Talvez eu não tenha me feito entender corretamente:
O que estávamos pretendendo era usar o inversor para aumentar a rotação de um motor trifásico e usá-lo como spindle.
Neste caso, não faz sentido um inversor que só vá até 60Hz.
Entendi sim Arivaldo, mas tem muita gente que pensa que inversor é só para aumentar a velocidade, mas serve também para diminuir, o que é a maioria dos casos de aplicações de inversores, mas não vem ao caso pois precisamos de velocidade muito acima do normal.
É sempre bom lembrar que ao aumentar a frequencia se perde torque, mas para isso inventaram o motor maior. Porém temos que pensar no tipo de material, diametro da fresa, profundidade de corte, velocidade de avanço e outras coisa mais para dimensionar o motor para o spindle.
Levando em consideração que a maioria de nossas máquinas é para serviço leve e muitos utilizam motor de mais ou menos 200w, um motor de 1/4 de CV dá 180W, um de 0,5 CV são 370W.
Se eu fosse fazer o investimento de um inversor e um motor, eu partiria direto para um de pelo menos 1CV. No custo dá pouca diferença, no peso são 2,5 KG (considerando motor normal), mas na potência vai para 750 Wats, considerando a perda, teremos uma potência muito maior que os 200W iniciais, com menos barulho, menos consumo de energia, menos manutenção e muitas outras vantagens.
Minha máquina nova será com motor de 1CV e inversor de frequência, projeto para ficar pronto até o meio do ano que vem.