Autor Tópico: Tensão de Alimentação p/ Motores  (Lida 69805 vezes)

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Offline Cavalcante

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Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #90 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 10:03 »
Não é má idéia não. Daqui a pouco o dono do tópico vai começar a estrilar ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Quanto ao local não sei, ainda estou me familiarizando com as coisas por aqui.

Quanto ao nome, que tal algo como "Tensão máxima sobre motores - até que ponto é relevante?"

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #91 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 10:58 »
Cacilda !!!  :o

Voces escreveram uma biblia aqui, agora vou demorar uns tres dias até o tico e teco entender alguma coisa ... rsrsrs  ;D

Eu acho que a curva é parecida com esta :
Não exatamente pois esta esta ligada a corrente e não a tensão, mas acho que é algo parecido ...

Linear eu não acredito que seja  pois seria o mesmo que dizer que um motor alimentado por um chopper a 50 volts me forneça 10 kilos de força e o mesmo motor alimentado a 100 volts me forneça 20 kilos ... isto não é fato, se for eu quero ver o "cadaver" ... he he heee  ;D

« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2008, 11:00 por Mac_RC »

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #92 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 12:10 »
... o quão significativa é a influência da variação da tensão de alimentação no comportamento do motor, para drivers tipo chopper (ou mesmo para drivers em geral).

Cavalcante,

a discussão não é nova, o assunto tem sido abordado aqui de vez em quando. A influência da tensão é tão menos significativa quanto maior for a razão entre a tensão de alimentação e a tensão nominal do motor.

Há consenso sobre 20 ~ 25 vezes a tensão nominal como limite prático.

Citar
A proposta é: levantarmos experimentalmente a relação entre a tensão de alimentação e algumas características dinâmicas do motor, como aceleração, torque, velocidade máxima e o que mais for proposto,

Esta é uma velha aspiração, poder plotar a curva de torque seria de enorme utilidade para a caracterização de drivers e motores. Estou construindo um torquímetro dinãmico e o Rudolf uma giga de testes que vai permitir isso.

Citar
imagino que ela esteja mais próxima de uma reta, com inclinação bem grandinha, que vá até um determinado limite, ficando horizontal a partir daí. Ou seja, a influência da tensão de alimentação no desempenho é muito grande até um certo limite, a partir do qual se torna irrelevante.

Isso mesmo. Pense na curva de carga de um capacitor, é uma aproximação razoável.

Citar
Isso daria base para sabermos a tensão ideal de trabalho, ou seja, a tensão imediatamente anterior ao ponto onde a curva passa a ser horizontal, se é que passa a ser horizontal.

Como dizia acima, há consenso quanto a isto. Os ganhos são muito expressivos para os fatores de multiplicação mais baixos, cada vez menos expressivos para os mais altos. Respeitados outros fatores limitantes, como a classe de isolação, não faz sentido ir além de 20 ~25 vezes a tensão nominal.

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #93 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 12:14 »
...seria interessante determinar um método para encontrar a tensão máxima que pode ser injetada num determinado motor...

A tensão máxima é limitada pela classe de isolação.

Eu comentei um dia com o Jorge que encontrei um cálculo que leva em consideração a indutancia de um determinado motor, e o resultado seria a tensão máxima para aquele motor, onde teoricamente estaria oferecendo seu máximo torque...[/quote]

E eu ainda não digeri isso ... pena que vc não encontrou o doc original ... eu gostaria muito de entender a que o Maris se referia exatamente ...

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #94 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 12:18 »
O que quero dizer é que se há saturação magnética a 30V (ou a designacão técnica mais correta para o fato, pois não sei qual é), um driver que forneça 100V estaria fazendo o que? Ajudando ou quem sabe atrapalhando?

A saturação magnética é dependente da corrente, não da tensão ...

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #95 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 12:25 »
Então, a idéia para medição indireta do torque ...

A medição do torque é algo problemático no caso dos motores de passo, que são motores síncronos, a velocidade não varia em função da carga, até o limite do stall ...

É fácil determinar um dos parâmetros importantes, o holding torque, com um dinamômetro (balança de pescador), menos fácil determinar a curva de torque dinâmicamente.

O que estou fazendo é um dispositivo que, com o motor em regime, vai impor carga até o stall, o torque desenvolvido no momento sendo plotado. Repetindo-se o ensaio para diferentes velocidades, obtem-se a curva.

Offline Rudolf Waller

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #96 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 17:50 »
Ave Fabio,
Mas ainda acho que quem dita as regras é o motor - o driver é a ferramenta que leva o motor até aquele patamar...
Minha inguinorânça me leva a dizer que é o conjunto de fatores, onde o elo mais fraco (seja qual for) acaba ditando as regras :)
Citar
O que quero dizer é que se há saturação magnética a 30V (ou a designacão técnica mais correta para o fato, pois não sei qual é),
Acho que a saturação magnética se dá com a corrente. A tensão só deve influenciar na velocidade que esta corrente atinge o patamar pré-estabelecido. Ou não?
Citar
um driver que forneça 100V estaria fazendo o que? Ajudando ou quem sabe atrapalhando?
Não posso dizer quase nada se a tensão estiver bem acima de 100V, pois não fiz nenhum teste. Só posso estimar que a corrente sobre mais rápido.

Que diferença faz a corrente atingir este patamar em 150us ou 100us? Bão, se o motor estiver girando a 100Hz, quase nada. A 1KHz, pouco. Já a 10kHz (cada pulso ocorrem em 100us), pode fazer, e muita :) E justamente nesta freqüência onde o torque é tão mirrado esta tensão mais alta poderia dar uma saúde a mais, pois a corrente conseguiu chegar na nominal ;) Claro que a área da corrente é triangular (o ideal seria um retângulo), mas com uma tensão mais baixa (onde a corrente só alcançaria a nominal em 150us), mal chegou a 67% desta corrente  ::)

Novamente, quem melhor pode afirmar isso categoricamente é um torquímetro e um monte de experimentos que determinam (para o mesmo driver e motor), a curva de torque em função da velocidade e da tensão. E, por que não, da sobre-corrente?  ::)

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #97 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:00 »
Rudolf,

Obrigado por esclarecer mais estes pontos, assim como o Jorge o fez nas mensagens anteriores...

Cometí o erro de tentar dar opinião num assunto que não entendo, pois estava achando que era este o caminho da discussão - como não tenho base, vou ajoelhar no milho e escrever 500 vezes no quadro negro a frase:
"A saturação magnética se dá com a corrente. A tensão só deve influenciar na velocidade que esta corrente atinge o patamar pré-estabelecido."

Desconsidere tudo que eu escreví... :(

Como eu adoro a mecanica....

Offline Rudolf Waller

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #98 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:41 »
Gilii Illuminati,
Obrigado por esclarecer mais estes pontos, assim como o Jorge o fez nas mensagens anteriores...
perdão, me precipitei. Fui respondendo conforme ia lendo (fiquei o dia todo sem internet)
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Desconsidere tudo que eu escreví... :(
Nem tem como :)

São estas questões ditas básicas que nos fazem pensar. E, se for você quem questiona, a gente tem que estar bem embasado para responder ;)
Citar
Como eu adoro a mecanica....
Sabe que estou começando a sentir a sutileza da mecânica? Ainda continuo com 2 mãos esquerdas, mas achando que percebo como as forças se esparramam pela estrutura :)

Abraços,
Rudolf

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #99 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:49 »
Uma ilustração grosseira do efeito tensão ... creio que como o Jorge ja disse é assunto bem malhado, alias tudo que fazemos ja foi mastigado antes, senão ainda andariamos de carroça ... kkkk

Creio que qualquer tensão acima de 75 volts é desperdicio de energia, ou papo p/ boi dormir ... que venham as pedras ... he he heee   ;) ;) ;)



« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2008, 22:42 por Mac_RC »

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #100 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:56 »
Citar
O problema é que, quando se está rodeado de cobras, tem de se tomar um cuidado desgraçado com o que se fala. Com o que se escreve então, o cuidado tem de ser infinito, porque tá gravado...

Cavalcante,

Prepare uma boa carga de soro antiofidico que iras precisar com certeza ... he he heeee   ;D ;D ;D

Brincadeira, aqui só tem cobra banguela e aposentada, não morde ninguem ... rsrsrs  ;D ;D ;D

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #101 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 19:21 »
Uma ilustração grosseira do efeito tensão ...

Muito boa ilustração, nada grosseira, ReiNaldo ... tá muito claro o efeito da tensão ...

Citar
Creio que qualquer tensão acima de 75 volts é desperdicio de energia, ou papo p/ boi dormir ... que venham as pedras ... he he heee   ;) ;) ;)

Já que vc tá pedindo, lá vai um pedregulho:  ;D ;D ;D

Pra começar, tensão não é energia, portanto não há desperdício de energia, seja a tensão mais alta ou mais baixa, desprezados outros fatores de menor IBOPE ...  ;D

Quanta vantagem obtemos com tensões mais elevadas é coisa que depende de diversos fatores, o principal deles sendo a indutância do motor. Para motores de indutância mais elevada, as vantagens são mais evidentes, mas os de indutância mais baixa, menos evidentes ... e isto não é papo pra boi dormir ...

Outro fator importante são as características da máquina, pode haver ou não vantagens apreciáveis do ponto de vista da operação ... há casos em que a phase drive mais queixo duro atenderia amplamente, em muitos outros casos, há benefícios sensíveis quando se empregam drives mais vitaminados ...

O chato desta discussão é que é meio difícil abordar a coisa de forma menos generalista ...

Acho que vale mencionar, pelo menos como uma curiosidade: já trabalhei com drivers comerciais que operavam a 160V ...

Acho que cabe comentar tb que há benefícios colaterais, como o menor peso volume e preço da fonte ... um outro aspecto é o robustecimento que representa dimensionar o driver para tensões superiores ...

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #102 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 19:35 »
Uma ilustração grosseira do efeito tensão...

Mac, acho que não entendi o desenho. Ou entendi, não sei mais...
Na abscissa você pôs tensão, e temos três curvas ali, chegando ao mesmo valor máximo de magnetização. Se entendi bem, é na verdade uma curva pra cada tensão, e outra grandeza na abscissa. É isso? Que grandeza é essa, tempo, ou deslocamento angular, já que você fala de passo?

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #103 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 19:47 »
Quanta vantagem obtemos com tensões mais elevadas é coisa que depende de diversos fatores, o principal deles sendo a indutância do motor. Para motores de indutância mais elevada, as vantagens são mais evidentes, mas os de indutância mais baixa, menos evidentes ... e isto não é papo pra boi dormir ...

Outro fator importante são as características da máquina, pode haver ou não vantagens apreciáveis do ponto de vista da operação ... há casos em que a phase drive mais queixo duro atenderia amplamente, em muitos outros casos, há benefícios sensíveis quando se empregam drives mais vitaminados ...

O chato desta discussão é que é meio difícil abordar a coisa de forma menos generalista ...

Acho que vale mencionar, pelo menos como uma curiosidade: já trabalhei com drivers comerciais que operavam a 160V ...

Acho que cabe comentar tb que há benefícios colaterais, como o menor peso volume e preço da fonte ... um outro aspecto é o robustecimento que representa dimensionar o driver para tensões superiores ...

É, então a determinação do comportamento dinâmico do motor em função da tensão de alimentação é realmente determinante (eca, determinação determinante :P), pra evitar que se use espingardas para matar formigas ou estilingues para abater tiranossauros.

Sem dúvida, isso pode evitar o empenho de recursos sempre mirrados, que poderiam ser melhor empregados em outros pedaços...
Por outro lado, Jorge, muitas vezes um bom e gigantesco trafo pode pelo menos servir de lastro para a máquina, hehe.

Parece realmente faltarem ferramentas para a determinação pelo menos razoável de um patamar de operação, do ponto de vista da tensão, para uma dada aplicação. Pelo que entendi, a coisa é feita meio que no chute, e voltamos ao domínio do bom senso (ou da falta dele). É isso?

Outra coisa: quais as características da célula de carga que vcs precisam? Já têm a especificação? Lembrei de um amigo que talvez possa ajudar com isso.

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #104 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 19:52 »
Uma ilustração grosseira do efeito tensão...

Mac, acho que não entendi o desenho. Ou entendi, não sei mais...
Na abscissa você pôs tensão, e temos três curvas ali, chegando ao mesmo valor máximo de magnetização. Se entendi bem, é na verdade uma curva pra cada tensão, e outra grandeza na abscissa. É isso? Que grandeza é essa, tempo, ou deslocamento angular, já que você fala de passo?

É tempo e não tensão, desculpa a minha falha ... rsrsrs

 

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