...Tenho um mini torno transformado para CNC e gostaria de usar botões externos para acionar os eixos x e y´, botões de início, stop, pausa e um potenciômetro para controlar o FRO...
Não sei qual o software que vc está usando, mas se for Mach ou EMC2 vc pode ligar um teclado (ou mini teclado) na porta usb e usar a maior parte dessas funções que vc citou. Só o controle por potenciômetro é que desconheço.
Vc pode, tbém, comprar um aparelho para isso:
http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2050601.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.Xremote+cnc+control.TRS0&_nkw=remote+cnc+control&_sacat=0
Abç
Eu estou usando o Mach3.
O que aconteceu foi que eu comprei uma placa AKZ250 que é ligada na porta usb. Ela possui 16 entradas para botões e sensores e já possui a entrada para potenciômetro que permite controlar o FRO. É a mesma placa que uso na minha Router e posso dizer que ela é excelente.
Porém, para uso em torno, essa placa tem um limitador que inviabiliza seu uso. Eu só descobri isso depois que já tinha comprado e instalado. A entrada "index" do Mach3, que é utilizada para fazer o sincronismo entre a placa e o avanço permitindo a geração de roscas simplesmente não funciona com essa placa. Depois de quebrar muito a cabeça com isso, eu li que não é possível utilizar sinal de BOB's com comunicação USB na porta "index" porque os sinais são emulados e geram um atraso entre a leitura do sensor e a indicação no Mach3. Por isso, o Mach3 não aceita esse tipo de ligação.
Então, o dilema é esse:
Utilizo a placa AKZ250 com todos os recursos de botões que eu preciso, mas fico impossibilitado de fazer roscas...
ou...
utilizo a porta paralela com apenas 5 entradas que me permitirá fazer roscas mas não poderei utilizar os botões que eu preciso, pois são vários botões eu eu só teria mais 4 entradas disponíveis.
Gostei desse controle remoto que você indicou. Caso eu não encontre outro jeito de ligar os botões diretamente, vou acabar comprando um desses.
Mas, fiquei pensando... Se é possível ligar esse controle remoto e o Mach3 continuar trabalhando com a porta paralela e reconhecer mais esse controle na porta USB, talvez eu pudesse fazer uma interface que pudesse ler esses botões que eu já tenho e enviá-los pela porta USB. Talvez com um arduíno... Mas eu não tenho nem ideia de como fazer isso.
Tem alguma dica?