Atente que o sistema de absorção constitui-se num refrigerador de baixa potência e baixo rendimento. Não sei se alcança temperaturas muito baixas (abaixo de 0°C), devido ao emprego de água no sistema de refrigeração. Você encontra esse tipo de refrigerador em lojas, podendo ser uma alternativa bem mais simples, pois dispensa compressor e inversor.Se é verdade os frangos enviados via navios chegam podreslucianoas geladeiras a amônia funcionam com uma resistência para aquecer a agua e liberar a amônia. Para cada litro de agua ela absorve 25 litros de gás que é liberado da agua a uma temperatura de 80 graus depois de esfriado ele se liquefaz e passando por um capilar ele vai para a parte que a agua esta fria e por estar em baixa pressão ele se volatiniza esfriando o local sendo reabsorvido pela agua Luciano
Acho que você confundiu a utilização da amônia como gás refrigerante (assim como o Freon, butano, ... e outros gases), utilizado nos sistemas termodinâmicos por compressão-expansão, com o sistema de absorção, onde se usa amônia e água. Em refrigeradores com amônia como gás refrigerante (e sem água no processo termodinâmico) se usa inclusive um compressor e pode-se atingir temperaturas muito baixas (bem abaixo de 0°C). Esses sistemas com gás amônia (sem água) são largamente usados em sistemas de refrigeração de grande porte (navios), sendo a amônia inclusive um gás de baixo custo, em comparação ao Freon e similares.
Nos sistemas por absorção (sem compressor, sem compressão-expansão de gases), o resfriamento é gerado na absorção da amônia pela água. Cabe ressaltar que algumas substâncias absorvem calor (resfriam) ao serem absorvidas (ou dissolvidas) em água. Em seguida, para liberar a amônia é necessário aquecer a solução. Este sistema possui restrição de temperatura mínima, por conter água. Sabemos que a água congela em temperaturas baixas.
Leia o texto do link (que postei anteriormente):
http://www.refrigeracao.net/Topicos/refrigeracao_absorcao.htmDo qual retirei a seguinte trecho:
Os sistemas domésticos por absorção empregam, geralmente, o sistema Electrolux. Esses sistemas apresentam funcionamento instável em temperaturas inferiores a 0°C, por causa da elevada percentagem de gás inerte no evaporador e absorvedor. Além disso, o coeficiente de performance desse tipo de sistema é baixo, tornando-o inviável para equipamentos maiores.Ou seja, o sistema de absorção se presta à refrigeradores pequenos (onde o baixo rendimento energético e os custos resultantes são aceitáveis) e que também não alcançam temperaturas muito baixas.