Olá Paulo,
Para medição de RPM existem várias formas:
Tacômetro mecânico, ele tem um adaptador, que é um pino com a ponta de borracha, que ao ser encostado no eixo do motor longitudinalmente, dá a medida do RPM.
Tacômetro óptico, pode ser colado um pedaço de fita crepe na polia e assim conseguimos medir a rpm baseado nas passagens da fita por minuto. Muito usado para medir a rotação de um motor no aeromodelismo, este é o que eu uso.
Existem outros modelos como o à laser.
Porém, existe uma forma prática e também muito usada no aeromodelismo, que consiste em gravar o áudio emitido pela fita crepe (bem de perto) durante a rotação e analisa-la com um software que possa ver a "forma de onda", como Goldwave.
http://www.goldwave.com/Aplicar Zoom na "forma de onda" até que fique visível somente dois pulsos. Quando o pulso passar pela primeira vez por Y=0 marque como sendo o ponto inicial e o segundo como final, neste instante o Goldwave informa na barra de status (rodapé) o tempo de duração entre pulsos. Divida 60 por este tempo e obterá o valor em RPM.
RPM= 60/Tempo entre pulsos.
Fui até a oficina e gravei o áudio da minha furadeira de bancada, a velocidade nominal é 3.000 RPM, medindo com um tacômetro óptico deu 3.100RPM, analisando o áudio com o Goldwave ficou: 60/0,019 = 3.157RPM, diferença de 57RPM, precisão mais que aceitável.
Espero ter ajudado, estou à disposição para qualquer dúvida. (Que eu sáiba, é lógico). :lol:
Caso tenha dificuldade na utilização do Software, grave o som emitido pela fita, que eu analiso pra você.
Clique na Figura:
Como medir RPM com um contador de frequências?
:lol: