Soldagem é comigo mesmo: não querendo ser o rei da cocada preta, mas já queimo os dedos há muitos anos com solda.
Só pra complementar, algumas questões que foram abordadas aqui anteriormente, eu humildemente solicito a ocupação deste espaço.
Ferro de Soldar: para soldar PCI, recomenda-se usar ferros pequenos, com baixa potência, até 60 W está bom.
para soldas maiores, pontes de terminais, fios grossos, etc, recomenda-se um ferro maior, de 80 W para cima.
EVITE FERROS DE SOLDAR XING-LING, como eu sempre digo, são LIXO CHINES (se tiver algum chines aqui, explico , lixo é o produto, não necessariamente o povo (é duro mais hoje em dia temos que ser muito politicamente corretos). Não adianta pagar 10 reais num ferrinho e daqui a 3 meses ter que jogar fora. A Fame tinha uns ferros muito bons antigamente.
Solda: não precisa nem ser especialista nisto, use a intuição, para soldas menores e ferro de menor potência, solda fina, para soldas maiores e ferro de maior potência, solda grossa. Para PCI, existe uma solda, que tem um diametro acredito que menor que 1mm, isto basta.
Pasta para soldar: Nestas soldas mais finas, esta pasta já está embutida na solda, parece que ela ajuda na fundição do estanho (enfim, não entendo disso, só sei que foi assim), e algumas soldas mais grossas, não vem com esta pasta, ai vc precisa ter a latinha de pasta do lado do ferro, já usei issso, e realmente o estanho não "gruda" no fio sem a dita pasta.
Confeção da Placa: Isto é um capítulo a parte para quem faz montagens eletrônicas, é um grande desafio prazeroso para uns, e um pesadelo para outros. Mas hoje com o uso do computador, e muitos programas para elaboração de layout, fica até simples a confeção das ditas placas de circuito impresso. Dê preferência a placa feita pelo software, a mão o acabamento fica horrível, e vc não poderá expor sua placa num forum como este desta categoria (brincadeira), um trabalho bem feito, pode ser feita a mão, desde que com capricho e dedicação. O que é importante na placa? Limpar bem depois de passar pelo processo de corrosão, fazer trilhas não muito pequenas, atentar muito para este fato, pois trilhas pequenas costumam desgrudar da placa durante a soldagem, e ai vc fica com vontade de arrancar os cabelos. Outro ponto é cobrir a placa com verniz depois de pronta, depois da solda e fim, nada de ficar gastando horrores em verniz especial para placa, bobagem, pode usar ate esmalte para unha.
PROCESSO DE SOLDAGEM:
O ferro tem que estar bem quente ;
A solda em contato com o ferro e o componente que esta sendo soldado, deve ficar bem fluída, e se espalhar em toda a extensão do ponto de solda.
Não exceder a 10 segundos, para soldar um componente, caso não de certo a solda na primeira tentativa, aguarde uns instantes até que o local da solda esteja totalmente frio, limpe o local, e tente novamente, NÃO INSISTA, POIS DANIFICARÁ A PLACA E O COMPONENTE, já vi gente torrando resistor de tanto que tocou o ferro em cima.
É isso, boa sorte !E cuidado pra não queimar os dedos.