Em termos de parte eléctrica está tudo ok...
tudo direito...
o pc está perto da cnc aí a um 1,5mt da máquina..
a caixa onde tem as fontes, placa e vfd está aparafusada na mesa da cnc.
o quadro eléctrico está na parte exterior da caixa afastado uns 60cm do vfd.
o local onde está tudo é na garagem e não é metálico..
é um anexo que eu construí em madeira para ser o meu "escritório" tem 4mt por 4mt
Como tinha referido só me indicaram género um "filtro" para usar entre o quadro e o vfd para evitar os tais "ruídos"
Isto são coisas que me ultrapassam....
Alguns comentários:
(1) Em instalações desse tipo se usa uma caixa metálica para fixação dos módulos. A caixa metálica fornece o que se chama de um "plano terra", que ajuda na redução de ruídos, na blindagem e equaliza os potenciais das caixas de cada módulo. Ao menos, use uma base metálica para fixar os módulos: drivers e VF. A caixa metálica também ajuda na dissipação do calor gerado em cada módulo (driver, VF, ...).
(2) Não me leve a mal, mas a sua fiação está uma verdadeira confusão, parece um "ninho de ratos". O CORRETO é agrupar os fios por nível de sinal e separar os mesmos em grupos (sinal de baixo nível, fiação dos motores e alimentação) e passar os cabos próximos ao painel metálico (que você não usa), e com isso, reduzir o campo elétrico (ruído) irradiado e o acoplamento cruzado.
(3) Um filtro na entrada do inversor ajuda, mas a fiação estando confusa, o ruído será propagado do VFD aos drivers, ao cabo do PC. Mas será na base da tentativa e erro. Eu primeiramente arrumaria essa fiação que está propensa a ruídos.
Finalmente, se houver um sobre aquecimento excessivo, sua base em madeira pode virar uma fogueira. Uma coisa é seu escritório ser feito em madeira, outra coisa é a CNC usar madeira nas caixas que deveriam ser metálicas, por razões técnicas. Não me surpreende que você tenha problemas de ruído.
A fonte de seu PC está aterrada?