Grande Reinaldo,
Desculpem a idiotice e a pergunta mais q básica,
Na minha opinião, não existe pergunta básica, APENAS PERGUNTA.
E se você me permite a franqueza, nunca entendi por que alguém é idiota se tem uma dúvida, "básica" ou não, ou por que alguém infla o ego por saber responder. Se temos uma dúvida, apenas fazemos a pergunta e esperamos alguém nos esclarescer. Da mesma forma que não consigo entender por que a pessoa que pergunta, pede ajuda ou até mesmo faz um elogio se sente como se tivesse se humilhando ou supervalorizando a outra pessoa.
Desculpe os comentários acima, mas acho que o mundo seria muito mais bonito se todos nós nos ajudássemos, sem nos importar tanto quem ajuda e quem é ajudado
do modo como vc ilustrou estaria ligando as fontes em paralelo ... supondo que tenham a mesma tensão e sejam capazes de fornecer a mesma corrente, sim, teria a mesma tensão com o dobro da capacidade de fornecimento.
Tentando complementar a resposta do Sir Jorge, o resultado final também depende de como os enrolamentos estão ligados. Se o acesso que você tem é algo do tipo:
40V--------GND--------40V
Não há muito o que fazer. Da primeira saída de 40V até o terra são 40V e até a outra saída são 80V.
Por outro lado, se você tem:
40V--------40V e 40V--------40V
Ou seja, tem acesso às 2 extremidades dos 2 enrolamentos, você poderia ligá-las de diversas maneiras. Para tentar me expressar melhor, vou redesenhar os enrolamentos acima:
-A--------+A e -B--------+B
O "-" e "+" apenas indicam o sentido da corrente num determinado instante, ou seja, quando a primeira extremidade do primeiro enrolamento (-A) tiver tensão menor que a outra extremidade (+A), o mesmo ocorrerá no segundo enrolamento. Traduzindo, quando -A < +A, teremos -B < +B, e quando -A > +A, teremos -B > +B.
Sendo assim, podemos ligar os enrolamentos das seguintes formas:
+A ligado em -B:
-A--------+A=-B--------+B.
A tensão entre -A e +B será de 80V
+B ligado em -A:
-B--------+B=-A--------+A.
A tensão entre -B e +A será de 80V. Tudo bem sobre esta configuração ter o mesmo resultado que o anterior?
-A ligado em -B:
-A--------+A
=
-B--------+B
A tensão entre -A (ou -B) e +A (ou +B) será de 40V. Já entre +A e +B será 0V. Podemos ligar +A e +B para fornecer o dobro de corrente (se os enrolamentos forem idênticos, como disse Sir Jorge).
+A ligado em +B:
-A--------+A
=
-B--------+B.
A tensão entre -A (ou -B) e +A (ou +B) será de 40V. Já entre -A e -B será 0V. Podemos ligar -A e -B para fornecer o dobro de corrente (como a configuração anterior).
Repare que o +A e +B sempre estão à direita de -A e -B, por ser o sentido da tensão. Se tentarmos ligar +A ligado em -B (primeiro caso: -A--------+A=-B--------+B)
e ligarmos as outras 2 extremidades (-A e +B):
-A--------+A=-B--------+B
|---------------------------|
daremos um curto no trafo.
Para quem vê um trafo, ligar
-A--------+A
= =
-B--------+B
e ligar
-A--------+A
= =
+B---------B
é igual, já que são apenas fios que saem do trafo. Como poderemos distinguir quem é quem?
Primeiro temos que saber quais os 2 fios de cada enrolamento. Isso é feito com um ohmímetro, medindo cada par de fios (com o trafo desligado da rede elétrica).
Supondo A1 e A2 as extremidades do primeiro enrolamento, e B1 e B2 as do segundo (ainda não sabemos quem é -A, +A, -B e +B), ligamos A2 e B1 e ligamos o trafo na rede elétrica:
A1--------A2=B1--------B2
Se a tensão entre A1 e B2 for 0V (ou muito pequena), podemos considerar que ligamos -A e -B:
-A--------+A
=
-B--------+B
Se, por outro lado, medimos 80V, podemos considerar que ligamos +A e -B.
-A--------+A=-B--------+B
Se, para levantar quem é quem num trafo sem nenhuma indicação (nem sabemos quem é o primário e quem é o secundário), considere que normalmente o primário tem resistência bem maior do que o secundário. Outra indicação é que os fios do secundário tem bitola maior do que os do primário.
Outra indicação é como a do trafo em minhas mãos: De ambos lados tem 3 fios, sendo que de um lado é vermelho-preto-vermelho, e do outro lado é vermelho, azul, preto. ACHO que os 3 primeiros sempre são o secundário (cor1-cor2-cor1) e os 3 últimos sempre são o primário (cor1-cor2-preto), sendo que no primário, se ligarmos o preto e a cor perto dele é para rede elétrica de 110V e preto e a cor mas longe á para 220V. Foi um balconista que me ensinou isso. Desde então tenho reparado e sempre bateu. Isso é infalível? Nada é
Em caso de dúvida (ou cagaço, mesmo
), ligue o primário na rede elétrica em série com uma lâmpara incadescente. Se a lâmpada mal acender (ou nem isso), você ligou o primário na rede elétrica (corretíssimo). Já se acender forte (ou quase forte), você ligou o secundário. Se não fosse a lâmpada em série, você veria faíscas, explosões e adrenalina voando por todo lado
Reinaldo, pergunte SEMPRE. Tire TODAS as suas dúvidas. Tem um monte de gente aqui (e em qualquer lugar) que poderá lhe ajudar. Mas lembre-se que nada substitui a experiência. Leia as respostas (como a minha acima) e COMPROVE para ver se não falei besteira ou me enganei. E, se consegui responder da forma correta, nada melhor do que VER a resposta que um colega escreveu. Pode ter certeza que outras questões surgem de um experimento simples como ligar um trafo.
Exemplificando minha última frase, conseguimos (Sir Jorge e eu) obter uns 110Vac num fonte AT de computador (retificado daria mais do que 150V), apenas brincando com ligações do trafo. Não teríamos este resultado se não tentássemos entender como funciona. E, quando ligamos o trafo nesta configuração super-hiper vitaminada, algum componente pifou. E daí surgiram outros questionamentos (o famoso e sempre atual "POR QUE?").
E assim caminha a humanidade
Abraços,
Rudolf