Silvan,
Você vai ter perda de potencia, porem bem menor, pois seus 0,9 Amps serão constantes ...
Se você alimentar com a tensão nominal do motor sua perda será maior, o que acontece é que a impedância do motor varia durante o funcionamento, por esta razão se alimenta com tensão maior ...
Isto não significa que o motor estará sempre com 30 volts e 0,9 Amp , esta tensão ira variar de acordo com a variação da impedância da bobina...
Se você alimentar o motor com 30 volts sem ter um limitador de corrente seu motor vai fritar ...
Fabio, o que queima um motor é o produto da tensão x corrente (Potencia) não existe corrente sem tensão, todos os matérias condutores possuem corrente (Elétrons que se movem) mas para eles se moverem precisa de DDP diferença de potencial (Tensão)...
Você já viu um fio de cobre dar curto sem estar ligado na tomada ?
O sistema de controle de corrente coloca a disposição do motor uma tensão alem do que ele precisa, com o único objetivo de fornecer corrente para suprir o aumento da impedância das bobinas (Como disse um amigo para explicar sobre núcleo saturado, o excesso de tensão funciona como uma mola) quanto maior a impedância mais tensão é preciso para manter a mesma corrente , com isto você tem um ganho muito bom na potencia do motor ...
A tensão e a impedância, estão sempre variando durante o funcionamento do motor, isto no caso de usar este sistema com LM317...
Em um sistema tipo chopper quem varia é o tempo de ligado e desligado da tensão, em outras palavras a tensão injetada nas bobinas é sempre a mesma, mas o tempo que ela permanece ligada e desligada é que variam, em função da impedância das bobinas, com isto se cria uma media de tensão e corrente sobre a bobina ...
Abraços
Reinaldo