Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica => Tópico iniciado por: rspaes em 17 de Agosto de 2012, 14:16
-
Pessoal, a duvida é rápida e simples, porem esta me dando um pouquinho de dor de cabeça.
Eu estou fazendo um projeto aqui e preciso deixar a tensão TRAVADA em 5 e 10 volts, vocês conhecem algum CI especifico pra isso?
Desculpe ser tão direto, mais a duvida é essa mesmo, " Como estabilizar a tenção em 5.00V e10.00V?
Desde já um muito obrigado :)
-
Existem muitas possbilidades (CIs) de vários preços e opções, mas.... depende dos requisitos da sua aplicação, por exemplo:
-Qual é a tensão de entrada?
-Qual é o consumo de corrente?
-A tensão de saída deve ser 5.00V e 10.00V, Ok, mas qual a faixa mínima e máxima admissível?
-É para um laboratório? Temperatura e umidade controladas....
-
Ola minilathe, respondendo suas perguntas o regulador pode ser de 5 OU 10 V, qualquer uma das 2 irá funcionar bem, mas em 10 volts seria melhor.
O consumo de corrente é baixo, em torno de 100mA, a tensão sera usada apenas para referencia, em relação a faixa de variação, quanto menor melhor, em torno de 1% da tenção de saída já está bom, e por ultimo, não, não é para laboratório, ficara em ambiente não agressivo em temperatura mais sim em Umidade.
Estou pensando em utilizar um diodo Zener de 10V para fixar a tenção, vou testar isso hoje se encontrar o diodo, mas estou entusiasmado em encontrar um CI de precisão para esta aplicação.
Um muito obrigado desde já e um bom começo de semana :) .
Abraço.
-
rspaes, é a coisa mais fácil você achar um regulador de tensão.
você pode olhar em sites como mouser ou digikey, e usar os filtros para encontrar reguladores que satisfaçam a tua necessidade, dá uma olhada aqui:
http://br.mouser.com/Semiconductors/Integrated-Circuits-ICs/Power-Management-ICs/Low-Dropout-LDO-Regulators/_/N-6j76t?P=1z0wdj3Z1z0shyuZ1z0si8aZ1z0wa4pZ1z0z7v3Z1z0xup7Z1z0z7v5Z1z0yydnZ1z0z7vbZ1z0yydoZ1z0y0wmZ1z0z73rZ1z0y48cZ1z0z60l&Ns=Pricing%7c0 (http://br.mouser.com/Semiconductors/Integrated-Circuits-ICs/Power-Management-ICs/Low-Dropout-LDO-Regulators/_/N-6j76t?P=1z0wdj3Z1z0shyuZ1z0si8aZ1z0wa4pZ1z0z7v3Z1z0xup7Z1z0z7v5Z1z0yydnZ1z0z7vbZ1z0yydoZ1z0y0wmZ1z0z73rZ1z0y48cZ1z0z60l&Ns=Pricing%7c0)
Claro que quanto mais preciso, mais caro fica, mas 1% de precisão é coisa normal (claro que não to falando de LM78XX), um exemplo de CI que uso: LP2981A, pra 5V@100mA, custa coisa de R$2-3, e tem 0.75% de precisão na regulagem.
Outra coisa que podes fazer é usar regulador com tensão de saída regulável, e usa um trimpot multivoltas pra fazer o ajuste fino, medindo a tensão de saída com um multímetro, fica com a tensão que tu quiser.
-
Use o tradicional 7805, que gera 5V abaixo de 1% de variação.
-
para 100mA ?!?!
Concordo em usar os LM7805 ou LM7810. Com essa corrente baixa a tensão de saída será bem estável.
Alem do mais são baratos e fácil de encontrar.
-
Use o tradicional 7805, que gera 5V abaixo de 1% de variação.
A variação, frente a carga etc, pode ser até menor, mas a tensão é garantida dentro de 4% ...
Sem conhecer a aplicação é difícil ser mais específico, mas uma possível opção é o TL431B ( 0,5%), encontrável em qualquer quitanda, ou algo da linha da Linear:
http://www.linear.com/products/micropower_voltage_references (http://www.linear.com/products/micropower_voltage_references)
-
Matando a curiosidade de vocês, vou explicar o projeto hehe :)
Estou montando aqui um mini circuitinho para ler o sinal de uma célula de carga, simples porém com probleminhas básicos que se não levados em consideração vão interferir diretamente no sinal da célula e consequentemente me indicar um mensurando com erro.
Estou utilizando uma célula de carga de 100Kg mas posteriormente irei utilizar uma de 1000Kg, ambas com sinal de 2mV/V (traduzindo = se eu alimentar a célula de carga com 10V terei uma ddp em seus terminais de saída de 0.2mV por quilograma , se eu alimentar a célula de carga com 5V terei uma ddp em seus sinais de saída de 0.1mV por quilograma), é ai que se encontra o problema a saída depende da alimentação da célula de carga, então juntando as coisas, preciso de uma saída cravada em um valor, mais especificamente 5 ou 10 Volts.
Obs: Não deixem de me corrigir se estiver errado. :)
Inicialmente eu estava efetuando testes com o regulado da linha (LM78xx) como também foi indicado pelos amigos minilathe e Thiago.Henrique, mas infelizmente não irá funcionar pois ao conectar a célula de carga ao circuito a tenção do lm 7810 além de oscilar, consegui em alguns momentos registrar queda de tensão de 0.1V mesmo tendo um consumo de 24.4mA, e com estes valores é incogitável faze o uso deste CI em instrumentação.
Justamente isso mesmo CNCNow, os Cis da linha LM78xx não irão garantir segurança nenhuma para esta aplicação o qual também não foi projetado para isso, ainda irei tentar tornar o mesmo mais estável mais confesso que não estou muito animado com isso.
Amigo styg eu nunca comprei componentes nos sites indicados, você saberia me informar se eles cobrão frete? se sim, saberia o valor?
E amigo CNCNow, não tinha conhecimento deste CI e irei torcer para encontra-lo em minha cidade, apesar que em vários sites pesquisado eu não encontrei o TL431 com a extensão B a qual caracteriza precisão de 0.5%, mas não deixarei de fazer testes. A loja na qual você compra possui comércio online? se sim ficarei grato se puder me indicar, mas claro, se o fórum permitir.
Pessoal, um muito obrigado pela ajuda, confesso que pensei que não teria tantas pessoas a fins de ajudar, estou muito surpreendido e grato.
Aguardo resposta de vocês e ao obter algum resultado volto a postar.
Desde já muito obrigado e um bom começo de semana a todos.
Abraço.
-
Na Farnell tem o TL431B e mais um montão de outras fontes de precisão, vale a pena pesquisar por lá.
Supondo que vá utilizar um microcontrolador e um ADC interno ou externo, eu usaria outra abordagem, usando uma amostra da tensão de alimentação da célula como Vref ...
Outra possibilidade é utilizar alguns dos CIs específicos para o condicionamento do sinal de strain gages ...
-
Estranho, eu não consegui encontrar nenhum com a opção de compra imediata ativa apenas a de orçar. Antes de efetuar a buscar por la pensei em pedir a ajuda de vocês no fórum a fim de buscar algo que possa ser encontrado em minha cidade, as lojas daqui só sabem vender componentes a partir de suas nomes específicos, o pessoal não é muito técnico.
Irei utilizar sim um microcontrolador, mas enviarei o sinal para o mesmo em padrão elétrico de 4-20mA e não em tensão, mas utilizarei o A/D interno mesmo.
Eu já estou utilizando Cis específicos para isso, fiz testes com o INA125 e INA126, irei utilizar o INA126 pelo motivo da tensão de referencia do INA125 não permanecer estável em meu testes, mas irei averiguar isso pois estou achando que o CI já está queimado :s.
Valew CNCNow
-
Já montei um circuito com célula de carga usando um LM-7805 e um AI (amplificador de instrumentação) AD-621 e funcionou muito bem. Liguei até num Arduíno, o Jorge (CNCNow) é testemunha ocular!!
Como o AI possui boa rejeição de modo comum, e dependendo da precisão que você espera, a tensão da célula pode até variar um pouquinho.
-
Se quiser sofisticar um pouco, pode usar um conversor do tipo "ratiometric" (razão), cuja tensão de referência do conversor A/D pode ser oriunda da alimentação da célula. Exemplos: PIC18F2550, PIC18F4550.
Parece que você vai usar 4 a 20mA, mas teria que amplificar e gerar a corrente de saída, cuidado no projeto!! Pode ser mais uma fonte de erros!!
-
sim, frete voce vai pagar de qualquer jeito, nesses sites gringos fica em torno de $40, mais impostos devidos, só compensa se for comprar alguma quantidade.
Na verdade sugeri o site mais pelo poderoso sistema de filtros, que ajuda muito quando se está perdido... para comprar pouca coisa, a Farnell é uma boa, também já comprei lá, mas não tem muuuuita coisa e já ouvi bastante problemas dela recentemente.
-
Ola minilathe, interessante essa aplicação para AOs, será que você ainda possui o esquema que você utilizou com o LM7805 juntamente com o Amplificador operacional? Eu possuo aqui o LM324 e também o TL084CN para testes, acho que ambos podem ser utilizados para isso.
O projeto que você fez com a célula de carga foi totalmente feito com AOs normais, ou utilizou algum CI especifico para isso como eu estou fazendo?
Em relação a conversão de padrão elétrico eu estou indo com calma, tentando resolver um probleminha de cada vez, e tenho certeza que vou chegar lá.
Amigo CNCNow, não consegui encontrar o TL431B em minha cidade, encontrei apenas o TL431A que me da uma precisão de 1%, mas irei testa-lo agora a tarde e volto a postar os resultados.
Obrigados a todos e uma boa tarde :).
Abraço.
-
Ola minilathe, interessante essa aplicação para AOs, será que você ainda possui o esquema que você utilizou com o LM7805 juntamente com o Amplificador operacional? Eu possuo aqui o LM324 e também o TL084CN para testes, acho que ambos podem ser utilizados para isso.
O projeto que você fez com a célula de carga foi totalmente feito com AOs normais, ou utilizou algum CI especifico para isso como eu estou fazendo?
Eu usei um amplificador de instrumentação (AI) pronto, do tipo AD-621 específico para pontes de Wheatstone de 4 braços, do tipo utilizado em células de carga, sensores de pressão, .... Um AI pode ser implementado usando um TL084, TL074, ... Mas acho que um AI pronto possui melhor desempenho e relação custo/benefício. Se for montar um AI, são necessários resistores de precisão (1% de tolerância) e cuidados na montagem, necessário ajuste de off-set, ... Acho que não vale o esforço e HH despendido, além disso, o resultado final pior (pior rejeição de modo comum, produto ganho x banda passante é menor, influência da temperatura ambiente, relação Sinal/Ruído é inferior, ...).
Depois tentarei postar um esquema, verás que é um circuito simples. Aliás, nesse tipo de circuito, de sinal diferencial (ponte) com possibilidade de ruído, quanto mais simples, melhor.
-
Então, foi tentando simplificar que estou efetuando testes com o INA126, preciso apenas me preocupar com estabilizar a tenção de alimentação e com apenas 1 resistor de precisão (Rg), o qual irá determinar o ganho do circuito (G).
Quando disse que utilizou o OI, pensei que tinha utilizado no circuito de alimentação com o LM7805, com função de tentar estabilizar a tenção do mesmo, mas agora intendi oque você quis dizer :).
Já que você trabalhou com célula de carga me responda uma coisa, minha célula de carga está dando uma ddp em seus terminais de 1.87mV, apesar de ser um valor baixo gostaria de saber se ter um sinal de saída sem carga está ocorrendo por ser uma célula já usada, ou as novas também apresentam este sinal em suas saídas?
-
Já que você trabalhou com célula de carga me responda uma coisa, minha célula de carga está dando uma ddp em seus terminais de 1.87mV, apesar de ser um valor baixo gostaria de saber se ter um sinal de saída sem carga está ocorrendo por ser uma célula já usada, ou as novas também apresentam este sinal em suas saídas?
Qual o "range" (faixa de medição) de sua célula de carga? Sabe o modelo e fabricante?
As minhas células possuem um off-set pequeno (não sei quanto). Porém, esse off-set deve ser pequeno e de valor constante, de modo a não gerar um erro cumulativo na faixa de medição.
O circuito que eu montei gera uma tensão de compensação que entra no pino 5 do AD-621 e é como se fosse uma compensação de zero. Desse modo, o off-set é compensado. Ver a figura 5 do datasheet do AD-621 (http://www.analog.com/static/imported-files/data_sheets/AD621.pdf (http://www.analog.com/static/imported-files/data_sheets/AD621.pdf)). Se essa tensão entrar como AGND (referência de zero) no conversor A/D, ver a figura citada, então a conversão começa no valor zero.
-
As únicas informações que possuo é as que veem escrita na célula de carga.
CAP: 100KG
O/P: 2mV/V
Possui mais duas informações, só que está apagada na célula de carga.
Eu fiz o teste com o TL431A, e tentei os 2 circuitos dos links abaixo e infelizmente toda vez que conecto a célula de carga, acontece uma queda de tensão de 1.4V, cai muita coisa, até que alguém indique um esquema melhor que estes, opção também descartada para Instrumentação.
http://www.circuitsathome.com/tag/tl431 (http://www.circuitsathome.com/tag/tl431)
http://www.reuk.co.uk/TL431-Battery-Voltage-Monitor.htm (http://www.reuk.co.uk/TL431-Battery-Voltage-Monitor.htm)
Ainda vou tentar modificar alguma coisa nos circuitos com TL431A (não encontrei o TL431B) e também LM7805 para só depois investir em componentes.
Muito Obrigado pessoal, e quem tiver algo a acrescentar serei granto.
Boa Noite a todos.
Abraço.
-
As únicas informações que possuo é as que veem escrita na célula de carga.
CAP: 100KG
O/P: 2mV/V
A sensibilidade de sua célula é de 2mV/V, ou seja, a sua célula de carga gera uma ddp de 10mV se for alimentada com 5V e se for aplicada uma força de 100Kgf.
Eu fiz o teste com o TL431A, e tentei os 2 circuitos dos links abaixo e infelizmente toda vez que conecto a célula de carga, acontece uma queda de tensão de 1.4V, cai muita coisa, até que alguém indique um esquema melhor que estes, opção também descartada para Instrumentação.
http://www.circuitsathome.com/tag/tl431 (http://www.circuitsathome.com/tag/tl431)
http://www.reuk.co.uk/TL431-Battery-Voltage-Monitor.htm (http://www.reuk.co.uk/TL431-Battery-Voltage-Monitor.htm)
Ainda vou tentar modificar alguma coisa nos circuitos com TL431A (não encontrei o TL431B) e também LM7805 para só depois investir em componentes.
Posso estar enganado, pois, apesar do usual baixo consumo de uma célula de carga, a corrente de saída desse regulador TL431 (do tipo shunt) me parece baixa (10mA) e inadequada. Qual a resistência de sua célula de carga, medida entre os terminais de alimentação?
Um diodo zener também não é indicado para polarizar uma célula de carga, por sua baixa precisão.
-
Isso mesmo minilathe, apesar de falarem eu sempre gosto de testar antes, mas tanto quanto o zenner quanto o TL431A não deram certo.
Minha célula de carga esta com uma resistência de 288 ohms entre resistor e terminal de alimentação e 447 entre os dois terminais de saída de sinal.
Como eu disse, vou tentar fazer o LM7805 estabilizar e posteriormente se não tiver outra escolha partir para os CIs específicos que nosso amigo styg sitou.
Quem souber de outras maneiras de se obter essa tenção estabilizada ficarei grato.
Abraço.
-
Teste o seguinte:
Com 288 ohms no strain gage, em 5V, a sua célula de carga consome 17mA. Se a fonte de alimentação for 12Vcc, como o TL431 requer no mínimo 1mA, a resistência série com o TL431 deve ser menor do que (12-5)/(0,017+0,001) = 380 ohms e maior que (12-5)/0,1 = 70 ohms, use 220 ohms. Use também dois resistores de 1K em série para polarizar a entrada de referência (o ponto comum vai ao Vref) do TL431, a saída deverá ser de 5V.
-
Bom dia a todos :)
Ola minilathe, acabei de fazer o circuito que você indicou, não ficou nem perto de 5V e nem estabilizado :(
Mas pra nossa felicidade eu insisti, como não tinha resistores de precisão busquei 3 trimpots multivoltas a fim de fixar as resistências. Remontei o circuito , e voilà, lá estava a tão esperada tensão de 5V e quase estabilizada com uma variação de tensão de 0.01V (variação baixa), mas com uma leve regulada no trimpot a tensão cravou em 5.00V :D.
Como meus trimpots são de 1K, para ter uma maior sensibilidade no ajuste, coloquei os dois trimpots do Vref de que estavam em 1K em 500 ohms, assim ficou mais fácil de ajustar a tenção, mas acredito que com trimpots de maior valor não sege necessário essa adaptação, ha fiz porque um de meus trimpots não chegava a 1K em sua resistência assim não conseguindo estabilizar a tensão.
Tendo a questão principal do Tópico resolvida :D, deixo aqui um muito obrigado a todos que se puseram a ajudar, e acho que podemos tirar uma lição disso tudo né pessoal, as vezes há soluções tão simples para resolver nossos problemas mas insistimos em "Matar moscas com balas de canhão".
Vendo que esse CI pode ser regulado até 36 volts, ainda fica em aberta a possibilidade em utilizar uma alimentação de 10V na célula de carga, que particularmente acho que fica melhor, pois com 10 volts a célula terá um resposta 2X maior por quilo do que utilizando 5V.
O que vocês acham?
-
Com certeza, a tensão maior possibilita maior ganho de sinal no strain gage. Mas a filtragem e a estabilização da alimentação são importantes, melhoram a relação sinal/ruído inclusive.
Por isso, apesar da parecer algo simples e de pouca importância, a escolha dessa solução deve ser feita com cuidado, comparando-se o desempenho das soluções disponíveis, LM7805, LM7810, .... Como você já percebeu, pode ser a diferença entre funcionar e não funcionar, simplesmente!!
-
Ola, Estou usando uma célula de carga com strain gage 1k. O meu projeto consiste em pesar moedas e informar o valor em um display, estou com dificuldades na amplificação do sinal, já utilizei ad601 +ad705 conforme o daat sheet e o ina126.
Por favor alguem teria uma dica...
-
Ola, Estou usando uma célula de carga com strain gage 1k. O meu projeto consiste em pesar moedas e informar o valor em um display, estou com dificuldades na amplificação do sinal, já utilizei ad601 +ad705 conforme o daat sheet e o ina126.
Por favor alguem teria uma dica...
Realmente fica difícil ajudar se não for informado qual é o problema.