Laser737, muito oportuna esta postagem, pois já há algum tempo que eu tenho interesse por este assunto. Tenho algumas dúvidas:
1- Inicialmente, suponho que com corte a laser, a gente acabe com o problema de poeira do Mdf (adeus ciclones e ruído ?) 2- A fumaça gerada pelo corte traz algum incomodo para a vizinhança (chaminés?)? 3- Qual a profunidade máxima e minima do corte (isto é regulavel?) ? 4- Qual seria o investimento do equipamento destinado ao Laser, própriamente dito? Grato pela orientação. Odair
Olá Odair,
sim, sem poeira nem barulho , a fumaça é muito pouca ( a lycra é o que faz mais fumaça) e quanto mais potente o laser menos fumaça pois, no caso de madeira, a maior parte do material é vaporizado e não queimado ( o acrílico é totalmente vaporizado).
A profundidade depende da potencia do laser e da distância focal da lente, a madeira é o que exige mais potencia para corte ( esqueça metais)
Os tubos mais acessiveis são os selados de 20W á 100W , para uma base: 40w cortam 8mm de acrílico e 3mm de madeira ou mdf, 100w cortam 18mm de acrílico e 10mm de madeira ( por passe, não é aconselhavel dar mais de 2 passes, ideal um só ).
Não sei se você se refere ao custo do laser ou da máquina inteira, mas tudo depende da potencia do laser e no caso da máquina , da área util e recursos.
Pode-se também transformar uma router em corte a laser sem problemas, e quanto maior a área da router melhor o custo benefício da transformação.