Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica => Tópico iniciado por: RickLaser em 23 de Janeiro de 2008, 13:42
-
Olá todos, gostaria de ter algumas sugestões..... eu tenho um laser co2 selado que eu fixo diretamente no Z na router, ele só tem 450mm, como teste eu fiz um shutter ( pequena lâmina de carbono preza a um pequeno solenoide que se serve para interromper ou liberar o feiche de laser ) só que fiz um acionamento bem tupiniquim , instalei um micro switch no Z, mas devido a mecânica do switch ele nunca abre ou fecha no momento certo. Agora que o mólulo laser está ok gostaria de fazer o acionamento do shutter de " gente grande" , a pergunta é como? acho que as cnc de corte a plasma usam esse mesmo dispositivo. tvéz eu possa usar a funcão spindle do mach2 mas ai terei que instalar um relê........ socorrro!
-
... como teste eu fiz um shutter ...
Hum .... o que exatamente vc pretende com o obturador ? Um dispositivo de segurança adicional ? Pq não apenas interromper a alimentação ?
Não entendi bem como vc aciona o obturador ... microswitches custumam apresentar muito boa repetibilidade ... tem certeza de qu eo prob não é com o solenóide ? Pode ser um caso de remanência magnética ... dá pra mandar uma foto da instalação ?
-
Jorge não sei em concreto o que o Laser737 quer fazer mas da minha experiência de Laser, um Shutter serve para:
Imagina que a maquina esta desenhando a palavra "OLA" quando a maquina acabar de desenhar o ( O ) o shutter deve interromper o raio e só deve voltar a abrir quando iniciar o desenho do ( L ).
Isto para que no fim não se note o traçado de ligação.
Espero ter ajudado.
-
... o shutter deve interromper o raio ...
Tá. E qual seria o prob de desligar a alimentação ?
A esmagadora maioria dos lasers são pulsados, a potência é controlada por PWM ...
Além de um dispositivo de segurança redundante, pra que a complicação de um dispositivo mecânico ?
-
Tvern,
Mas isso implica em manter o laser ligado o tempo todo, então pergunto:
Isso é uma necessidade (manter ligado) porque é uma característica do funcionamento?
Usando o exemplo do texto, será que há algum problema em "ligar" e "desligar" a cada letra?
-
E aí bateu uma curiosidade: a lâmina de carbono suporta toda a potência do laser?
-
Olá todos, o Tverm está certo, o shutter serve como obturador entre um corte e outro,por ex, a operação do co2 de 20w é com 7.8 ~ 9.3 KV mas para ela partir a fonte possui um trigger que dá um pulso de 15kv, por isso deixa-la ligada faz menos mal para a saúde da ampola do que ficar ligando e desligando, uma ampola selada da Synrad tem de 10 á 15 mil horas de vida , as chinesas duram em torno de 3.000 horas.
Na verdade a lâmina que vai no shuttre é um composto de carbono, amianto e fibra cerâmica tem a aparência de carborundum.
Se vc pegar um switch e for apertando o botão vc vai ver que da o cli num ponto X mas qdo vc vai desapertando o click não é exatamente onde aconteceu o primeiro.
Na verdade o meu sistema tupiniquim com switch até que funciona para corte ( não para gravação) , agora eu regulei para disparar um pouco antes do X eY começarem a andar . Desligando na fonte ou com o shutter de qqer modo pecisa ser comandado pelo software....
-
Ola Laser737.
Não sei o que vc pretende ao certo. Vou dar uma idéia, tenta usar um redswit e um imã acredito que vc terá mais precisão no acionamento.
Ou então vc pode também utilizar um sensor óptico muito mais preciso, existem varios esquemas de acionamento óptico espalhados pela internet.
Ate ;)
Andre Luiz
-
... o shutter serve como obturador ...
shutter = obturador ! ;D
deixa-la ligada faz menos mal para a saúde da ampola
Então é para operação contínua e não pulsada (PWM) ? Certeza ?
Se vc pegar um switch e for apertando o botão vc vai ver que da o cli num ponto X mas qdo vc vai desapertando o click não é exatamente onde aconteceu o primeiro.
Isso é o que é chamado de histerese, é inerente a quase todas as chaves, mais acentuada nas eletromecânicas ...
Uma sugestão: acione o solenóide pelo sinal de direção do eixo Z ...
Na verdade o meu sistema tupiniquim com switch até que funciona para corte ( não para gravação)
Pq ?
ainda quero fazer isso via sofware.
Perfeitamente possível, não vejo dificuldades para isto, mas ainda acho que a sugestão acima pode ser mais prática ...
-
Obrigado André é uma a ideia a ser considerada..
Jorge, realmente aproveitar o sinal do Z da samba! ( eu não gosto de samba...) então dá rock! blues!
disse que o switch não funciona para gavação pq.: imagine , quero gravar um número numa peça, com 0,5 m de profundidade ( não deixa de ser um baixo relevo) com laser profundidade de corte é uma relação precisa entre potência e velocidade de corte , ou seja, 20w a 200mm/s = 0,5mm de profundidade, se o laser disparar 1/10 de seg antes dos XeY começarem a andar isso = a um furo....
Muito obrigado pela dica, vou abrir uma cerva agora e começar a pensar.
abraços
-
ah, sim minha fonte é contínua, não tenho bala pra comprar ou fazer uma pulsada(ainda) sou da velha guarda dos laser... em 85 eu projetava e montava tubos laser co2 de fluxo contínuo de 50 a 200w ( ainda tenho um no meu museu, o Fabio até viu ele qdo esteve em minha oficina ehe) agora com a benção dos chineses temos ampolas seladas extremamente confiaves pelo preço que eu pagava a carga do cilindro de gas........
-
Fernando,
Este laser tem lentes concentradoras (condensadoras ?) - e se tem, o obturador iria interromper o laser antes ou depois de concentrado?
-
Olá Fabio!! ele corta depois do colimador, pois o laser num diâmetro minúsculo e isso torna o shuttre + rápido, e não há problemas com o laser pois ele só tem 20w. existem 2 tipos de existem 2 tipos óptica: focal que é feito com uma só lente , o laser só corta no ponto focal. e o colimador que são 2 lentes uma converge o laser e a outra torna ele paralelo de novo , é bem mais perigoso mas o corte sai muito mais bem acabado.
-
Fernando,
Pois é - esquecí que a potência não é alta...
E este seu - está com lente simples ou com colimador?
-
Laser
Vc pode informar onde compro um laser deses e quanto custa ?
Obrigado.
-
Fabio, uso um colimador com lentes de ZiSe que eu tinha.
Jorge, as ampolas em importo diretamente do frabricante BRO ELECTRIC APPLIANCE CO;LTD - China a de 20w custa US $ 200 + envio + impostos, mas vc tem que ter um colimador +/- US $ 400 , sistema de refrigeração, fonte, um compressor com filtro e desumectante para injetar ar no colimador ( o colimador trabalha com pressão positiva para impedir que os gases gerados pelo material cortado não entre em contato com a óptica)
-
Finalmente problema resolvido, comprei uma fonte pulsada pwm.....
-
Fernando,
E como foram os testes? quais os resultados práticos?
-
Laser 737,
Não sei se é adequado, mas como obturador, acho q vc poderia tentar usar o mecanismo que move a cabeça de leitura dos HDs, é bem preciso e rápido, é rolamentado e usa imãs muito fortes de terras raras.
Acho que se chama voice coil. é só alimentar com uma tensão DC que ele se move.
Já usei a alguns anos atrás num projeto e nao lembro se usei 5v ou 12v.
Invertendo a polaridade inverte-se o sentido do movimento.
Se não dispor de acionamento simetrico, você pode usar uma mola, só q acredito q isso influenciaria na velocidade de "obturação". hehe
abraços
-
Olá Fabio! obrigado pela dica Plancton, isso pode me servir para muitas coisas.. , mas na verdade meu problema era...falta de dindin.. com essa fonte acabaram-se os problemas, agora posso ( vou poder ) ligar e deligar o laser e controlar a potência via fonte ( por potenciômetos ou via software) sem reduzir a vida útil da ampola, é a fonte a qual o Jorge se referiu.
-
... meu problema era...falta de dindin..
Bom saber que agora vc tá forrado ... ;D ;D ;D
Importou a fonte ? Quando veremos a atuação dela ? Tô ansioso pra saber das suas observações e pelos resultados proporcionados ...
-
Olá Jorge, sim importei a fonte, chega na segunda, aproveitei e comprei 2 novas lentes para meu colimador, mas por enquanto vou usar os controles analógicos da fonte, ainda tenho que fuçar mais um pouco sobre o controle PMW.
-
ah, sim minha fonte é contínua, não tenho bala pra comprar ou fazer uma pulsada(ainda) sou da velha guarda dos laser... em 85 eu projetava e montava tubos laser co2 de fluxo contínuo de 50 a 200w ( ainda tenho um no meu museu, o Fabio até viu ele qdo esteve em minha oficina ehe) agora com a benção dos chineses temos ampolas seladas extremamente confiaves pelo preço que eu pagava a carga do cilindro de gas........
Olá Fernando, eu tenho algumas partes de um laser CO2 de fluxo contínuo, já andei pesquisando na net mas ainda tenho algumas dúvidas sobre o seu funcionamento, você acha que seria vantajoso tentar fazê-los funcionar ou o gás é muito caro ??? Uma firma aqui perto de casa usa laser CO2 para o corte de chapas de metal e o laser deles é de fluxo contrínuo......
A propósito, que tipo de óculos deve-se usar para proteger os olhos ??
Ramede
-
Olá Ramede,
que bela peça huh? um Co2 em U, muito bem montado! , pelo tamanho da cavidade deve ter em torno de 80~90w ? Bem.. acho que talvéz valha a pena por para funcionar, depende do que vc já possui. só te falta o cilindro de gás? vc tem bomba de vácuo, fonte, conjunto focal ?
Atualmente só estou mexendo com ampolas seladas, por serem bem mais prática, mas ver um fluxo contínuo funcionando é coisa que tenho saudade...
Quanto aos óculos, são especiais,no caso para laser de Co2, possuem um filtro que reflete o comprimento de onda do co2 ( 10.6 microns) , posso conseguir para vc
Parabéns pela bela peça!
-
... um Co2 em U, muito bem montado!
Ah, então é isso ...
Eu não havia visto todas as fotos, uma delas mostra claramente os suportes dos espelhos a 45 graus "pra fazer a curva" ...
-
Fernando, estarei recebendo amanhã a visita do João Paulo, que vem para "acender" seu laser pela primeira vez, ela tá fazendo uma máquina de corte e sem muita experiência com a eletrônica quer que eu acompanhe pra evitar probs com a fonte.
Se eu não tô enganado vc tá em Sampa, não ? De repente vc pode se interessar e vir tb ... somar as experiências pode ser muito bom pra todos ... e o Jota Pê é um cara fantástico ! ;D
-
Olá Ramede,
que bela peça huh? um Co2 em U, muito bem montado! , pelo tamanho da cavidade deve ter em torno de 80~90w ? Bem.. acho que talvéz valha a pena por para funcionar, depende do que vc já possui. só te falta o cilindro de gás? vc tem bomba de vácuo, fonte, conjunto focal ?
Atualmente só estou mexendo com ampolas seladas, por serem bem mais prática, mas ver um fluxo contínuo funcionando é coisa que tenho saudade...
Quanto aos óculos, são especiais,no caso para laser de Co2, possuem um filtro que reflete o comprimento de onda do co2 ( 10.6 microns) , posso conseguir para vc
Parabéns pela bela peça!
Fernando, as ampolas medem 970mm cada e o diâmetro central (onde passa o gás) mede 15mm, o conjunto do chiller (trocador de calor) foi utilizado para refrigerar um tambor de inóx pra servir chopp. As 4 ampolas eram utilizadas juntas, existia uma peça de alumínio no meio que conectava as 4 (não consegui essa peça), por isso acho que a potência seja maior, presumo uns 200 W, o que você acha ?
O percurso que o gás percorria era de uns 4 metros......
O meu problema é que isso ficou jogado no tempo, desconfio que as lentes estão deterioradas, veja as fotos.... outra coisa que talvez complique é que parece que a distância entre o espelho trazeiro e o dianteiro tem de ser um múltiplo do comprimento de onda do laser, e como eu vou utilizar apenas 2 ampolas talvez não funcione....
Quanto ao óculos eu já vi pra vender aqueles que tem até uma inscrição na lente dizendo que é pra laser de CO2 e tal, ai entrei em contato com uma empresa para tentar comprar, o vendedor me ligou e disse que para CO2 pode-se utilizar um óculos de proteção comum, isso procede ?
Eu não tenho o conjunto focal, nem a fonte, nem o cilindro de gás, essa bombinha de vácuo é de palheta mas não é a original, tenho também um cilindro pequeno com manômetros que era de uma MIG que eu tinha, será que serve ? quanto a fonte pretendo inicialmete testar com variac e transformador neon...
Ramede
-
Só pra dar água na boca tô mandando umas fotos que acabo de receber do brother Hebert, o homem tá detonando com a cortadora que comprou recentemente ...
-
Algumas fotos não abrem, será que o problema é apenas aqui . . .
-
E Jorge,
Que cortadora é essa a que você se referiu?
-
Algumas fotos não abrem, será que o problema é apenas aqui . . .
Eu estava editando algumas fotos, deve ser por isto, tente outra vez ...
-
Que cortadora é essa a que você se referiu?
CO2, 100W, comercial.
-
O laser realmente desperta o interesse e a curiosidade . . .
-
Fernando, estarei recebendo amanhã a visita do João Paulo,...
Olá Jorge, agradeço muito o convite mas amanhã não poderei ir,.. e essa visita seria extremamente importante para mim :( , pois preciso de uma dica sobre como controlar a fonte via potenciômetro , e começar a ter ideia de como controlar em PWM.
No catálogo da fonte vem um esqueminha muito simples de como usar um Pot. mas em eletrônica o máximo que consigo é montar um pisca-pisca com bc558....... por isso gostaria de uma dica sua. Mas que horas vai acontecer esse encontro?
Sim eu moro no alto da lapa.
um abraço
-
Mas que horas vai acontecer esse encontro?
Sim eu moro no alto da lapa.
Pô Fernando, somos vizinhos !
O Jota Pê ficou de chegar ás 10:00h, a brincadeira não tem hora pra acabar ... faz uma forcinha aí ...
Tô mandando uma MP pra vc, com endereço e telefone ...
-
Fernando, as ampolas medem 970mm cada e o diâmetro central (onde passa o gás)
Ramede
Ramede,
sim um fluxo contínuo com 4 mts de cavidade da por volta de 200w mesmo, e com certeze se vc tirar 2 segmentos da cavidade o laser vai continuar funcionando pois vc estará divindo o múltiplo por 2 ( isso se forem de mesmo comprimento ), suas lentes , pela foto, estão irrecuperaveis , a bomba de vácuo de palheta é perfeita, mesmo usada, pois o vácuo necessário para o laser é bem baixo ( em torno de 8-10 torr ) . Os cilindros tem que ser novos e devem ser descontaminados antes de receber a mistura.
-
Ramede,
sim um fluxo contínuo com 4 mts de cavidade da por volta de 200w mesmo, e com certeze se vc tirar 2 segmentos da cavidade o laser vai continuar funcionando pois vc estará divindo o múltiplo por 2 ( isso se forem de mesmo comprimento ), suas lentes , pela foto, estão irrecuperaveis , a bomba de vácuo de palheta é perfeita, mesmo usada, pois o vácuo necessário para o laser é bem baixo ( em torno de 8-10 torr ) . Os cilindros tem que ser novos e devem ser descontaminados antes de receber a mistura.
Fernando eu estou pensando em usar um cilindro apenas (pré-misturado), vou entrar em contato com a white martins pra ver o preço de um cilindro cheio, os manômetros eu posso aproveitar ? quanto ao óculos de proteção você recomenda um especial ? você consegue pra mim as lentes ?
Ramede
-
ok, mas você precisa passar as porcentagens de cada gás, cada laser trabalha melhor uma fórmula, mas acho que vc deve começar com 9.5% Co2, 13.5 % N2 e 77 % He.
vc precisa dos espelhos da cavidade... o espelho de saída é só vc comprar um de mesmo diâmetro pois ele é plano/plano, agora o espelho trazeiro vc precisa saber qual distância focal ( se vc for usar um segmento só o espelho deve ter por volta de 10~12 mt de distância focal. posso ver os espelhos da cavidade e a lente focal para vc.
-
Jorge,
Uma pena que não poderei assistir ao laser do JP, mas sei que não faltarão oportunidades...
Que bom que convidou o Fernando para ir ver - falei de você para ele, e disse que você é o cara para dar uma força na fonte PWM dele...
Fernando,
Não perca esta oportunidade - faça uma força para ir mesmo!!!
-
ok, mas você precisa passar as porcentagens de cada gás, cada laser trabalha melhor uma fórmula, mas acho que vc deve começar com 9.5% Co2, 13.5 % N2, and 77 % He.
vc precisa dos espelhos da cavidade... o espelho de saída é só vc comprar um de mesmo diâmetro pois ele é plano/plano, agora o espelho traseiro vc precisa saber qual distância focal ( se vc for usar um segmento só o espelho deve ter por volta de 10~12 mt de distância focal. posso ver os espelhos da cavidade e a lente focal para vc.
Fernando, agora que você falou isso é que eu percebi que os dois espelhos que formam o angulo de 45º do U são diferentes do espelho traseiro, no trazeiro tem marcado um número 10 e ele é todo dourado, e num dos dois que formam os 45º tem marcado o número 30000 ou 3.0000 e a parte de trás deles é prateada. Eu vou usar apenas 2 ampolas de 970mm cada. Essas lentes eram utilizadas no sistema original que era formado por 4 ampolas.
As dimensões das lentes são 38 x 8 mm (a trazeira e as duas do U) e uma lente de 25 x 3 mm (dianteira).
Também vou precisar das lentes para direcionar o feixe (acho que umas 3) e mais o colimador, queria implementar também aquele sistema que usa um laser vermelho para indicar o ponto de corte.... e mais o óculos de proteção....
Ramede
-
Ramede,
os espelhos do U são planos com a deposição em cobre, o substrato pode ser de metal ou não, ( são os mesmos que vc vai usar para levar o feixe até o Z da máquina) , esses números normalmente não tem haver com DF .
O trazeiro é focal e o de saída é de ZnSe, vejo que 1° foto dos espelhos tem uma lente focal de ZnSe ( aquela transparente alaranjada), para usar um diodo laser vermelho como guia, vc vai precisar que um dos espelhos que vai guiar o feixe pro Z seja um combinador de feixe , ou seja, ele reflete o co2 mas é transparente ao vermelho.
-
Ok , entendi, então, eu não tenho pressa nesse material, quando você já for comprar algo e puder ver isso pra mim ficarei agradecido, só preciso que me passe um orçamento antes de encomendar e eu vejo se a grana chega hehehhe....
Outra dúvida que eu tenho, o feixe laser que sai da cavidade tem a espessura do tubo interno (15 mm) ? supondo que o meu tenha 100W esse feixe pode machucar ? ou o perigo do laser é após o colimador que concentra o feixe em um ponto ?
Ramede
-
Ramede,
Sei que a pergunta não foi para mim, e o "mestre" em laser é o Fernando...
Posso estar errado, mas o laser em média terá de 5 a 6mm de diametro quando sai do tubo...
Só depois de concentrado é que ele passa a ser mais perigoso, pois é uma questão de "densidade" (watts/mm2)
-
Meninos e meninas,
tô enviando algumas fotos do teste da ampola laser (100W) + fonte PWM do João Paulo, que as trouxe para que eu a preparasse e tivesse a honra da primeira vez, tudo acompanhado de perto pelo nosso Fernando, que abandonou seus afazeres pra me dar o grande prazer de sua visita e nos brindar com seus conhecimentos e experiência. Brigadu aos dois ! ;D
Correu tudo bem, a coisa funfa ! O poder de fogo impressiona ...
-
Só depois de concentrado é que ele passa a ser mais perigoso, pois é uma questão de "densidade" (watts/mm2)
Veja nas fotos, a "mosca", sem colimação, tinha cerca de 5mm de diâmetro, imagine o estrago de que isso é capaz concentrado em 0,1 mm de diâmetro ...
-
Jorge,
Uma das maneiras de se medir (para efeito de ajuste) seria fazer um ¨tiro¨ em um papel (comum ou de fax) e medir com uma lente com graduacão...
Se o JP e o Fernando ainda estiverem por aí, mande um abraco a eles...
(desculpe, mas estou sem cedilha) :)
-
Outra dúvida que eu tenho, o feixe laser que sai da cavidade tem a espessura do tubo interno (15 mm) ?
O Fabio já respondeu sobre o feixe realmente é em torno de 5mm, qdo ao perigo..é só dar uma olhada nas fotos que o Jorge postou de um de 40w sem sem colimador.... aquilo doi..
-
Jorge, foi um prazer ter ido ai e conhece-lo pessoalmente e ao JP também, e ainda de quebra vc me ensinou como controlar a fonte. Um abraço
-
Um filminho e mais algumas fotos do teste do laser do JP:
http://tinyurl.com/36z6k6
http://tinyurl.com/2krm5f
-
Um filminho e mais algumas fotos do teste do laser do JP:
http://tinyurl.com/36z6k6
http://tinyurl.com/38a3ap
Jorge parabéns pelo teste, vocês usaram óculos de proteção ? deu uma olhada na fonte "por dentro" ? com ela é possível ajustar a potência de saída do laser ?
Aproveito para agradecer aos demais amigos que estão me ajudando a esclarecer minhas dúvidas Fernando, Mestre Gilli , e o Dono da Masmorra (agora na era laser heheheh).
-
vocês usaram óculos de proteção ?
Não. Mas como dizem os Mith Busters: "Don´t do this at home !" ;D
deu uma olhada na fonte "por dentro" ?
Claro ! Nada especial, uma fonte chaveada bastante convencional, com os CIs raspados ... o único componente dificultoso é o trafo de alta tensão.
Não consegui abrir o vídeo, será que o problema é aqui ?
Não, deu pau e já substitui e atualizei o link na msg original, tente de novo ...
Dono da Masmorra (agora na era laser heheheh).
He, he, he ... a coisa tá ficando mais quente por aqui ...
Acho que da próxima orgia na masmorra o Fabião vai sair plenamente satisfeito ... vc viu o tamanho da coisa ? E que potência ! Ui ! ;D ;D ;D
Ficou com as orelhas coçando ? Falamos muito de vc e do seu laser ... eu adoraria ve-lo funcionando ... o Fernando acha que não vale a pena ... e ele experiência com fluxo contínuo ...
-
Ficou com as orelhas coçando ? Falamos muito de vc e do seu laser ... eu adoraria ve-lo funcionando ... o Fernando acha que não vale a pena ... e ele experiência com fluxo contínuo ...
Sabe quanto o JP pagou nesse tubo e na fonte ? eu ainda estou decidindo o que fazer, se o Fernando achar que não vale a pena quem sou eu pra discordar, acho que tudo vai depender do valor gasto de gás por hora, se em 10.000 ou 20.000 horas (não sei quanto dura um selado) gastar de gás o valor de uma carga num tubo selado (parece que eu li em algum lugar que a carga de gás num tubo de 100W custa R$ 1500,00) ai não vale a pena o fluxo contínuo.
Ramede
-
Sabe quanto o JP pagou nesse tubo e na fonte ?
Ramede, não sei ao certo quanto custou a ampola ... a fonte foi mais cara ...
Segundo o Fernando, e acredito, o selado é bem mais barato ... os fabricantes falam em 5.000 horas, mas sei de gente que foi bem além disso ...
-
Sabe quanto o JP pagou nesse tubo e na fonte ?
Ramede, não sei ao certo quanto custou a ampola ... a fonte foi mais cara ...
Segundo o Fernando, e acredito, o selado é bem mais barato ... os fabricantes falam em 5.000 horas, mas sei de gente que foi bem além disso ...
Pois é, vou verificar com um amigo que trabalha numa metalúrgica que tem corte laser, sei que eles usam fluxo contínuo, e trabalham com a máquina o dia inteiro, será que pra altas potências não existe selado ?
No ML tem um cara que vende de 100W por R$ 4000,00 vou verificar se a fonte é inclusa.
Seguem anexos algum material sobre fontes.....
Ramede
-
Jorge,
Assim vou ter que arrumar um laser para voce acender cigarros quando vier aqui...!!!
Fiquei imaginando essa ampola focada...
Como foi cortar o acrilico?
O Fernando disse que acrilico é otimo de cortar....
-
ah Fabio o acrílico é ótimo para cortar pq ele não fica chamuscado como a madeira , o corte sai perfeito.
-
Ramed,
dependendo do uso que vc vai dar ao laser pode valer a pena ou não, se for usar para produção vale a pena, se for para aprender...sempre vale a pena...., mas se for para usar esporadicamente, sem dúvida, por ele para funcionar vai sair bem mais caro que comprar uma ampola e fonte um pouco menores.
-
Pois é...
Fiquei imaginando a velocidade de corte com o laser bem concentrado...
Deve ser de babar...
-
Pois é...
Fiquei imaginando a velocidade de corte com o laser bem concentrado...
Deve ser de babar...
Fabio... nós sentimos sua falta lá.. sem dúvida, o feixe tem 5~6mm com o o colimador para " mortais " ele chega a 0,2mm, é só dividir a área que tem 6mm de circunf. por 0,2 e ver o quanto ele fica mais potente, nesse link da parallax tem um ótimo e simples texto sobre potencias. http://www.parallax-tech.com/faq.htm
-
Ramed,
dependendo do uso que vc vai dar ao laser pode valer a pena ou não, se for usar para produção vale a pena, se for para aprender...sempre vale a pena...., mas se for para usar esporadicamente, sem dúvida, por ele para funcionar vai sair bem mais caro que comprar uma ampola e fonte um pouco menores.
Ok, entendido, vamos ver quanto vai sair as lentes e o colimador.... de qualquer forma eu irei precisar delas mesmo comprando um selado não é mesmo... (exetuando-se as da cavidade).
Quanto a fonte eu pretendo projetar uma quando tiver conhecimento pra isso, esse ano estarei iniciando o curso de engenharia elétrica na UFRGS, alguma coisa já sei pois sou técnico em eletrônica industrial...
Quanto ao funcionamento do laser de gás contínuo, o gás depois de passar pela cavidade é jogado no ambiente ? pode ser dentro de uma sala ou tem que ser direcionado para rua ? tem idéia de quantos Litros/minuto é necessário....
Ramede
-
Fabio... nós sentimos sua falta lá..
Nem me fala - eu não tinha mesmo como ir, pois hoje tive de trazer minha fresadora para cá, mas sei que outras oprtunidades aparecerão...
E que bim que voce foi conhecer o Jorge e o JP!
...é só dividir a área que tem 6mm de circunf. por 0,2 e ver o quanto ele fica mais potente
PUTZ - 30 vezes mais !!! :D :D
-
Quanto ao funcionamento do laser de gás contínuo, o gás depois de passar pela cavidade é jogado no ambiente ?
Sim Ramede, o gás é jogado no ambiente, dependendo da: estrutura física do laser, da velocidade do fluxo, da potência da fonte e do tipo de fonte ( alta tensão ou radiofrequência) , a mistura de gases pode variar muito, e o volume também, de 3L á 100 L/min.
-
Boa noite amigos estou vendo que o negocio do laser esta ficando animado por aqui.
Fernando trabalho com 5 maquinas laser para marcação em plastico todas elas de 100W mas o sistema não é de CO2, mas sim de cristal de YAG.
Que peça é essa que voces falam de colimador?
Sera que é o que aqui nos chamamos de BeamExpander?
O BeamExpander aqui serve para passar o raio para 0.06mm.
-
Boa noite amigos estou vendo que o negocio do laser esta ficando animado por aqui.
Fernando trabalho com 5 maquinas laser para marcação em plastico todas elas de 100W mas o sistema não é de CO2, mas sim de cristal de YAG.
Olá Tverm,
que legal , os Yag e Neodímio/Yag são ótimos para corte. Para quem não conheçe, são lasers de estado sólido assim como o Nd/Yag e o velho rubi, consiste em uma barra cilindrica de vidro dopado com esse elementos, e tendo em cada extremidade um espelho formando a cavidade, normalmente a excitação é feita por meio de uma lâmpada de xenon ou um laser de nitrogênio ( fontes de ultra violeta) .
Na verdade o beam expander é um dos componentes da óptica, é usado para melhorar a colimação e se conseguir um feixe extremente fino, mas de qqer forma depois do beam expander tem um comlimador ou uma lente focal.
Por ex. o laser sai da cavidade com 6mm, o BE aumenta esse diâmetro de 3 á 20 vezes, depois um colimador o redus de novo para o diâmetro desejado ( assim se consegue diâmetro de laser minúsculos ). Mas dependendo do tipo de corte não é um componete vital. Qdo se usa fibra óptica como beam belivery, ao invés de espelhos, o uso do BE é vital. Ontem eu até chegei a comentar com o JP e o Jorge sobre BE.
-
Eu tenho um Dye laser cuja excitação é feita da mesma maneira que os de estado sólido. A cavidade do dye é parecida com os de stado sólido , só que ao invés da barra tem um tubo de quatzo onde circula uma solução de metanol com um corante laser ( rodamina 6G, comarina,....)
-
Boas Fernando e restantes colegas
Sim os laser's que falei são de Nd:YAG
Usam uma lampada não sei se é de xenon mas pode ser sim.
Essa lampada trabalha dentro de um cilindro banhado a ouro onde esta esse cristal de NdYag que vai receber a luz da lampada que por sua vez como voce disse imite nos dois sentidos.
Na parte de traz tem um espelho que faz enviar a luz de volta para a frente passa denovo dentro do cilindro e segue para a frente da maquina.
Passa no shuter e depois no BE.
Entra numa cabeça com dois espelhos conectados num motor de passo cada um que vão fazer o X e Y so depois disto existe uma lente focal.
Vou tentar arranjar umas fotos do manual de uma das maquinas depois posto aqui.
Foto de uma lampada:
(http://img161.imageshack.us/img161/4892/dsc00133hu1.th.jpg) (http://img161.imageshack.us/my.php?image=dsc00133hu1.jpg)
(http://img239.imageshack.us/img239/6392/dsc00134bd0.th.jpg) (http://img239.imageshack.us/my.php?image=dsc00134bd0.jpg)
(http://img239.imageshack.us/img239/6710/dsc00135gy6.th.jpg) (http://img239.imageshack.us/my.php?image=dsc00135gy6.jpg)
-
Olá Tverm,
deve ser muito legal trabalhar com um Nd/Yag , ele consegue trabalhar com metais com menos potência que um Co2 pois seu comprimento de onda é melhor absorvido pelos metais, além de ser bem menor...
Aqui está meu mini Co2 de 20w instalado direto do Z.
-
Fernando,
Ficou bem bacaninha... :)
Já colocou fogo?
-
legal fernando..
me fala uma coisa esse cara corta mdf 3mm?
se sim:
Com que velocidade?
Qual o consumo de corrente?
Qual equipamente além do tubo é preciso?
e o custo? vale a pena pra produção de peças em série?
e onde compra?
obrigado...
quando estiver ligada, manda uns video pra galera..
a gente curte.. essas coisas..
só não vá acender cigarro no feixe..
abraços e boa sorte
-
Sim os laser's que falei são de Nd:YAG
Usam uma lampada não sei se é de xenon mas pode ser sim.
Tverm,
Muito bom. Onde encontro esta opção e quais as características de corte ? Estes 100w cortam alumínio ?
Algum site em Portugal ou nos EUA ?
Abraços,
Yuri - SCS - SP
-
Já colocou fogo?
Já Fabio, essas ai já trabalhou bastante no final de semana, cortei umas 40 letras de acrílico para um filme.
-
Legal,
Se puder, poste umas fotinhos...tenho certeza que não serei o único a babar... :)
-
Olá Fernando,
Todo bom filho a casa torna . . . e isto já há alguns dias, apenas eu fiquei admirando sua experiência com os lasers, aguardando uma oportunidade de cumprimentá-lo mais uma vez.
Você satisfez uma curiosidade minha, que era ver um desses seus " brinquedos" instalados, gostei bastante e gostaria ainda de ver a instalação com os espelhos, com o tubo fora da máquina.
Um abraço!
-
Olá Fernando,
Todo bom filho a casa torna . . .
Olá Fabio, obrigado, mas mas tudo o que sei ainda é da velha guarda dos lasers,agora estou começando a brincar com os selados e fontes pwm... , Acho que essa configuração de um pequeno laser no Z é uma ótima alternativa para quem já tem uma router. Já acabei de projetar a máquina de corte , estou com uma ampola de 60W , ai eu quero ver a briga para alinhar os 4 espelhos.....rsss
um abraço
-
Estou postando outras fotos do laser ( as primeiras eram de celular...) e dois vídeos, um do laser gravando em mdf numa profundidade de 1,5mm - o outro cortando letras de acrílico de 1,5mm. Ele está com lente focal enquanto estou refazendo o colimador com lentes novas.
http://br.youtube.com/watch?v=ynYDL-egEZs
http://br.youtube.com/watch?v=8h6j_4OYqOY
-
Fernando,
Gostei dos resultados...
Imagino que com o colimador os cortes possam ser mais profundos e talvez mais rápidos...
-
Olá Fabio, é.. só um pouco mais, a vantagem do colimador é qdo se tem que cortar materiais grossos com varios passes, pois, com o focal o corte vai ficando angulado , já o colimador não. Mas com 20w é isso mesmo, 1 á 1,5 mm por passe, com o de 60w ai sim vai andar rápido.
-
Possuo um Laser CO2 que importei da China e o acionamento do feixe dele é semelhante ao sistema de acionamento de agulhas de impressão de impressoras matriciais, inclusive todo o sistema dele é muito parecido com uma, se diferencia apenas pela mesa fixa que deve ser colocado o mateial a ser gravado ou cortado. Ele é tão simples que vou aumentar a área útil de trabalho.
-
... o acionamento do feixe dele é semelhante ao sistema de acionamento de agulhas de impressão ...
Dá pra explicar melhor ? Fotos ?
Vc não estaria falando de galvos ?
-
Olá todos, estou representando uma industris de tubos laser co2 e maquinas de corte e gravação chinesa, e um dos modelos que eles tem possui circuitos antigos e é muito lerda , em torno de 20mm/seg ( 300 x 250mm) , tive a ideia de comprar uma para dar uma turbinada e servir para demonstração. pois bem, levei a máquina ao Jorge , ele trocou as placas e olhem no que deu:
http://br.youtube.com/watch?v=KQ6nRlcucUA
-
... levei a máquina ao Jorge , ele trocou as placas e olhem no que deu:
Rapaz ! Modéstia à parte, mas tô orgulhoso do resultado ... a coisa ficou bem boa depois dos seus ajustes, hein ? Parabéns ! Adorei o vídeo, o resultado tá melhor do que eu esperava ;D ;D ;D
-
... levei a máquina ao Jorge , ele trocou as placas e olhem no que deu:
Rapaz ! Modéstia à parte, mas tô orgulhoso do resultado ...
Parabéns a você Jorge pelo seu empenho e sabedoria , olha no que deu, um foguetinho , e banana pro Moshi kkkk
-
Que loco hein..!, isso sim, dentro de uma geladeira
faria diamantes com cubos de gelo.. 8) 8)8)
tem uma super harmônia, mecânica e eletrônica, parabéns ;D ;D
Qual é a média de vida da ampola?
Eu vi esse outro video tb,.. rs
Com um laser desse dá para pegar um livro em branco e fazer isso: ;D:
(http://cubeme.com/blog/wp-content/uploads/2007/07/your-house-laser-cut-art-book-olafur-eliasson2.jpg)
-
Rick, estou pensando em adquirir um sistema de corte laser, te mandei um email, mas não sei se você recebeu.. bom, gostaria de receber se possível, um orçamento de uma ampola laser com potência próxima de 25W, a fonte, a lente colimadora e 3 espelhos para a reflexão do laser??
Obrigado!
-
Rick, estou pensando em adquirir um sistema de corte laser, te mandei um email, mas não sei se você recebeu.. bom, gostaria de receber se possível, um orçamento de uma ampola laser com potência próxima de 25W, a fonte, a lente colimadora e 3 espelhos para a reflexão do laser??
Obrigado!
Olá, não recebi seu e mail... pode me mandar de novo? [email protected].
quanto aos tubos, perto do que vc quer eu tenho 18w e 35W , a de 18w pode ser fixada diretamente no Z da router evitando os espelhos e alinhamentos críticos, a de 35w já deve ir fora da router
-
pois bem, levei a máquina ao Jorge , ele trocou as placas e olhem no que deu:
pode detalhar que troca foi essa só o drive? qual?
-
pois bem, levei a máquina ao Jorge , ele trocou as placas e olhem no que deu:
pode detalhar que troca foi essa só o drive? qual?
Jack, sim foi só o driver, duas placas, mas a velocidade da máquina é grande pelo fato de , ao contrário das routers, o motor é conectado diretamete ao eixo por meio de correia, sem redução pois em uma máquina laser os eixos são muito leves.
-
com qual driver essa máquina tá trabalhando?
-
e se não for abusar, Qual é a média de vida da ampola?²
-
Qual é a média de vida da ampola?
Cerca de 2.000 ~ 3.000 horas, dependendo das condições de utilização.
-
Cerca de 2.000 ~ 3.000 horas, dependendo das condições de utilização.
Legal Jorge.. valeu pela resposta,
quanto a mim ..quem sabe um dia.... 8)
-
Teste para encontrar a potencia e volocidade ideais para corte de tecidos sintéticos.
http://br.youtube.com/watch?v=p1UIAgfwqp0
O teste foi feito com lycra , quando se corta lycra por meios mecânicos o tecido se enrola logo após o corte dificultando muito o trabalho de costura, o laser corta e sela tecidos sintéticos mandendo sua forma e evitando também que se desfie.
Um laser de 40W será instalado numa máquina de uma estamparia de tecidos , o feixe será dividido em dois por um beam splitter e servirá para aparar as duas bordas do tecido em quanto ele é desenrolado e antes de entrar na impressora.
-
Bacaninha, hein???
Achei que o perfil interno foi cortado mais rápidamente que o externo - este foi o teste?
-
Fernando,
Eu não consegui perceber. A máquina é uma impressora adaptada?
-
Eu não consegui perceber. A máquina é uma impressora adaptada?
É a gravadora "retrofitada" ...
-
show..
-
Laser737, muito oportuna esta postagem, pois já há algum tempo que eu tenho interesse por este assunto. Tenho algumas dúvidas:
1- Inicialmente, suponho que com corte a laser, a gente acabe com o problema de poeira do Mdf (adeus ciclones e ruído ?) 2- A fumaça gerada pelo corte traz algum incomodo para a vizinhança (chaminés?)? 3- Qual a profunidade máxima e minima do corte (isto é regulavel?) ? 4- Qual seria o investimento do equipamento destinado ao Laser, própriamente dito? Grato pela orientação. Odair
-
Laser737, muito oportuna esta postagem, pois já há algum tempo que eu tenho interesse por este assunto. Tenho algumas dúvidas:
1- Inicialmente, suponho que com corte a laser, a gente acabe com o problema de poeira do Mdf (adeus ciclones e ruído ?) 2- A fumaça gerada pelo corte traz algum incomodo para a vizinhança (chaminés?)? 3- Qual a profunidade máxima e minima do corte (isto é regulavel?) ? 4- Qual seria o investimento do equipamento destinado ao Laser, própriamente dito? Grato pela orientação. Odair
Olá Odair,
sim, sem poeira nem barulho , a fumaça é muito pouca ( a lycra é o que faz mais fumaça) e quanto mais potente o laser menos fumaça pois, no caso de madeira, a maior parte do material é vaporizado e não queimado ( o acrílico é totalmente vaporizado).
A profundidade depende da potencia do laser e da distância focal da lente, a madeira é o que exige mais potencia para corte ( esqueça metais)
Os tubos mais acessiveis são os selados de 20W á 100W , para uma base: 40w cortam 8mm de acrílico e 3mm de madeira ou mdf, 100w cortam 18mm de acrílico e 10mm de madeira ( por passe, não é aconselhavel dar mais de 2 passes, ideal um só ).
Não sei se você se refere ao custo do laser ou da máquina inteira, mas tudo depende da potencia do laser e no caso da máquina , da área util e recursos.
Pode-se também transformar uma router em corte a laser sem problemas, e quanto maior a área da router melhor o custo benefício da transformação.
-
Não sei se você se refere ao custo do laser ou da máquina inteira
Vamos começar pelo Laser então 8) qual a gama de valores em dólares ?
-
Laser737, grato pelas informações. Valeu. Odair
-
Boa noite a todos.
Laser737 no link a baixo a famosa marca de CNC LPKF mostranos uma maquina de laser para fazer PCI.
http://www.lpkf.com/products/rapid-pcb-prototyping/laser-circuit-structuring/laser-structuring-printed-circuit-boards.htm
Que gamas de potencia, comprimento de onda, cor do raio, velocidades de passagem, etc é que um laser destes trabalha?
Sabendo que o cobre é um material delicado para fazer laser nele como posso ter sucesso na gravação de um placa de cobre para PCB vulgar dessas que compramos para corroer no percloreto num laser de NgYag de 100W bombeado a lampada de lente focal?
Tenho feito alguns testes na potencia maxima da maquina e raio pulsado mas os resultados normalmente são nenhuns a superficie do cobre nem mancha.
Desde ja obrigado.
-
Boa noite a todos.
Laser737 no link a baixo a famosa marca de CNC LPKF mostranos uma maquina de laser para fazer PCI.
http://www.lpkf.com/products/rapid-pcb-prototyping/laser-circuit-structuring/laser-structuring-printed-circuit-boards.htm
Que gamas de potencia, comprimento de onda, cor do raio, velocidades de passagem, etc é que um laser destes trabalha?
Sabendo que o cobre é um material delicado para fazer laser nele como posso ter sucesso na gravação de um placa de cobre para PCB vulgar dessas que compramos para corroer no percloreto num laser de NgYag de 100W bombeado a lampada de lente focal?
Tenho feito alguns testes na potencia maxima da maquina e raio pulsado mas os resultados normalmente são nenhuns a superficie do cobre nem mancha.
Desde ja obrigado.
Olá tverm,
não conhecia essa máquina mas é uma yag ( talvéz 500W ) no datasheet fala algo sobre a espessura do cobre no pcb que ela grava ,18 microns. A lente focal deve ser extremamente crítica, a distancia focal deve ser menos de 8 microns pois deve evaporar o cobre sem danificar o composite epoxi/fibra de vidro que está 18 microns abaixo da superficie do cobre... é desanimador...
Realmente cobre e alumínio são os mais refletivos para co2 e yag. Um co2 de 2KW corta 3mm de alumínio ou 1mm cobre...... assistido por oxigenio.
Aqui alguns depoimentos:
CO2 lasers are often used to cut glass/epoxy boards. They don't do so well if there's copper on them. You can probably get through a copper-clad board with an excimer, but the process rate would generally be unacceptable.
When cutting fiberglass-epoxy, a CO2 laser melts the glass, which burns the epoxy. There is always some char on the edge from the decomposed epoxy.
I've seen a 2000 W laser cut copper sheet but it had to be sanded to remove the reflectivity from the surface. It was VERY slow (read: expensive), required a full time eye on the beam, and puts a lot of heat into the material.
se eu conseguir mais dados eu te escrevo. um abraço
-
Não sei se você se refere ao custo do laser ou da máquina inteira
Vamos começar pelo Laser então 8) qual a gama de valores em dólares ?
Olá, falemos de conjuntos: tubo+fonte+lente focal+3 espelhos postos aqui legalmente.
( material da melhor procedência!, vc pode achar tubos até pela metade desse preço , mas como os chineses falam : nosso produto é tão bom quanto o preço que vc pode pagar.....)
20W U$ 2400
40W U$ 3000
60W U$ 3500
80W U$ 5000
100W U$ 6500
esses são custos máximos , ( eles variam enomemente de acordo com os loucos e incompreensiveis índices chineses) normalmente o custo é menor.
Como eu havia dito, se vc quer transformar uma router em laser, qto maior a área melhor custo/beneficio, pois, por ex. se vc for pôr um 60w em uma máquina de 600x400mm o custo é o mesmo que pôr numa de 3000x2000mm, pois os ítens são os mesmos.
-
Boa noite a todos.
Laser737 no link a baixo a famosa marca de CNC LPKF mostranos uma maquina de laser para fazer PCI.
Tverm, agora vi melhor a máquina, parece que o laser é em comprimento de onda visivel, ele pode ser um laser ecximer.
-
no site da Synrad, mostra que pode-se cortar 0,36mm de alumínio anodizado preto em um laser co2 de 240W com 40psi de oxigênio como gas assistente., um yag de 100w equivale a um co2 de qse 200w. vc já tentou lixar o cobre para torna-lo mesmo refleivo e pintalo de preto?
-
Rich,
Uma dúvida,
Como é realizado o alinhamento dos espelhos, pois o laser é invisível..
Obrigado!
-
Rich,
Uma dúvida,
Como é realizado o alinhamento dos espelhos, pois o laser é invisível..
Obrigado!
olá,
faz-se o pré alinhamento com um diodo laser, depois o alinhamento fino com o com o co2 usando alvos no no centro dos espelhos.
-
faz-se o pré alinhamento com um diodo laser, depois o alinhamento fino com o com o co2 usando alvos no no centro dos espelhos.
[/quote]
xiiii, to ficando gago..
-
Boa tarde.
Laser737 obrigado pelo exclarecimento.
Em relação a lixar a superficie do cobre ja o fiz mas os resulados são os mesmos o maximo que consegui foi criar uma pequena sonbra quase invisivel onde o laser passou.
Pintar de preto com tinta tambem ja fiz mas como é logico saio a tinta e quando chegou ao cobre nem risco.
Ja no aluminio anodisado preto eu ja fiz alguns trabalhos de marcação e até fica bom.Vou arranjar umas fotos de um desses trabalhos para mostrar aqui.
-
obrigado!
-
Rich, caso o tubo de Co2 não tenha utilização continuada (hobby), será que ele pode vir a perder sua utilidade antes de atingir o numero de horas de uso previsto e dessa forma encarecer demais a brincadeira? Grato. Odair
-
Rich, caso o tubo de Co2 não tenha utilização continuada ..
Não Odair, ele só se desgasta com o uso devido ao desgaste dos espelhos internos e da decomposição da mistura de gases. eu tenho tubos selados de HeNe com mais de 12 anos e estão perfeitos. Ou seja os tubos de co2 que forneço duram de 1000 a 1500 de uso, existem tubos mais baratos de 500horas e muito mais caros de 10000 ou 15000 horas
-
Rich, valeram os esclarecimentos. Grato. Odair
-
Tverm,
quero ver seu testes em alumínio.
muitas pessoas me perguntam se um laser de 40 ou 60W pode cortar alumínio ou cobre, e realmente pareçe que sim por serem materiais moles, mas para se cortar 2mm de alumínio é preciso 2500W.... e aqui tenho fotos de um Co2 fluxo contínuo de 2700W...nada discreto....
-
...e aqui tenho fotos de um Co2 fluxo contínuo de 2700W...nada discreto....
Super portátil ;D
-
básica
-
Com um desses em casa, o " camarda" ;D, será denunciado pelos vizinhos como terrorista . . .
-
Laser 737 uau belo Rofin 2700W ???
Ainda não tirei as fotos amanha trato disso sem falta e posto aqui.
Mas atenção eu não falei em corte apenas falei em marcação e o aluminio é anodizado a preto tal como voce falou la atras.
Trabalho com duas marcas de equipamentos 4 Rofin e 2 Foba todos eles de NdYag apenas um de diodo laser de 50w Foba os outros são todos 100W lampada de flash.
A aplicação principal é a produção de autoradios.
-
Aqui vai alguns trabalhos feitos por mim na empresa onde trabalho.
As primeiras tres fotos são placas identificadoras para mãos de robot.
Antes destas placas a empresa mandava fresar as mesmas um bronze e custavam 15€ agora por apenas 0,15€ a chapinha eu faço o trabalho aqui mesmo.
A ultima imagem é tambem uma chapa de identificação para um carrinho de apoio a produção.
Todos estes trabalhos foram feitos num laser de 100w de luz pulsada por lampada de flash.
-
Aqui vai alguns trabalhos ...
Qual é o material das placas ?
-
Grande Jorge.
Como ja tinha dito em cima em conversa com o Laser737 é aluminio anodizado preto.
Um abraço.
Daniel Marques
-
Agora vc não precisa mais, Fernando, mas fica o registro:
http://medix.homeip.net/photo/thumbnails.php?album=143
http://optics.ph.unimelb.edu.au/atomopt/shutter/shutter.html
-
Agora vc não precisa mais, Fernando, mas fica o registro:
http://medix.homeip.net/photo/thumbnails.php?album=143
http://optics.ph.unimelb.edu.au/atomopt/shutter/shutter.html
Jorge, muito legal a ideia! e o fechamento fica rápido.
-
Aqui vai alguns trabalhos feitos por mim na empresa onde trabalho...
Legal Daniel, fica perfeito, eu pedi umas amostras de alumínio com coating para laser, já recebi mas ainda não testei. Comprei também Thermark , aquele produto para aplicar em metais para gravação com laser a partir de 30W esse ainda não recebi....
-
Boa noite.
A semana passada me pediram para gravar mais umas plaquinhas.
Eram um pouco diferentes das primeiras o anodizado era esquisito tinha umas iregularidades ou melhor eu fiquei em duvida se era anodizado se era um lacado esquisito.
So sei que nem na potencia maxima da maquina saio alguma coisa de jeito.
Depois tento postar fotos para verem a diferença.
-
Boa tarde sou um pouco leigo no assunto...
com essa potencia de laser de 18 a 35W eu consseguiria cortar
chapas de aço carbono com espessura de 0,3mm de espessura?
e fenolite ou fibra de vidro com espessura de 0,6?
grande abraço a todos
-
Claudio,
Infelizmente, não...
-
....... laser de 18 a 35W eu consseguiria cortar
chapas de aço carbono com espessura de 0,3mm ....
Olá , realmente para 0,3 de aço carbono vc vai precisar de 100 á 130W , também serve para fibra de vidro 0,6.
-
Finalmente minha maquininha com todas modificações prontas, novas placas, ajustes de mecanismo, bico de injeção de gas e diodo laser de guia. digo todas dentro dos limites da máquina , como o Jorge disse, o molho não pode ficar mais caro que o peixe.
Posto dois vídeos: cortando MDF de 3,5mm e gravando alumínio anodizado.
http://br.youtube.com/watch?v=GK1_L8YRXjk&feature=channel_page
http://br.youtube.com/watch?v=t9Uu4uW-ggY&feature=channel_page
-
Fernando, sensacional !
Como fez o laser guia, usou um beam splitter ?
-
Fernando, sensacional !
Como fez o laser guia, usou um beam splitter ?
Jorge, eu não quiz gastar us$150 num beamcombiner , então por meio de um espelho 100% colocado rente ao feixe de co2 eu fiz o laser vermelho refletir no espelho e caminhar paralelo mas encostado no feixe de co2 ( ao invés de dentro do feixe de co2 , se usar um beamcombiner ) , quando os dois entran na lente eles sáo focalizados numa área de 0,1mm o que para a finalidade está ótimo.
-
digo us$250...
-
Muito criativo Fernando, adorei a idéia !
-
Grande Jorge.
Como ja tinha dito em cima em conversa com o Laser737 é aluminio anodizado preto.
Um abraço.
Daniel Marques
Olá Daniel,
estou comprando um YAG 85W com 200 horas de uso, mas não sei qual a vida útil de um yag , quanto ele dura? no YAG o que se desgasta primeiro, lâmpada? espalhos?
obrigado
Fernando
-
Olá Daniel,
estou comprando um YAG 85W com 200 horas de uso, mas não sei qual a vida útil de um yag , quanto ele dura? no YAG o que se desgasta primeiro, lâmpada? espalhos?
obrigado
Fernando
[/quote]
Aqui a foto dele..(http://C:\Documents and Settings\WinXP\Desktop)