Bom, ia continuar os comentários a respeito da argumentação do Jorge, mas acabei mudando de idéia.
Me parece que tive a sorte dos principiantes, levantando uma questão que talvez seja de relevância, mas que parece que não havia sido muito pensada até agora: o quão significativa é a influência da variação da tensão de alimentação no comportamento do motor, para drivers tipo chopper (ou mesmo para drivers em geral).
Tendo sido convidado para a próxima orgia, e topado o convite, agora tenho de arrumar alguma coisa pra fazer, e não ficar mudo igual uma porta ouvindo quem manja. Temos aqui dois drivers tipo chopper, o do Mac e o do Rudolf. Se convidarmos também o Luthier e seus Geckos, serão três drivers diferentes. A proposta é: levantarmos experimentalmente a relação entre a tensão de alimentação e algumas características dinâmicas do motor, como aceleração, torque, velocidade máxima e o que mais for proposto, fazendo isto para cada um dos drivers e um mesmo motor. Com isso poderemos verificar se a relação é a mesma, qualquer que seja o driver (o que seria uma maravilha, teríamos uma fórmula única), ou se muda significativamente de circuito a circuito (o que obrigaria que a curva fosse levantada a cada novo circuito, nos deixando pouco além do que já estamos). Isto feito, repetiríamos o processo para diferentes motores. Podemos utilizar múltiplos da tensão nominal do motor em teste, com isto todos os conjuntos de dados estariam maomeno no mesmo universo.
Aí terei o que fazer, já que de eletrônica de potência eu sei tanto quanto do ciclo reprodutivo dos ursos panda. Fico com a estatística, para que possamos ajustar curvas aos dados obtidos.
Assim Mac, poderemos saber como é nossa curva "tensão x desempenho dinâmico". Ao contrário de você, imagino que ela esteja mais próxima de uma reta, com inclinação bem grandinha, que vá até um determinado limite, ficando horizontal a partir daí. Ou seja, a influência da tensão de alimentação no desempenho é muito grande até um certo limite, a partir do qual se torna irrelevante.
Isso daria base para sabermos a tensão ideal de trabalho, ou seja, a tensão imediatamente anterior ao ponto onde a curva passa a ser horizontal, se é que passa a ser horizontal.
Que acham?