Autor Tópico: Audiófilos ou não ...  (Lida 44349 vezes)

Description:

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Cavalcante

  • Fuso
  • **
  • Posts: 100
  • Sexo: Masculino
    • Pagando o Pato
Re: Audiófilos ou não ...
« Resposta #105 Online: 20 de Março de 2008, 16:42 »

Tá vendo ? Não é a primeira vez que vejo a teoria atropelada pela prática, e lembro que faço questão de uma base teórica sólida e costumo tentar abordar os probs antes de mais nada pela via teórica ...

Ressalvadas todas as coisas relevantes, a começar pelo meu mísero amp de PC e meu ouvido duro, o que em números parece muito significativo, pode ser muito menos perceptível do que se espera ... ainda menos para os desavisados ...

Fiz a última audiometria a mais de três anos e se é verdade que de lá pra cá minha audição não melhorou, na época foi considerada muito boa, melhor do que o esperado pra faixa etária e história profissional ...

Eu ouvi diversas vezes os fragmentos que vc mandou e mesmo sabendo agora qual está comprimido, ainda me soa melhor o Fly1 ... se deixasse vazar o pernosticismo que me habita, talvez eu dissesse que a psicoacústica flutua acima de nossa vã filosofia ... nada como testes cegos pra acabar com preconceitos, né ? Duplo cego então ...  ;D

O que eu queria mostrar, não sei se consegui, é que a música é outra, bem diferente. Então eu alterei o que o autor quis fazer. Se pra melhor ou pra pior, é subjetivo, e não discuto. Mas o fato é que alterei. O cara queria um sussurrinho seguido de uma barulheira danada. Nivelei tudo no meio do caminho. É perfeitamente audível, mas perdeu-se a informação dinâmica. Esse é o ponto que queria ressaltar, mas acho que não estou me fazendo entender.

Minha audição também não é das melhores, ossos do ofício, mas a memória auditiva é das melhores. Ouvindo pela primeira vez uma música, não conseguiria identificar se ela está comprimida ou não, desde que o serviço não esteja tremendamente mal feito. E truco quem diz que consegue. Agora, se já ouvi, fica fácil distinguir. É como se se mudasse o andamento da música.

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Audiófilos ou não ...
« Resposta #106 Online: 20 de Março de 2008, 17:14 »
O que eu queria mostrar, não sei se consegui, é que a música é outra, bem diferente.

Então, aos meus ouvidos não tá tão diferente ... a diferença existe e após seus comentários, indicando precisamente os pontos notáveis, fica fácil perceber, mas o que eu quero dizer é que essa diferença pode ser - e frequentemente é - muito menos importante do que possa parecer ... e nem vou comentar o ambiente da audição e outros aspectos do contexto ...

Citar
Então eu alterei o que o autor quis fazer.

Indiscutível, né ?

Citar
Se pra melhor ou pra pior, é subjetivo, e não discuto. Mas o fato é que alterei. O cara queria um sussurrinho seguido de uma barulheira danada.

Vá saber ! O autor ou o engenheiro de som ? Vc presume que não, mas talvez o autor ficasse mais satisfeito com a compressão ...

Citar
Nivelei tudo no meio do caminho. É perfeitamente audível, mas perdeu-se a informação dinâmica.

Olha, isso não me parece muito correto, eu diria que a informação foi alterada, por ênfase ou de-ênfase, mas está todinha lá e é recuperável ...

Citar
Esse é o ponto que queria ressaltar, mas acho que não estou me fazendo entender.

Vc tá se fazendo entender, sim. E o que eu quero ressaltar sempre, é que embora os conceitos que vc tá colocando sejam corretos e claros, a importância deles é menor do que parece ... há tantos aspectos embutidos nisso que a coisa fica quase intratável, se o contexto não for minuciosamente explicitado e as intenções declaradas com a maior clareza.

Veja só, sabemos logo de saída que não há fidelidade absoluta, a questão não é se, mas quão infiéis seremos, onde, quando e por que motivo e por que meios ...  ;D

Talvez devamos pensar tb a quem devemos fidelidade ... ao(s) autor(es) ? à platéia ? aos nossos próprios gostos ? a quem paga a esbórnia ?

A própria reprodução por meios eletrônicos não é uma tremenda traição ? Uma completa distorção do que seria a performance original ?

Eu acho que sabemos todos a resposta, né ?

Offline Rudolf Waller

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Audiófilos ou não ...
« Resposta #107 Online: 20 de Março de 2008, 20:10 »
Grande Cavalcante,
Bom, para o 12PW5 do Homem de Lata, se ele utilizar uma caixa de 58 litros (volume útil, descontados os volumes dos outros componentes e do próprio falante) e utilizar 7 litros de forração pesada (lã de rocha ou de vidro de alta densidade), com um duto de diâmetro de 3" e 3,43 cm de comprimento, conseguirá uma resposta bastante plana, com -3 dB em 54,5 Hz e 0 dB em 700 Hz, o que considerando o falante, está pra lá de bom.
Passando uns números da caixa. A dimensão externa é 45,5 x 65,5 x 35,5 cm, cada um dos 2 dutos tem 2,5cm e é toda feita de MDF 20mm. Com tantos "meio centímetros", acho que a caixa ficou meia boca :) Ou como costuma dizer um dos mestres, "meio aliche, meio muzzarela" :D

Se não estou errando nas contas, o volume interno (bruto) é de 80l e as paredes internas são forradas com uma manta que, segundo me lembro, o rapaz da loja comentou que era muito utilizado em sonorização de carro. É uma manta com fios de diversas cores.

Abraços,
Rudolf

PS: agradeço a ajuda de todos :)

Offline Cavalcante

  • Fuso
  • **
  • Posts: 100
  • Sexo: Masculino
    • Pagando o Pato
Re: Audiófilos ou não ...
« Resposta #108 Online: 20 de Março de 2008, 21:11 »
Rudolf, meu caro, meça a profundidade dos dutos, e podemos ver no que dá isso. O volume está muito alto e/ou os dutos subdimensionados pelo diâmetro, ainda que descontando uns 5 ou 6 litros por conta do volume dos componentes, mas acho que podemos fazer desse limão uma limonada. Um croqui do painel frontal com a disposição dos componentes também ajuda, e muito. De repente podemos matar a coisa com uma simples divisória entre o woofer e o resto dos componentes, diminuindo o volume sobre ele. Quanto à forração, é manta de algodão (feita com retalhos de fios, por isso é multicor). Tem propriedades acústicas bastante boas, mas é inflamável. Como a madeira também é, que se dane  ;D ;D ;D ;D ;D ;D. Seria bom verificar a espessura desse material, para podermos antecipar melhor a resposta, mas é dispensável.
« Última modificação: 20 de Março de 2008, 21:23 por Cavalcante »

Offline Rudolf Waller

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Audiófilos ou não ...
« Resposta #109 Online: 20 de Março de 2008, 21:21 »
Grande Cavalcante,
meça a profundidade dos dutos,
15,5 cm
Citar
O volume está muito alto, mas acho que podemos fazer desse limão uma limonada. Um croq
Qual o problema do volume ser alto?

Abraços,
Rudolf

Offline Cavalcante

  • Fuso
  • **
  • Posts: 100
  • Sexo: Masculino
    • Pagando o Pato
Re: Audiófilos ou não ...
« Resposta #110 Online: 20 de Março de 2008, 21:37 »
Qual o problema do volume ser alto?

Maiores volumes diminuem a frequência de corte (frequência na qual ocorre a deflexão da curva de resposta) do conjunto. Pegue um alto-falante e deixe-o ao "ar livre" (volume de caixa infinito). Sua resposta será na casa dos médios. Abrace-o por trás (o falante, pelo amor de Deus, não vá encoxar ninguém e falar que fui eu quem mandou!) e verá que sua resposta começa a melhorar nos graves. Tem uma teoria razoavelmente ardida por trás disso, mas imagine que temos um filtro passa-alta mecânico, de primeira ordem numa caixa selada (sem duto) e de segunda ordem numa caixa ventilada (com duto). Fazendo uma analogia com a eletrônica, o volume é o capacitor e o duto o indutor.

Offline Rudolf Waller

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Caixa acústica
« Resposta #111 Online: 21 de Março de 2008, 07:22 »
Grande Cavalcante,
Regra número um da caixa acústica bem dimensionada: o deslocamento do cone não pode ser notado visualmente. Se você vê o cone se mover, tem coisa errada.
Mais uma prá coleção :)

Olhando o PDF do rapaz, tem um trecho que diz "Parâmetros de Thiele-Small medidos após amaciamento de 2 horas com metade da potência NBR". Outra prá coleção :)

Isso quer dizer que o falante tem que ser amaciado?

Perguntinha boba: Faz diferença amaciar ou não?

Metade da potência NBR dá 150Wrms. Mas com qual freqüência?
Citar
Citar
Saudade do Marantz "quadristéreo" do meu pai... Pouquíssimos Watts, e mal conseguíamos chegar em 1/3 do volume, senão a sala explodia :) Tinha a opção de ligar os canais em ponte. Deveria ficar o bicho!!!
Eram bons mesmo. Mas vai ver as caixas que seu pai tinha também... É nelas que morava o segredo!
2 AKAI SW-135 Simplesmente fantásticas. Quando comprei o som atual nem pensei 2 vezes: as caixas do som estão aqui na frente (na saída do PC) e as Akai estão na sala 8) Pena que abriram o bico recentemente depois de uma sessão de Red Hot no último volume... Quero ver se mando recondicionar os falantes delas... Ou é melhor substituir por outros?

Abraços,
Rudolf

PS: é hoje que digiro tudo isso :)

Offline Rudolf Waller

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Audiófilos ou não ...
« Resposta #112 Online: 21 de Março de 2008, 07:38 »
Oi pessoal,

Continuando a ler os dados do falante, tem uma parte que diz "Como escolher o amplificador. O amplificador deve ser capaz de fornecer o dobro da potência RMS do alto-falante. Este headroom de 3dB deve-se à necessidade de acomodar os picos que caracterizam o sinal musical."

Foi bem parecido com o comentário que meu irmão fez anos atrás.

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Caixa acústica
« Resposta #113 Online: 21 de Março de 2008, 07:47 »
Salve Sir Jorge,
Aliás, eu adoraria conhecer a opinião do pessoal das bandas sobre um classe D ... vou ver se desencavo algum esqueminha pro Rudolf ... tá cheio de tarados por aí com alguns kilowatts instalados em carros ... o troço fica barato e pra banda de rock acho que seria bem aceitável ... CIs dedicados, pouquíssimos componentes, super compactos e leves ... a idéia tem lá seus méritos, se é que já não estão fazendo isso ...
Gostaria MUITO de conhecer (e mexer) um pouco mais sobre isso.

Há pouco tempo atrás a Freescale lançou uma linha de DSPs voltada para áudio chamada Symphony. Da última vez que pedi amostras de componentes (os sarados Coldfire) tive que me segurar para não pedir algum Symphony :) Ia coçar na gaveta, e tenho prioridades muito maiores. Na época pensava num sintetizador pra guitarra do Daniel, mas também com olhos num amplificador classe D (ou T) :)

Abraços,
Rudolf

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Audiófilos ou não ...
« Resposta #114 Online: 21 de Março de 2008, 07:55 »
O amplificador deve ser capaz de fornecer o dobro da potência RMS do alto-falante.

He, he, he ... eu adoro quando falam em potência RMS ...

Sugestão: tem algumas oficinas na Santa que recuperam os falantes. Lembro de uma entre a Vitória e Aurora que era bem reputada a uns anos atrás ... como é comum que o pessoal de bandas e os que alugam equipamentos recorram a essas oficinas, suspeito que é vantajoso recuperar ... mas claro, tem que comparar com o preço de um falante novo ...

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Caixa acústica
« Resposta #115 Online: 21 de Março de 2008, 07:59 »
Há pouco tempo atrás a Freescale lançou uma linha de DSPs voltada para áudio chamada Symphony.

Pois é ... falando muito intuitivamente, já que não tenho qualquer experiência com isso, acho que pode ser uma coisa das mais interessantes ... assim que achar os esqueminhas, mando, a coisa é absurdamente simples com os CIs que há por aí ...

Offline Rudolf Waller

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Audiófilos ou não ...
« Resposta #116 Online: 21 de Março de 2008, 08:08 »
Grande Cavalcante,
E, como o alto-falante é o gargalo limitante de potência acústica, que é o que interessa, ele deve ser dimensionado primeiro, já com um headroom em relação às necessidades reais do sistema. E de trás pra frente, todos os demais componentes também devem ser superdimensionados.
Acho impressionante como esta regra se aplica em quase tudo, e é exatamente o contrário que leigos costumamos fazer. Esquecemos (ou não lembramos) que o problema a ser resolvido é outro. Ocorreu o mesmo quando mandei fazer a caixa acústica: peguei os falantes de 10" que tinha, adicionei o driver e o tweeter e colocamos uma caixa em volta. Em nenhum momento pensei em quantificar o quanto precisava de potência para atender o recinto.

O resultado disso (também tão comum) é que sobram batatas quentes que precisam ser resolvidas. E (também muito comum), o conserto fica bem mais caro (e com resultados questionáveis) do que se fizéssemos da maneira correta...

É por estas e outras que valorizo tanto os que tem experiência, know-how. Admiro mais quem resolve algo em minutos do que os que "valorizam" o dinheiro pago em muitas horas de suor :)

Ainda aprendo...

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Audiófilos ou não ...
« Resposta #117 Online: 21 de Março de 2008, 08:24 »
Salve Sir Jorge,
Pra não perder de vista o objetivo inicial: tentávamos ajudar o Rudolf a obter um sistema mais parrudinho para a banda do Daniel ... acho que a gente tá se afastando disso, digredindo pra questões muito interessantes dos pontos de vista ético e estético, mas de escassa utilidade para os propósitos iniciais ...  :P
O assunto fugiu um tiquinho da estrada principal, mas este atalho continua na direção de onde queremos chegar ;)

Como exemplo, até poderíamos chegar à conclusão que um compressor antes de um amplificador mais potente resolva o problema. Quem vai operar a brincadeira e os conhecimentos que possui para tanto são outros quinhentos  ::) Os meninos (assim como o aprendiz de estagiário treinee que vos escreve) ainda tem dificuldade de priorizar a qualidade em detrimento da quantidade. Em algum ponto dos componentes eletrônicos (mixer, pré-amp e amp) existe um ceifamento do sinal musical. Simples de se resolver (temporariamente): Basta diminuir um pouco o ganho (no mixer) da entrada do instrumento e pronto: adeus ceifamento. Por outro lado, se o volume já estava baixo, vamos ter que baixar mais ainda? A solução pseudo definitiva carece de tempo (quem sabe hoje?): avaliar como isto está ocorrendo e resolver :)

Os atalhos tem seus encantos, desde que o rumo permaneça o mesmo ;) E continuamos falando (no meu caso, aprendendo) de sonorização & cia :)

Abraços,
Rudolf

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Audiófilos ou não ...
« Resposta #118 Online: 21 de Março de 2008, 09:12 »
O assunto fugiu um tiquinho da estrada principal, mas este atalho continua na direção de onde queremos chegar ;)

No que se refere à compressão e outros artifícios, recursos, métodos, técnicas, tô inteiramente de acordo, no que se refere aos aspectos éticos e estéticos, não.

Gosto de pensar que sou um cara de poucos preconceitos, mas posso estar sendo vítima de um deles. Explico: tô pra ver discussão sobre áudio/música onde alguém não resvale logo para as questões absolutamente irrelevantes do ponto de vista técnico, trazendo as questões de gosto pessoal, autoria, etc ... não que eu que eu considere tais questões desimportantes e desinteressantes, ao contrário, mas é algo que me frustra, pq logo se confundem as questões técnicas e as outras e ainda estou pra ser convencido de que isso é benéfico.

Pra deixar mais claro, se ainda não está:

Tô adorando toda a densa e saborosa contribuição do Cavalcante e não gostaria que toda essa experiência e conhecimento fossem diluidos em digressões que via de regra terminam em um beco sem saída ...
« Última modificação: 21 de Março de 2008, 09:17 por C N C N o w ! »

Offline Rudolf Waller

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Audiófilos ou não ...
« Resposta #119 Online: 21 de Março de 2008, 09:50 »
Oi pessoal,

As caixas (feitas há aproximadamente 1 ano) foram baseadas no modelo MB12PWB3 do arquivo anexo, tiradas do site da Selenium.

Abraços,
Rudolf

 

/** * */