Rubens,
Como mencionado pelo Jost e pelo Fábio, sou fornecedor de soluções em rastreamento de veículos, com principal enfoque na prevenção de perda de carga.
A utilização de rastreadores em veículos particulares deve ser bem pensado, a utilização de qualquer tecnologia pode ser um facilitador bem como um complicador.
O rastreador deve ser pensado como ferramenta para a prevenção de perda do veículo, bem como para segurança pessoal.
No primeiro caso deve-se avaliar, o carro possui ou irá possuir seguro, se sim o valor pago pelo equipamento bem como os serviços que o acompanham justificam o desconto possível em apólice? caso sim, ok vale o investimento, se não, a seguradora que pague pelo veículo em caso de perda.
Caso o veículo não tenha ou não terá seguro, deve-se avaliar se o custo do equipamento e dos serviços no decorrer do tempo não justifiquem a contratação de um seguro, pois o rastreador não é garantia de recuperação do veículo, o seguro sim.
Caso se opte pela aquisição de um equipamento deste vinculado ao monitoramento de qualquer empresa, deve-se tomar o cuidado de entender como esta empresa opera, pois o caso relatado pelo Fábio demonstra o risco que você pode estar sendo imposto por uma prestação de serviço ruim, e não dá para dizer se os caras foram picaretas ou não, pois sem duvida o serviço contratado esta sendo regido em um contrato que deve apontar até onde a empresa irá atuar para recuperar seu veículo, e não existe milagre neste quesito, preço barato é igual a serviço limitado, segurança custa caro.
Uma prestação de serviço deste tipo deve prever o monitoramento, a equipe de pronta resposta para verificação do local onde o veículo foi deixado, resguardando o mesmo até a chegada da policia para o devido resgate.
Quanto ao enfoque do post, a compra de equipamento para uso pessoal, deve se tomar o cuidado de definir o que esperar dele, lembrando que em caso de utilização do mesmo para recuperação do veículo, deve-se seguir a mesma premissa de não resistir a um assalto, qualquer tentativa de busca do veículo deve se acompanhada do acionamento da policia, pois o bandido pode ter encontrado seu equipamento e estar te esperando.
Para que o equipamento seja eficiente alguns cuidados devem ser tomados, como a não utilização de chips pré-pagos, pode não ter credito quando você precisar, o mesmo deve mandar posição do veículo de forma automática para o software de monitoramento e não apenas por solicitação, pois quando você precisar solicitar um posição, o veículo já pode estar desmontado, nunca tome a ação de bloquear um veículo sem que haja a certeza de que o mesmo esteja parado, pois você é responsável por qualquer acidente causado por este ato, e pode responder até pela morte de alguém, mesmo que este alguém seja o ladrão.
O rastreador é só uma ferramenta que pode ajudar a recuperar seu veículo, se você ou a empresa que o monitorem não estiverem preparadas para sua utilização, pode ser dinheiro jogado fora bem como colocando sua vida ou de seus familiares em risco.
Desculpem pelo longo post, mais tem muito ser dito para este tipo de assunto.
Sds
JP