Bom dia,
Estou iniciando a montagem de uma fresadora CNC caseira, bem básica, utilizando uma micro retífica.
Gostaria de comprar a placa controladora pronta, para 3 ou 4 eixos, no MercadoLivre, por vários motivos.
A minha dúvida é a seguinte: alguns vendedores dizem que é necessária a PLACA CONTROLADORA e também o DRIVER. Outros dizem que, se os motores forem unipolares, só precisa da PLACA. E outros dizem que isso depende do modelo da placa.
Como isso funciona, realmente?
Abraços...
Acho que no mercado tem muita gente ignorante e meros "vendedores", os quais além de ganhar dinheiro vendendo coisas, não conhecem direito o que vendem e também deseducam as pessoas, com seus parcos conhecimentos errados. Nesse caso, o termo "controladora" me parece errado e mal aplicado.
Uma placa "controladora", por definição, é uma placa que efetua algum tipo de controle. Na terminologia de automação, o controle requer que se meça o que se quer controlar. Assim pode-se controlar velocidade, posição, corrente, tensão, ... Se a placa não mede o que pretende "controlar", então não é controladora. Ou seja, como é difícil afirmar o que passa na cabeça desses "vendedores", do mesmo modo, é imaginar o que eles querem dizer quando usam o termo "controladora".
Por outro lado, sugiro que você se informe com fontes fidedignas, bons livros, boa literatura (artigos), bons sites, pessoas que realmente conhecem o assunto, ...
Um circuito ou uma placa "driver" possui os estágios de potência necessários para acionar e, possivelmente, controlar a corrente de um motor (de passo, servomotor, brushless, ...). Alguns drivers também podem efetuar o controle de velocidade e até de posição, por exemplo, quando se aciona servomotores.
A CNC3AX é um driver capaz de comandar e controlar a corrente de motores unipolares.
Para gerar os sinais para o driver, pode-se usar o próprio PC que roda o programa CNC ou uma placa que gera o sinal de velocidade (no caso de um servomotor) ou sinais de passo e direção no caso de motores de passo.
Existem placas capazes de gerar sinais de passo e direção usando uma interface USB, mas não possuem os circuitos de potência para acionar motores. Nesse caso, algumas pessoas chamam de placas controladoras, mas eu prefiro chamar de placa de interface USB, pois não controlam nada.
Trabalho com automação industrial há mais de 30 anos, tenho sólida formação acadêmica e aplicada (prática) nesta área e sei o que estou dizendo, também não sou vendedor e não tenho nada contra vendedores.
Motores unipolares ou bipolares ambos requerem ao menos um driver, que pode ser um simples phase drive, sem controle de corrente ou um controlador do tipo chopper, micropasso, ... Motores bipolares requerem drivers mais elaborados que os motores unipolares, pelo fato do driver bipolar ter de inverter a polaridade de cada fase, o que não é necessário em motores unipolares.