Boa noite amigos estou vendo que o negocio do laser esta ficando animado por aqui.
Fernando trabalho com 5 maquinas laser para marcação em plastico todas elas de 100W mas o sistema não é de CO2, mas sim de cristal de YAG.
Olá Tverm,
que legal , os Yag e Neodímio/Yag são ótimos para corte. Para quem não conheçe, são lasers de estado sólido assim como o Nd/Yag e o velho rubi, consiste em uma barra cilindrica de vidro dopado com esse elementos, e tendo em cada extremidade um espelho formando a cavidade, normalmente a excitação é feita por meio de uma lâmpada de xenon ou um laser de nitrogênio ( fontes de ultra violeta) .
Na verdade o beam expander é um dos componentes da óptica, é usado para melhorar a colimação e se conseguir um feixe extremente fino, mas de qqer forma depois do beam expander tem um comlimador ou uma lente focal.
Por ex. o laser sai da cavidade com 6mm, o BE aumenta esse diâmetro de 3 á 20 vezes, depois um colimador o redus de novo para o diâmetro desejado ( assim se consegue diâmetro de laser minúsculos ). Mas dependendo do tipo de corte não é um componete vital. Qdo se usa fibra óptica como beam belivery, ao invés de espelhos, o uso do BE é vital. Ontem eu até chegei a comentar com o JP e o Jorge sobre BE.