Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Tópico iniciado por: lolata em 21 de Dezembro de 2007, 23:03
-
Gostaria de saber como construir um carregador de baterias, no meu caso, queria montar um carregador p/ bateria de moto 12V 9A.
Pensei em comprar aqueles carregadores que tem uma lampada, mas não sei se ele vai recarregar a bateria ou vai estragar mais ainda.
Um Abraço.
-
Lolata,
Poem até dizer o contrário, mas eu usei um destes durante um ano e meio na oficina e sempre funcionou bem, usava uma lampada de 60W.
-
Lolata,
achei este circuito, tem controle de corrente (não sei o nome do autor e nunca testei). Seria bom se os nossos anjos da guarda de eletrônica dessem um pitaco.
-
Lolata
um bom circuito para carregar baterias é um pouco complicado para pricipiantes em eletrônica, por bom entendo que o circuito deve ter controle de corrente e desligar ao completar a carga. os circuitos com lâmpada podem ser usados, mas deve-se ficar atento à corrente de carga e desligar quando a bateria atinge 13.8V, para não estragar a bateria. Para bateria de moto talvez de para usar uma lâmpada de 25W, a carga deve demorar pelo menos 4 horas, uma carga rápida ( alta corrente)
estraga a bateria .
Gilberto
Ps: o circuito postado pelo Alebe se bem executado pode prestar bons serviços
-
Gostaria de saber como construir um carregador de baterias ...
Lolata, que tipo de carregador vc precisa ? Em que a bateria é usada ?
Imaginando que vc vá carregar a bateria eventualmente, o circuitinho do link é decente, faz a carga com corrente constante e termina com tensão constante:
http://www.electronics-lab.com/projects/automotive/007/index.html
(projetado para baterias de carros mas pode ser adaptado para baterias de motois)
Os "carregadores" com lâmpadas são desaconselháveis, quebram o galho em uma emergência, mas não são nada saudáveis ...
-
Lolata,
Passa numa casa de aeromodelos que eles vendem uns carregadores para esse tipo de baterias e é muito baratinho, não vale a pena ficar montando e ainda tem garantia de 1 ano.
-
Lolata,
Passa numa casa de aeromodelos que eles vendem uns carregadores para esse tipo de baterias e é muito baratinho, não vale a pena ficar montando e ainda tem garantia de 1 ano.
Landa, vc conhece bem esses carregadores ? São honestos ?
Tô perguntando pq já ouvi coisas não muito boas a respeito ...
Claro que deve haver porcarias e coisas excelentes no mercado, mas como me parece que a tendência nessa área é um copiar o outro e de modo geral serem semelhantes, tô arriscando a pergunta ...
-
Jorge,
O que eu tinha era da hobico e nunca tive problema, eu utilizava para carregar a bateria do arrancador do motor.
Acho que devemos comprar de uma marca boa para não termos problemas, não duvido que exista porcaria no mercado.
-
Agradeço a ajuda de todos;
Como voces disseram, o circuito que o Alebe postou, seria uma boa opção, mas pelo que eu entendi, teria que "monitorar" a voltagem da bateria até chegar nos 13.8V para desligar o carregador, caso contrario poderia danifica-la, como o Gilberto comentou, não teria como fazer um recarregador "inteligente" que desligasse assim que chegasse a uma voltagem ?
Jorge, eu acabei de trocar a bateria da minha moto, paguei uma bagatela de R$ 600,00, minha moto tem 2 alarmes, que acho que a longo prazo está sugando minha bateria, fazendo com que a vida util seja diminuida.
Landa, eu já tive esse motor de Start, mas eu usava direto da bateria de carro, perto do meu barracão tem uma loja de aeromodelo, vou rocar uma ideia com o dono e ver o que ele tem para o meu caso.
Obrigado
-
Jorge, eu acabei de trocar a bateria da minha moto, paguei uma bagatela de R$ 600,00, minha moto tem 2 alarmes, que acho que a longo prazo está sugando minha bateria, fazendo com que a vida util seja diminuida.
R$ 600,00 ??!! Pq ? Não é uma bateria chumbo-ácido comum ? Se for algo diferente vai exigir um carregador adequado ...
Algumas considerações:
Alarmes de modo geral não consomem muito, seria necessário que a moto ficasse muitos dias parada para que a descarga fosse significativa. Acho que vc deveria medir esse consumo, algo mais além dos alarmes pode estar provocando a descarga.
Outra coisa, a bateria deveria ser recarregada normalmente e não exigir um carregador externo, vc pode estar com probs no circuito do alternador ou magneto ...
Em suma, se a moto é utilizada regularmente, não fica para muitos dias seguidos, vc não precisa de um carregador ...
Minha sugestão é que vc tente diagnosticar o que está de fato acontecendo, primeiro monitorando a corrente com a moto parada pra determinar o consumo, depois a tensão com ela funcionando, pra determinar se é recarregada. Vc pode ter algum prob aí, incluindo a própria bateria ...
-
... não teria como fazer um recarregador "inteligente" que desligasse assim que chegasse a uma voltagem ?
O circuitinho do link que enviei tem essa característica ...
-
R$ 600,00 ??!! Pq ? Não é uma bateria chumbo-ácido comum ?
A logica seria essa, mas nem sempre é seguida, eu acho um absurdo uma bateria "comum" de 12V e 9A custar tudo isso, nas lojas especialisadas, tem bateria quaze do mesmo tamanho com mais amperagem que custa R$ 100,00, mas não cabe no receptaculo da minha moto, tem fabricante que coloca exelente produto no mercado, mais não consegue um numero tão grande de usuarios por causa dos preços nas peças de reposição.
O que aconteceu com a bateria acho que foi normal, pois ela já tem quaze 3 anos de uso, eu uso a moto regularmente, mas uso pouco, como a moto é partida eletrica, ingeção eletronica e cheia de sensores, acho que o pouco que eu uso não consegue recarregar 100% o que consome, Quando eu dou partida na moto, o farol e a lanterna já acende, ai eu ando uns 2 km até o serviço, a moto fica parada por umas 4 ~ 5 Horas, faço a mesma coisa 4 vezes por dia, ao domingos é dificil de eu usa-la.
Com a moto desligada, fica os dois alarmes ligados, o relogio do painel e o sensor da chave cod fica piscando, talves isso somado ao tempo de uso, faça com que a bateria não suporte mesmo.
Vou tentar fazer esse circuitinho.
Obrigado
-
Jorge,
Deve ser uma Kawasaki 2500ccm aí cê sabe como é né!
-
hehehehhee.
Está longe disso Landa.
É só uma XT 660R
-
A logica seria essa ...
Lolata, eu acho o preço tão absurdo que pensaria em modificar o suporte pra aceitar baterias de preço mais decente ...
Agora a coisa tá fazendo mais sentido ... a bateria já tá idosa e o perfil de utilização pode mesmo explicar a descarga ...
Vc não tem aí uma fonte de bancada ? Pode usar pra completar a carga de vez em quando ... não há risco algum, basta ajustar a tensão direitinho ...
-
Agora comecei a gostar da ideia.
Tenho uma fonte chaveada de 15A variavel de 0 a 15V.
Como poderia usar essa fonte p/ recarregar a bateria ?
-
Lolata ja que se esta a falar de Moto eu nao resisti aqui em casa todos adoram Moto.
Meu pai fundou um motoclube com os amigos, aqui na cidade que em 2009 faz 30 anos.
Ja organizamos muitas provas de enduro por aqui Nacionais,Mundiais, esta é mesmo a prova mais antiga no pais,em 2009 vem ca os ISDE (SixDaysEnduro)que é o campeonato do mundo de selecções de enduro que tambem ja foi ai no Brasil salvo erro em 2004.
Mas vamos ao que intereça meu pai tem uma Honda PanEuropian 1100cc mas só anda nela ao fim de semana e nem todos por isso ela tinha tendencia a descarregar a bateria então ele montou um corta corrente debaixo do banco sempre que a para na garagem ele desliga a bateria rapidamente e assim dura muito mais.
Comprendo que para voce não seija muito viavel esta solução mas sempre é uma alternativa.
E aqui mais duas das quatro de ca de casa, outra Honda XR600cc e uma reliquia uma edição limitada Ducati 125cc Sixdays 1981 existe tambem uma Zundap 50cc de duas mudanças em restauro, mas dessa não tenho nenhuma foto aqui tal como da 1100cc.
(http://img526.imageshack.us/img526/5488/0412221lc9.th.jpg) (http://img526.imageshack.us/my.php?image=041222170651lc9.jpg)
(http://img526.imageshack.us/img526/8475/0601142hc0.th.jpg) (http://img526.imageshack.us/my.php?image=060114224333hc0.jpg)
(http://img184.imageshack.us/img184/8348/0601149xc8.th.jpg) (http://img184.imageshack.us/my.php?image=060114224349xc8.jpg)
Peço desculpa pela qualidade das fotos mas de momento não tenho melhores vou tirar algumas e depois posto.
-
Lolata ja que se esta a falar de Moto eu nao resisti aqui em casa todos adoram Moto.
Caro Amigo Tverm
Aqui em casa todos tambem gostam de motos, gostei muito dessas motos que voce tem na sua casa, essa Honda Pan Europian é o bicho de moto, mas p/ andar aqui por nossas estradas não seria uma moto ideal.
Qaunto a chave p/ desligar a bateria, não sei se seria viavel, pois minha moto é cheia de sensores eletronicos e tenho medo que ela "resset" alguma coisa.
Agora com a bateria nova a coisa está perfeita, mas queria tentar "recuperar" a bateria velha.
Um Abraço
-
Mais umas fotos das joias de familia.
Honda Pan-European 1100cc:
(http://img126.imageshack.us/img126/7015/dsc000bv8.th.jpg) (http://img126.imageshack.us/my.php?image=dsc006bv8.jpg)
(http://img166.imageshack.us/img166/4529/dsc00mv5.th.jpg) (http://img166.imageshack.us/my.php?image=dsc07mv5.jpg)
Ducati 125cc Regolarita DixDays 1981:
(http://img166.imageshack.us/img166/6898/dsc0006h.jpg) (http://img166.imageshack.us/my.php?image=dsc00068qk3.jpg)
(http://img166.imageshack.us/img166/5139/dsc00071jqth.jpg) (http://img166.imageshack.us/my.php?image=dsc00jq6.jpg)
Honda XR600 1991:
(http://img260.imageshack.us/img260/6143/dsc072am7.th.jpg) (http://img260.imageshack.us/my.php?image=dsc000am7.jpg)
Zundapp 50 2velocidades 19??:
(http://img260.imageshack.us/img260/1376/dsc073bo3.th.jpg) (http://img260.imageshack.us/my.php?image=dsc000bo3.jpg)
O motor da Zundapp esta em restauro:
(http://img164.imageshack.us/img164/2156/dsc000mp6.th.jpg) (http://img164.imageshack.us/my.php?image=dsc004mp6.jpg)
(http://img166.imageshack.us/img166/2006/dsc006ec1.th.jpg) (http://img166.imageshack.us/my.php?image=dsc076ec1.jpg)
-
Salve Sir Jorge,
Vc não tem aí uma fonte de bancada ? Pode usar pra completar a carga de vez em quando ... não há risco algum, basta ajustar a tensão direitinho ...
Caindo de para-quedas, como seria para "ajustar a tensão direitinho"? O que teria que ser feito? Ou é bem melhor montar o circuitinho que vossa sapiência postou?
Abraços,
Rudolf
-
... como seria para "ajustar a tensão direitinho"?
Seria ajustar a tensão para a correspondente a de máxima carga ou próximo a isto ... adota-se comumente 13,8V para as baterias chumbo ácidas na temperatura ambiente (25 ~ 30 graus).
A menção à fonte de bancada deve-se a que a maioria delas dispõe de limitação de corrente e portanto a coisa já é praticamente um bom carregador: fonte de corrente no estágio inicial, fonte de tensão pra o final (topping) ...
O que teria que ser feito? Ou é bem melhor montar o circuitinho que vossa sapiência postou?
O principal a fazer é conhecer as características da bateria pra não cometer bobagens ... o que eu tô falando aqui é genérico e mais voltado às chumbo-ácido, outros tipos, lítio, por exemplo, podem ser mais críticas e exigir maiores cuidados. Tensão exata é importante pra as de níquel/cádmio e por aí vai ...
Acho que a opção da fonte é vantajosa pra quem precisa carregar baterias de vez em quando, pra quem faz isso com frequência, acho melhor um carregador dedicado ...
-
Caro Jorge;
Agradeço as dicas, mas o cabeça dura aqui é duro de entender as coisas.
Então eu posso ligar minha fonte na bateria e colocar 13.8 volts e beleza ?
Por quanto empo ?
Eu achei um arquivo referente a minha bateria.
Obrigado.
http://www.lolata.com.br/moto/YTX9-BS_Route_Ficha_Tecnica.pdf (http://www.lolata.com.br/moto/YTX9-BS_Route_Ficha_Tecnica.pdf)
-
Hoje um cliente meu foi até o barracão e eu tirei umas duvidas sobre carregar a bateria com a fonte.
A Fonte minha é chaveada e variavel, de 3V ~ 15V de 15A, nessa fonte eu coloquei um Voltimetro e um Amperimetro.
Liguei a fonte na bateria e fui aumentando a voltagem até a amperagem chegar a 0,7A, no começo a fonte marcou 9V, com o passar do tempo a amperagem vai caindo, ai vou lá e dou uma ajustada na voltagem, sempre mantendo a amperagem em 0,7A, já faz umas 2 horas que eu coloquei p/ carregar, agora a fonte está em 12,6V, meu amigo me disse p/ ir fazendo assim até a voltagem chegar nos 13.8V.
Tomara que de certo e não judie da bateria.
Um Abraço
-
Lolata
o método de carga utilizado está certo, mas com 0,7A vai demorar muito para carregar a bateria, pode deixar a corrente em 1,5A que não vai prejudicar a bateria e carrega mais rápido, quando atingir 13,8V a carga estará completa
Gilberto
-
Gilberto;
Realmente com 0,7 estava demorando um pouco, ai eu aumentei p/ 1A e foi bem, em 5 Horas ela chegou aos 13,8V, deixei mais um tempo e amperagem foi caindo e chegou nos 0,2A, ai eu tirei a bateria da carga.
Gostei da brincadeira e entendi como funciona, isso eu achei mais importante.
Obrigado.
-
A Fonte minha é chaveada e variavel, de 3V ~ 15V de 15A, nessa fonte eu coloquei um Voltimetro e um Amperimetro.
Lolata, sua fonte tem limitador de corrente ajustável ?
-
Grande Sir Jorge.
Minha fonte não tem controle de amperagem, eu coloqei um amperimetro e um voltimetro, assim eu regulava os dois, trabalhava igual vesgo na peixaria, um olho no peixe e outro no gato, hehehhee.
-
Minha fonte não tem controle de amperagem ...
Pena , senão teria já um bom carregador ... mas vc pode pensar em adicionar um controlador de corrente constante para quando carregar baterias ... bastam dois componentes baratos e fáceis de achar, um LM317 e um resistor ... isto eliminaria o tedioso reajuste da tensão ...
Uma outra maneira de fazer a coisa é simplesmente ajustar a tensão da fonte para a tensão final da carga* e nada mais, desde que a corrente inicial não seja muito elevada (30 ~50 % da nominal, verifica-se a temperatura da bateria pra determinar isso). Com isto a corrente inicial é elevada e vai caindo, até próximo a zero (a corrente estabiliza-se em um valor bem baixo) a carga é mais demorada, mas é uma boa maneira de fazer a coisa durante a noite sem maiores preocupações.
* essa tensão final, pelo que vejo nas especificações da sua bateria, é menor do que a habitual, de 13,8V ...
-
bastam dois componentes baratos e fáceis de achar, um LM317 e um resistor ... isto eliminaria o tedioso reajuste da tensão ...
Jorge;
Gostei bastante dos dois componentes, se puder me dar umas dicas de como ligar...
Quando eu liguei a bateria na fonte, regulei a fonte com 13.8V, mas o amperimetro pulou p/ mais de 5A, ai eu baixei a coisa, fiquei com medo de fritar as coisas, hehehe
-
... fiquei com medo de fritar as coisas, hehehe
Pois é, por isso é necessário o controle da corrente ...
O esqueminha vai abaixo. Calcule o resistor assim:
R = 1,25 / I
R: valor do resistor em ohms
I: corrente desejada em ampéres
Potência do resistor:
P= I x 1,25
Basta ligar o circuitinho em série com o terminal positivo da fonte e a bateria e ajustar a tensão depois do regulador (em vazio, sem a bateria) para a desejada.
-
Como sou meio cabeça dura, vou fazer os calculos aqui p/ ver se entendi.
R = 1,25 / I
R: valor do resistor em ohms
I: corrente desejada em ampéres
Eu quero carregar a Bateria com 1A
R= 1,25 / 1
R= 1,25
Resistou de 1,25 Ohns Certo ?
Potência do resistor:
P= I x 1,25
P=1,25 x 1,25
P= 1,5625
Potencia 1,5625 Watts, Certo ?
Resistor de 1,25Ohns com 1,5625 Watts
-
Lolata,
Não sei se isto ajuda muito, mas o meu carregador que uso é da Yuasa (será mesmo ?) e pelo que lembro do aspecto técnico ele é microprocessado e carrega até 14,4 volts. Já carreguei até a bateria da camionete, levou três dias, mas carregou.
Já usei o esquema do carregador da lâmpada e acabaram com minhas baterias. Este tenho a uns 03 anos e não troquei mais de bateria.
Vamos ver se consigo carregar as imagens:
(http://)
(http://)
-
Faltou uma :P
(http://)
-
... vou fazer os calculos aqui p/ ver se entendi.
Certinho.
-
amigos, boa noite ... colocando o assunto do tópico (carregador de baterias) em pauta novamente ... eu aproveito para divulgar um projeto da revista Elektor de fevereiro, tem um projeto bacana de um carregador de baterias que inclusive verifica o estado da bateria!!
http://www.elektorbrasil.com.br/edicoes/index.asp?id_revista=74
espero ser de projeito dos amigos!!
abraço!
-
Pessoal, retomando o projeto carregador de baterias.
Agora sou eu quem preciso, tem um trator no sítio bem velho, um 65X Massei, tem trocentos anos e sua bateria vive sem carga, pois fica muito tempo sem funcionar.
Preciso de um carregador barato, porém que quando carregue parar de enviar carga, ai, eu poderia deixar ligado sempre, quando eles forem usar o trator tava carregada, é possível isso com custo baixo, sou leigo heim...
Obrigado.
-
Russo,
O das fotos que eu postei, paguei na época de dólar a R$ 3 a quantia de R$ 150,00. Diz ser da Yuasa e a previsão é ficar ligado direto.
Carrego a bateria das motos aqui e també da caminhonete que é uma bateria, diríamos "delicada" para Dodge V8 ;D demora umas 50 horas, mas carrega.
Fica bem mais barato que comprar bateria, Claro que uma hora atinge o limite, mas eleva em muito a vida útil.
Veja as especificações nas fotos anterirores. Em SP é possível encontrar na Rua General Osório.
Abraços,
Yuri - SCS - SP
-
Bom dia Yuri,
Primeiro obrigado pela dica, é um bateria grande a do trator mesmo, vai ser demorado, mas sem pressa, o cara q cuida do mesmo não tem muita informação, então teria q ficar ligado carregando sempre.
Sou de Londrina-PR, será que tem site esse cara ? Na realidade queria algo mais barato ainda, se for possível né rsrsrs.
Só para informar a todos, todos confundem mesmo, meu nome é Junior Barusso, o apelido para loga é L (ele) Barusso = lbarusso parece I, todo mundo no Site confunde hehehe, L é do primeiro nome.
Bom mais uma vez agradesso, se vcs conhecerem algo + em conta me informem.
Junior Barusso
-
Bom eu fiz um a algum tempo atraz com o lm 338 do datashet dele tem o esquema de como faser eh bem simples, não sei se vai ajudar.
ateh
-
Opa se puder passar eu agradeço, só que tem q ser bem, mas bem simples, pois não entendo de eletrônica rsrs.
Mesmo assim já agradeço.
Junior Barusso
-
Barusso, data sheets do 138/338
http://www.supplyframe.com/partsearchservlet/datasheet/LM338
-
Alebe,
Desculpa a pergunta, mas se eu pegar uma fonte de 12v e colocar não sei como um LM338 entre ela e a bateria ele vai carregar e quando "encher" vai parar de carregar ? Simples assim ?
Se sim, como fazer ? Tem uma fonte de tocaficas, alguém lembra rsrsrs.
Junior Barusso
-
Quase, vc tem que construir um desses circuitos. No primeiro só precisa 3 resistores e um capacitor eletrolitico alem do LM 338
No data-sheet tem mais informação.
-
Bom dia Alebe,
Primeiro obrigado pelas respostas e atenção.
Qualquer um dos dois projetos postados não estraga a bateria se eu deixar ligado sempre ?
Se sim, amanhã cedo vou atraz dos compenentes.
Junior Barusso
-
boa tarde
O segundo seria mais adequadro q o primeiro. se puder faça ele eh bem simples e bem confiavel
qualquer duvida soh questionar.
-
Barrusso,
Desculpe, não tinha visto sua mensagem. Como disse o jotape, use o 2º.
-
Bom dia,
Valeu Jotape e Alebe, eu tenho dificuldades em entender este circuito, achei ele na internet.
Estou confuso no U2, é um CI ? Lembre-se, sou leigo mesmo, peguei até os nomes dos componentes, isso ai eu posso só solda-los ou tenho q fazer uma placa, tem como fazer a placa na CNC ? Dá né ?
Bom acho q meu protótipo faria, mas não sei fazer o desenho, é complicado ?
Desculpem a chuva de perguntas...
Junior Barusso
-
...Estou confuso no U2, é um CI ?...
De qual circuito vc ta falando?
-
...Estou confuso no U2, é um CI ?...
De qual circuito vc ta falando?
Desculpa cara, do 2o.
Ele é que teoricamente funciona mais adequado sem queimar a bateria.
-
Ola
Eh um CI realmente de 8 pinos, sim pode fazer a placa na cnc, ou tentão procure em uma eletronica, em alguma exitem placas de cobre furadas somente com o pad para soldar os componente estilo matriz de contatos, elas são muito utilizadas para pequenos circuitos e prototicos.
Qualquer duvida pergunte
ateh mais
-
Como esse circuito não é muito complexo vc poderia fazer a placa até à mão, com caneta de retroprojetor.
-
Boa pessoal, to pesquisando mesmo...
Hoje é feriado e amanhã vai estar corrido, vou tentar comprar os compenentes e achar esta placa furada, muito obrigado pelas dicas.
Vou informando o que acontece, rsrsrs
Junior Barusso
-
Desculpe-me por ressuscitar esse tópico, mas procurei no forum e não encontrei um carregador de bateria funcional que seja muito simples como esse.
A alguns anos atrás fiquei sem partida, a bateria do carro estava com pouca água e esgotou a carga; o local não era propício para pegar no tranco, e precisava sair com o carro no dia seguinte; completei o nível da bateria com agua filtrada e improvisei um carregador de emergência.
Para minha surpresa o resultado foi melhor que eu esperava, carregou muito bem, e pude usar a bateria um bom tempo ainda.
Até hoje quando necessário ainda uso esse carregador, nunca tive problemas com ele.
Abraços...
-
Já usei isto e as baterias acabaram.
Erro em utilizar água filtrada; esta contém minerais que aderem as placas.
Utilizar água destilada, a qual é isenta de minerais.
-
Eu já usei muita água filtrada em baterias e a maioria delas ainda duraram um bom tempo (nos auto-elétricos da vida o pessoal tb usa muito). Mas, quando as placas já estão em curto não existe milagre, já era; para verificar isso, retire as tampas e coloque em curto-circuito os pólos da bateria, os vasos em curto vão ferver.
Quando a bateria chegou no fim da vida útil nem água destilada ou solução ácida dá mais jeito; a melhor solução é a troca.
Antigamente quando as baterias eram de baquelite e duravam muitos anos a água destilada era recomendada, porque volta e meia era necessário colocar água, e a carga mineral acabava sendo significativa; hoje em dia, tudo é muito descartável, as baterias duram muito pouco; uma "aguinha" filtrada não muda muita coisa não.
-
OK, pode ter dado certo, mas:
http://www.omegabaterias.com.br/problemas.htm
Resumo:
ELETRÓLITO CONTAMINADO:
A contaminação do eletrólito com agentes estranhos, principalmente sais metálicos e substâncias orgânicas, aumenta consideravelmente a corrosão das placas e separadores, Este tipo de defeito ocorre quando se coloca água de torneira, mesmo a água filtrada não deve ser usada, jamais coloque qualquer solução ácida ou deixe cair dentro dos vasos pedaços de estopa, ferro, cobre, panos, madeiras ou papel, são substância orgânicas e contaminam o eletrólito.
-
Balela; num dá nada!
Quando a bateria precisa de agua, na maioria das vezes já esta fu...mesmo...
Quem precisa quebrar um galho com sua bateria velha por mais algum tempo (milagre, eu tenho uma encharcada com água do filtro em uso à mais de um ano sem problema), pode colocar água filtrada sem medo, sé não funcionar é porque não tinha mais jeito mesmo.
Aviso ; coloque água sem agentes estranhos, principalmente sais metálicos (ferrugem, sal grosso, pó de chifre; etc...) e substâncias orgânicas (fezes, urina, vômito; etc...); e outros agentes (barro, areia, mosquito, cisquinho, etc...); ou seja, água filtrada e límpida.
Abraços...
-
Desenterrando o tópico ;D
Mas achei este projetinho e lembrei desta antiga pendenga do Lolata:
http://www.planetabuggy.com.br/eletronics/carregador.htm
Abraços
-
Grande Yuri
Voce não desenterrou só o tópico não, acho que voce tambem se desenterrou.
Estava sumido, fico feliz com sua volta.
Obrigado pela dica.
-
carregar uma bateria
temos o tamanho da mesma e o tempo como variaveis e a resultante a qualidade da carga
um bom quebra galho 14v 10amps em 10 minutos dá pra ligar o carro
uma LAMPADA +DIODO 2 dias pro ligar o carro
o que vc quer pergunto eu
-
Certa vez ouvi q pra carregar as baterias chumbo-ácido, a corrente tem q ser pulsante, do contrário formam cristais e bota a perder a bateria. isso tem procedencia?
Pergunto pq estou vendo projetos q usam o esquema de regulador de corrente com o 338 / 317, e a corrente sai contínua.