Você pode repetir seu teste medindo a corrente de saída do TC com um amperímetro alicate e o secundário do TC em curto, use apenas uma espira no primário do TC e depois meça a corrente na entrada (primário) do TC com o mesmo amperímetro.
Fiz o teste e a relação de corrente entre o primário e secundário esta certa, 10 no primario equivale a 1 no secundario. Porem o amperimetro em si não tem essa relação, ele é comum, testei 20A direto nele e ele marcou 20A, testei 30A marcou 30A...
Se o trafo possui relação de transformação 1 para 10 se passar 50A no primário, vai sair com 5A, certo?
Se o medidor possui escala de 0 a 50A e mede e indica diretamente nessa escala que lhe interessa, realmente não será necessário o seu TC.
Ate ai tudo bem, é ate melhor que fica mais fácil a instalação e elemina o risco de interferência, já que no painel vai 3 amperímetros desse e estava com medo do campo magnético de um TC interferir no outro, já que teriam que ficar relativamente pertos dentro do painel.
Agora... Será que esse amperímetro de plastico aguenta uns 30A durante muito tempo sem pegar fogo???
Se aguenta um possível aquecimento depende....
Depende da resistência interna do mesmo, a potência dissipada no amperímetro é igual a RxI
2. Você pode medir (ou tentar medir) a resistência interna de seu amperímetro, que deve ser muito baixa e calcular a potência dissipada. Poderia aplicar uns 30A e medir a tensão nos terminais do amperímetro. Se for de 10 miliohm (alta para um bom amperímetro nessa escala) a potência seria de 9 Watts, que mesmo estimada para cima, seria uma potência administrável se os chineses usarem bons materiais de construção. Ou seja, dependendo do referencial, a corrente de 30A não é tão elevada.
Um bom amperímetro não deveria queimar, não é?