Senhores,
Não gosto de ser exumador de tópicos, mais não achei lugar melhor para postar... estou com uma dúvida que com as informações que obtive nesta semana e com todos os posts deste tópico ainda não foram sanadas.
Seguite....
Estava analisando a documentação do drive G540 da gecko e troquei algumas informações com o Marcus Freimanis.
O Drive em questão trabalha com uma tensão de 18 VDC até 50VDC e 0A até 3,5A.
Lendo a documentação do drive eu encontrei algumas coisas inclusive uma colocação postada pelo Fábio Gilli onde o mesmo tinha perdido a fonte.
A tesão do motor NUNCA pode exceder a Raiz Quadrada da Indutância (mH) * 32, isto é se um motor tem uma indutância de 3mH a conta fica assim: Raiz Quadrada de 3 * 32 = 55,42, portanto entendo que NUNCA deve-se alimentar este motor com mais de 55,42 Volts. (ponto 1)
No documento do drive está escrito que o motor deve ser escolhido com uma indutância entre 2.5mH até 3mH SE a potência MECÂNICA requerida for maior do que 100W (não entendi esta parte)
Ele ainda diz que a regra de ouro para determinar a corrente é multiplicar a quantidade de motores pela corrente nominal das fases dos motores e multiplicar por 0,6 (Aqui fiquei com uma grande dúvida depois de ter trocado e-mails com o Marcus, explicarei mais abaixo)
Outro ponto importante é que ele diz que a tensão alta não é importante para motores de alto torque em baixa velocidade, que acredito que é a maioria dos motores que utilizamos, dados que podem ser comprovados pelas curvas de torque, porém contradizem as explicações dos mestres.
OK........
Enviei um e-mail questionando se o drive serviria para os meus motores de 32Kgf.cm
Tensão: 5,88V / fase
Corrente: 3,5 A / fase (onde o fabricante diz que é para utilizar com 2,5A em modo Bipolar)
Indutância 5,24mH / fase
Ele me respondeu que a indutância é um pouco alta mais não irei ter problemas, a resposta foi bem simples e me deixou um pouco confuso, se ele fala que a indutância tem que ser entre 2,5 e 3 mH somente se a potência MECÂNICA requerida for maior que 100W, que não é o meu caso (IMAGINO), portanto a indutância de 5,24mH não faria diferença para meu caso.
Depois o questionei com relação à fonte, perguntei se uma fonte de 48V 7,3A era suficiente para tocar os motores, ele me respondeu que se eu utilizasse o motor com 2,5A seria um pouco fraca e se eu utilizasse o motor com 3,5A seria muito fraca, aqui tenho outra dúvida, se ele fala que a regra de ouro é a seguinte 4 x 2,5A x 0,6 = 6A minha fonte seria suficiente e se ele quis que a regra é 4 (motores) x 2,5A (corrente por fase) x 2 (numero de fases do motor) x 0,6 = 12A minha fonte é muito fraca até para a configuração em 2,5A. Depois ele me diz que é melhor eu procurar uma fonte de pelo menos 8A.
Bom, depois destas informações fiquei com uma dúvida, tenho duas possibilidades para comprar a fonte:
48V 7,3A ou 36V 9,6A, estou inclinado a comprar a fonte de 36V, porém gostaria de mais algumas opiniões dos entendidos do assunto.
Anexei a documentação do meu motor e do Drive G540 (acho que o Fábio vai gostar)
[]´s