meu caso, ainda não fiz a placa. Tenho o circuito montado numa bread board de testes. Podes ver a montagem ao canto:
Placa step/dir com pic 12f629
Vou usar tip 122 em vez dos fets pois os motores que vou usar não chega a consumir meio amper e esses tips são para uns 3A já é mais que o suficiente para meu uso porem terei que montar uma parte a mais preciso controlar 4 motores seria na saida 8 e 9 da lpt.
Para controlar o 4º motor, os pinos habituais são o 8 e 9 sim.
Eu sugiro desenhares uma nova placa baseada no esquema desta, adicionando o espaço para a resistência de 100 Ohm que referi na linha de gate dos FET. Outra solução é fazeres placas modulares, uma para cada eixo.Depois bastava fazeres as que precisares.
Sobre os transistores, eu cheguei a fazer testes com transistores TIP mas esses são do tipo darlington, e para funcionar precisam de um outro transistor para o excitar. Se queres ter a certeza de que vai funcionar, usa o mesmo FET que eu usei, o BD239. Este é para 2 Ampere.
Além da corrente é preciso atenção na voltagem de gate. Há muitos FET com diversas características. Se usares um que não seja compatível com este poderás queimar o PIC ou não funcionar.
uma outra duvida para que serve aquelas 6 ultimas saidas a direita da placa?
Aquelas ultimas saídas diretas são a razão de eu não ter feito aquela placa.
Julgo que uma delas é a saída para o spindle(mas tem de levar um driver, aquilo é só saída de comando) e as restantes linhas são entradas de sinais, como por exemplo limitador de curso, home, etc. Depende da configuração.
Como estas ultimas funções requerem driver e acondicionamentos de sinal, não me adianta fazer aquela placa sem esses drivers e acondicionadores de sinal. Quando fizer, farei tudo o que preciso de uma vez.
Ah. Mais uma coisa que me esqueci. Adicionei também um diodo de proteção ao FET para escoar a corrente devolvida pelas bobines do motor.
Sem grande jeito para desenho, fica aqui a ideia do driver de um motor com as alterações que fiz. O diodo usei um 1N4001 mas julgo que pode ser outro idêntico.
Placa step/dir com pic 12f629
PS: Após tantos testes que fiz, estava equivocado no tipo de FET. Na verdade estou a usar um FET canal N (BD239) tal como referido no site.