Oi
Sei que a intenção é tirar a mola do relogio registrador e colocar um motor, mas..
Existem relogios que não usa corda, como aqueles cucos, que o movimento é pelo peso pendurado e quando esta acabando, nós temos de puxar novamente para cima.
Lógicamente isso é incoerente, mas apenas como lembrança, eu tinha num carro antigo , um relogio que não tinha corda, motor e nem eletronica, era um pequeno peso que ia puxando a ancora, (acho que é esse nome), e o relogio funcionava, quando chegava no fim, ele encostava no 12V, e por meio de um solenoide era puxado instantaneamente para cima e começava novamente a tracionar o mecanismo de corda.
Isso foi uma coisa que me intrigou bastante tempo, pois com o carro desligado, de vez em quando escutava um treeeq, e não sabia de onde era.
Seria uma possbilidade, um motor para dar corda.. Ou seja, aumentar a tensão da mola do relógio. Por exemplo, sempre que uma chave de fim de curso de mola distendida fosse acionada!!!
A idéia é simples e por isso boa!! Mas, teríamos de agregar mais um jogo completo de engrenagens redutoras, para permitir ao motor re-enrolar a mola.
A princípio, seria mais fácil fazer o motor mover o mecanismo do relógio, usando algumas engrenagens a mais e/ou aproveitando as próprias engrenagens do registrador. Além disso, em termos de conservação de energia, usar o motor acionando o registrador é melhor. Ou seja, a bateria durará mais.