Boas companheiros
Lendo um tópico onde se falava no controle do Spindle por meio do EMC2 ou do MACH2/3 , pensei para comigo " não será tao depressa que poderei comprar um Spindle de 1,5Kw e respetivo inversor ".
Como vem sendo habitual , dei por mim a pensar usar o que já tenho ... e eis que um " Dremel clone de 20 euros" foi desmontado em 3 tempos para poder expor Visualmente o que de seguida vou escrever.
Então coloco uma pergunta :
Quem já fez.... alteração de uma dremel de modo a ela ser controlada por software ( On/Off , + velocidade - velocidade ) em vez do modo manual?
Seguem as fotos (só pra dar uma ideia) , esperando ideias e relatos de quem já fez ou possa estar a pensar fazer a alteração.
Perguntarão os mais expeditos companheiros : porque raio quer ele usar uma dremel , numa maquina DIY caseira onde se precisa de alguma potencia? Bem , é que a Tupia que comprei faz um ano só tem "Bucha de 8mm" o que me limita ao tipo de fresa a que tenho acesso por aqui por perto , então descobri uma loja que vende fresas para dremel desde 1,9 euros até 4 euros , ora uma fresa com 8mm numa extremidade e na outra ter 1mm , 2,34mm , 3mm e valores assim , pura e simplesmente não consigo achar a este preço !! Logo a opção logica seria usar a dremel e ter fé.... ocorreu-me agora mesmo uma ideia enquanto escrevia , ir ver o diametro do veio onde se aperta as fresas da dremel.... e.... Bingo , tem 8mm externos !!!
Pronto , já posso ir amanha pedir ao torneiro para me tornear uma peça igual e abrir rosca na extremidade para poder adaptar na minha tupia e usar as fresas baratas !!!
Segue tambem foto do eixo que descrevi agora.
José Vilhena