Autor Tópico: Tensão de Alimentação p/ Motores  (Lida 69828 vezes)

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Offline viumau

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #150 Online: 10 de Junho de 2009, 14:04 »
Viumau, o programinha pede senha?

Senha???? É realmente agora pediu, pelo meu cd de programas ele não pede, mas é só cricar em somente leitura e rodar blz, ok...
« Última modificação: 10 de Junho de 2009, 14:07 por viumau »

Offline viumau

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #151 Online: 10 de Junho de 2009, 14:10 »
Fabio nem todo mundo tem conhecimento ou facilidade para lidar com matemética para calculos mais complexos, e esta tabela ainda mostra como se deve montar a fonte o que ajuda muito os que estão iniciando ok...

Offline F.Gilii

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #152 Online: 10 de Junho de 2009, 15:02 »
Fabio nem todo mundo tem conhecimento ou facilidade para lidar com matemética para calculos mais complexos, e esta tabela ainda mostra como se deve montar a fonte o que ajuda muito os que estão iniciando ok...
Claro!

Eu só comentei (de forma errada) que esta tabela é exatamente a mesma coisa...

Acredito que se tentar abrir a tabela para ver como foi feita, aí sim está bloqueada - só isso.

Offline viumau

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #153 Online: 10 de Junho de 2009, 16:31 »
Sim isso é verdade, acredito que esta senha seja exatamente para bloquear quem queira modificar ou até mesmo copiar os dados, mais um motivo de eu ter colocado o nome do desenvolvedor além dos créditos é claro...

Offline LuthierX

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #154 Online: 10 de Junho de 2009, 17:50 »
Minha duvida é a seguinte  o que quer dizer isto [(110%) x (108%) x (48 x 1.414)] -1.5 which equals 79.13 VDC?

Ivan, é isto aqui:

[(high line)*(regulation factor)*(nominal voltage*1.414)] - 1.5 = worst case output voltage

high line: variação da tensão da rede, considerando o pior caso, a tensão mais elevada esperada

regulation factor: regulação do transformador, especificada pelo fabricante

nominal voltage: tensão nominal do transformador

1.414: razão entre a tensão nominal e a de pico

1.5: queda de tensão nos diodos da ponte retificadora

worst case output voltage: tensão de saída no pior caso


Acho que vale comentar que no que se refere à tensão o dimensionamento está correto, mas quanto à corrente está superdimensionado.

Só pra dar uma idéia da coisa, sem considerar perdas e FC, com motor de 3,75V e tensão CC de 75V, o trafo poderia ser de (3,75 / 75) x 20 = 1A ...
Ok, mas quanto eu realmente devo considerar esta fórmula no quesito escolha de trafo, me parece que a maioreia aqui no forum a desconhece, não entende ou simplesmente a ignora este cauculo  http://www.guiacnc.com.br/index.php?action=dlattach;topic=2010.0;attach=28263;image   , afinal esse tipo de cauculo é pra valer ou é só exagero de mãecuidadosa? Não quero dimencionar um trafo de maricas, se este é o caso eu prefiro as idéias do Fabio de injetar o maximo de tensão nos motores?

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #155 Online: 10 de Junho de 2009, 18:08 »
... afinal esse tipo de cauculo é pra valer ou é só exagero de mãecuidadosa? Não quero dimencionar um trafo de maricas, se este é o caso eu prefiro as idéias do Fabio de injetar o maximo de tensão nos motores?

Ivan, não é coisa de mãe nem de maricas, o critério utilizado por muita gente, inclusive por muitos profissionais da área, é simplesmente inadequado, não considera as peculiaridades dos drivers choppers.

Quanto à tensão, sim, interessante utilizar a mais elevada que o conjunto driver / motor permita. Não se esqueça que o peso, volume e preço do trafo são proporcionais à sua potência, que por sua vez é o produto da tensão pela corrente ( P = V x I ). Quanto mais elevada a tensão da fonte, maior será o ganho em relação ao critério tradicional.

Um exercício que vc pode fazer é orçar o trafo segundo ambos os critérios, o tradicional e o que temos defendido, acho que vc vai se surpreender com a diferença de peso, volume e preço ... e não tô falando ainda da ponte retificadora e capacitor de filtro ...

Offline LuthierX

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #156 Online: 10 de Junho de 2009, 20:13 »
Quanto à tensão, sim, interessante utilizar a mais elevada que o conjunto driver / motor permita. Não se esqueça que o peso, volume e preço do trafo são proporcionais à sua potência, que por sua vez é o produto da tensão pela corrente ( P = V x I ). Quanto mais elevada a tensão da fonte, maior será o ganho em relação ao critério tradicional.
Ok, entendo, neste caso caro Sir Jorge, estou me esforçando para conseguir o maximo desempenho nesta nova cnc que estou construindo buscando um equilibrio entre custo e beneficio, porem sem deixar de abusar ao maximo da chanche de adquirir experiencia para minha maquina definitiva com recurços diferentes, experimento novas ideias, sei que ninguem vai investir tanto para fazer dinosaurozinhos com bracinhos bonitinhos, ou mesmo por perola em fucinho de porco, mas sim para por o treco para usinar o que estiver na frente. Mas, sei que se eu for um pouco mais realista e menos preguiçoso eu iria mirar em outros horizontes, como uma cnc de ferro, ou mesmo em driver mais axcessiveis e tal, logo te pergunto sem pensar em dinheiro, que dimenções de trafo você usaria em um trafo para os geckos, caso um dia você tivesse que montar uma fonte para eles? 

Aproveito para antecipar a noticia da construção da minha proxima cnc, que sera contruida com a menor quantidade de dinheiro possivel, quando digo isso me refiro ao Ferro velho do joca marinheiro la da favelinha da zona leste.

Offline gimbabf

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #157 Online: 10 de Junho de 2009, 22:18 »

     Luthierx,

     eu faço os calculos de maneira diferente mas os resultados são praticamente os mesmos, em post anterior voce mencionou que iria pedir um trafo com 48Vac, esses 48V depois de retificados = 70Vdc, não entendi de onde voce esta tirando os 79Vdc no mais a corrente esta correta
      VA = volt ampere, como o nome já diz = V x A,  ex. 48V x 5A = 240VA

Amigo Gimbabf acho que seus calculos estão incorretos, pois se vc pegar os 48Vac e multiplicar por 1,41 que é o fator da ponte de diodos dará 67,68, e se subitrair 1,41 que é o consumo do retificador vc terá 66,27Vdc e não os 70Vdc como vc disse dá uma olhada aí e depois me informe.

O meu trafo quando mandei enrrolar pedí para ser de 24Vac a 20A depois de retificado estava exatamente com 30Vdc e 20A, como o Sr. que enrrolou achou que a bitola do secundário seria muito grosso e fez um enrrolamento duplo de fio AWG13 que achei ótimo, acabei de desmanchar o secundário e fiz uma emenda colocando os 2 fios que estavam em paralélo para a forma em série, acabei de medir o trafo agora e deu 43Vdc que depois da ponta de diodo instalada ficará com 60,63Vdc subitraindo o consumo do retificador dará 59,22Vdc á 10A.

   sem problema, como já disse em outro post costumo fazer os cálculos de cabeça, nesse caso simplesmente arredondei o resultado, suas contas estão certas, mas se quiser ser extremamente detalhista (o que não acho necessário), a queda de tensão na ponte retificadora não vai exeder 1,2V, são dois diodos em série na ponte e atualmente a queda de tensão em um diodo é 0,6V ou menor,  como disse em post lá atrás para essa aplicação não há necessidade de ser extremamente exato,
o Jorge vai me cruxificar com essa hehehe

Offline LuthierX

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #158 Online: 10 de Junho de 2009, 22:39 »
Caro Jorge & Gimbabf, eu quase ia me esquecendo de agradeces pela ajuda e pelas aulas, obrigado!

Offline fcamargo

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« Resposta #159 Online: 10 de Junho de 2009, 23:36 »
LuthierX
 
essa das fotos..
estou montando pra um amigo..
ele vai cortar basicamente compensado 4mm e depron.
 
ainda faltam algumas coisa a ajustar.. como travessar de aço pra estabiliza-la..
mas todo material já foi comprado (tudo novo)
e o investimento total com o PC.. ficou em pouco mais de 2,2k (tudo mesmo)
 
área úitil 1,3M X1,3M X230mm (x,y,z)
fusos convencionais passo 2,5
motores de 15Kg
cnc3ax
fonte 43V
P4 3,2Ht com 1Gb hd 40 gforce 128Mb (pro emc)
guias em V (alumino) como na http://buildyourcnc.com/ com rolamentos
Porcas anti-folga em polyacetal
Tupia Ching ling
e ferro de solda (para corte de depron "com ponta de inox 1mm")
 
tudo ajustado na mão (usando a tupia como plaina (90 graus) pra manter todas as peças alinhadissimas)
 
acredito que essa criatura será uma boa máquina
 
Como sempre defendi...
 
gastar de acordo com a aplicação.
 
posto mais fotos em breve no tópico dela ,,que abro em breve

Offline LuthierX

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #160 Online: 11 de Junho de 2009, 08:57 »
É isso ai Fabio, parabéns!

Eu conheço um cara que quer construir uma cnc a mais de um ano logo quando ele viu minha primeira cnc, no caso dele ele iria usar muito a maquininha pois ele é um cara que trabalha com diversos tipos de brinquedos de montar, porem a inicio não quer investir muito, vou dar um toque para ele acompanhar seu tópico, assim como eu pretendo fazer também, Boa sorte na empreitada!

Offline LuthierX

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #161 Online: 12 de Junho de 2009, 22:55 »
Jorge, acho que minha pergunta não foi clara, lembro que só estou perguntando pois meu intuito é de aprender o maximo possível no pouco tempo que tenho para dedicar a este universo paralelo "CNC" ao da minha profissão, onde normalmente me preocupo se as minhas queridas goivas, formões e plainas estão bem afiadas ou não, onde eu estava com a cabeça quando assisti aquele vídeo do YouTube de um motor sendo fresando por uma cnc!? 

Vou tentar refazer a pergunta de uma outra forma, assim como na liuteria eu percebi que a eletrônica tem seus macetes, e que nem sempre o o cara que constrói um driver gosta das regras do cara que constrói a fonte, ou a interface.

Na minha primeira cnc, o Fabio me ajudou a fazer a fonte e me deu um caminho com varias dicas dentro do que ele acreditava ser correto, você pode acompanhar o resultado, agora depois de ter ouvido sua opinião e conclusão a respeito da minha  primeira fonte estou tentando entender o que devo fazer montar uma fonte mais adequada para meus driver e motores.

Logo te pergunto ao dimensionar uma fonte para um driver você usaria qual idéia de calculo, a que dimensiona o com maximo de tensão para o motor ex. 53 vac pensando no limite do driver de 80 vc, ou 48 vac, pensando nos devidos cuidados e no pior cenário ex. [(110%) x (108%) x (48 x 1.414)] -1.5 which equals 79.13 VDC?
« Última modificação: 12 de Junho de 2009, 22:59 por LuthierX »

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #162 Online: 13 de Junho de 2009, 08:49 »
Logo te pergunto ao dimensionar uma fonte para um driver você usaria qual idéia de calculo, a que dimensiona o com maximo de tensão para o motor ex. 53 vac pensando no limite do driver de 80 vc, ou 48 vac, pensando nos devidos cuidados e no pior cenário ex. [(110%) x (108%) x (48 x 1.414)] -1.5 which equals 79.13 VDC?

Considero sempre o pior caso, ou seja optaria por 48 Vca. Até adotaria uma margem de segurança um pouquinho maior, se o fabricante fosse outro menos conhecido.

Eu já havia comentado acima que o dimensionamento do trafo, no que se refere à tensão, me parece correto  e adequado, a minha ressalva refere-se ao dimensionamento no que se refere à corrente ou à potência, e quanto a este parâmetro o critério não é o mais adequado ... não é propriamente errado, mas é perdulário, leva a utilização de trafo desnecessariamente volumoso, pesado e bem mais caro pq as peculiaridades de drivers choppers não são consideradas ...

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #163 Online: 13 de Junho de 2009, 09:00 »
Logo te pergunto ao dimensionar uma fonte para um driver você usaria qual idéia de calculo, a que dimensiona o com maximo de tensão para o motor ex. 53 vac pensando no limite do driver de 80 vc, ou 48 vac, pensando nos devidos cuidados e no pior cenário ex. [(110%) x (108%) x (48 x 1.414)] -1.5 which equals 79.13 VDC?

Considero sempre o pior caso, ou seja optaria por 48 Vca. Até adotaria uma margem de segurança um pouquinho maior, se o fabricante fosse outro menos conhecido.

Eu já havia comentado acima que o dimensionamento do trafo, no que se refere à tensão, me parece correto  e adequado, a minha ressalva refere-se ao dimensionamento no que se refere à corrente ou à potência, e quanto a este parâmetro o critério não é o mais adequado ... não é propriamente errado, mas é perdulário, leva a utilização de trafo desnecessariamente volumoso, pesado e bem mais caro pq as peculiaridades de drivers choppers não são consideradas ...

Obrigado caro Sir. Jorge,

Offline LuthierX

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Re: Tensão de Alimentação p/ Motores
« Resposta #164 Online: 13 de Junho de 2009, 09:14 »
Poxa que bacana, olha só o que vem por ai!

Mariss Freimanis 
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New Drives

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We are more than halfway through redesigning our drive product line. The new drives will have the familiar prefix but will end with the letter 'X' standing for Xilinx CPLD core logic. Finished and waiting for production printed circuit boards are the G201X and the G320X. The G250X is finished this week. Each has significant performance improvements over their their 'non-X' predecessors.

Next up is the G203X. The G203V is our flagship drive and it was the first to use a CPLD. It is the drive that always has the very best new stuff in it.

The G203X will contain a very exciting new technique that no other drive I'm aware of has. It will "change" its power supply voltage according to load and speed.

At low speeds a motor can get by with a low power supply voltage. At high speeds a motor needs a high supply voltage. Light loads can do with a low supply voltage while heavy loads require a high supply voltage. Motor heating on the other hand is a function of voltage.

Normal drives (ours included) cause a motor to get hot anytime it's turning no matter the speed or load.

Now imagine a motor that gets hot only when it's turning very fast or has a heavy load. That motor would stay much cooler when running an average CNC application than any motor presently. That motor could then be used with a much higher supply voltage than now because the drive regulate motor supply voltage.

I have designed a new circuit that does just that. The same full-bridge drive that regulates motor phase current also acts as a variable voltage regulator. Low supply voltage at low speeds, high supply voltage at high speeds. All automatic.

I'm looking to see if this circuit is well enough along now to include in the G203X. I have been working on it for over a year now and it is an exciting development.

Mariss 

 

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