Encontrei um artigo que me chamou a atenção, e vou reproduzí-lo abaixo: (Autor Mariss Freimanis)
O método usa um driver de motor de passo bom, uma calculadora, papel-toalha (isso mesmo), alicates de pressão e um multímetro (ou dois)
Modo de teste:
1) Conecte o motor ao driver e este na fonte de alimentação
2) Ajuste o Multimetro em "Amperes DC" e conecte-o em série com o positivo (+) da fonte de alimentação.
3) Acione o motor (sem carga) na velocidade que voce deseja testar o torque (lembre-se - o torque diminui conforme a velocidade aumenta).
4) Meça a corrente (DC) que flui da fonte de alimentação (anote).
5) Meça a tensão da fonte de alimentação enquanto o motor gira sem carga na velocidade de teste (anote).
6) Multiplique os resultados de (4) e (5) e anote o resultado.
7) Agora dobre o papel-toalha várias vezes até que ele tenha uma espessura em torno de 10~12mm - papel-toalha servirá como um excelente freio para o eixo do motor.
Para motores maiores, pode ser necessário usar um alicate de pressão para aplicar força suficiente no eixo.
Algumas vezes deve-se até molhar o papel de forma a evitar que ele esquente demais e pegue fogo por causa do atrito.
8 ) Aplique a carga devagar enquanto observa o Multimetro que mede a Corrente (DC), e anote a corrente indicada no momento que o motor "estola".
Observe também o Multimetro que está medindo a tensão da fonte no momento do "estol".
Provavelmente será necessário repetir algumas vezes até pegar o jeito.
9) Novamente, multiplique a corrente pela tensão que foi observada no passo (8 ) no instante do estol do motor.
10) Usando a calculadora, subtraia o resultado encontrado no passo (6) do resultado do passo (9).
A diferença será a potência do motor em "Watts Mecânicos" absorvidos pelo freio de papel-toalha.
Conhecendo este resultado (potencia) e a velocidade do motor, pode-se determinar o torque naquela velocidade assim:
in-oz = Watts * 4506 / passos (cheios) por segundo
Eu tenho um dinamômetro de 500W que é mantido calibrado precisamente entre +/- 0,5% que uso para determinação de curvas torque/velocidade.
Foi desenhado por mim e utiniza um servomotor DC de baixa inércia como motor de freio.
Ele foi comparado a um dinamômetro por Histerese Varitrol.
Ambos estão concordantes em 1%.
A parte interessante do teste feito com o método alicate de pressão e multímetro (que eu chamo de método Delta W) está dentro de uma margem de 2% (do dinamometro) sobre uma faixa de velocidades de 500 passos por segundo e mais.
O método Delta W é falho a velocidades muito baixas porque "delta W" tende a zero quando a velocidade se aproxima de zero.
O método requer cuidados especiais na técnica de medição quando a velocidade está em torno de 100 passos/segundo para se obter resultados coerentes.
Acima de 500 pps os resultados são bastante acurados.
Gostei do texto porque o Jorge estava fazendo uns ensaios de construir um Dinamômetro, e isso vem bem a calhar, para uma saudável discussão...