Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Tópico iniciado por: Tecgennius em 25 de Abril de 2008, 16:02

Título: Confecção de PCI por metodo térmico
Enviado por: Tecgennius em 25 de Abril de 2008, 16:02
Ai galera eu tava pesquisando na rede descobri esse tutorial. Ele é bem parecido com outros mas tem umas esplicações bacanas e o resultadodo dele é bem interessante. Ainda naum testei.

Ops! Se alguém já postou ou ja testou podem me dizer.

A intenção é procurar novos meios (mais baratos, mais caros, que dão melhor resultado ... é mais um meio)
Título: Re: Confecção de PCI por metodo térmico
Enviado por: Cabral em 28 de Maio de 2008, 08:53
Tecgennius,

Eu tenho feito placas de circuito impresso por esse método ( ou quase esse ), e tenho tido resultados bem satisfatórios, inclusive com a colocação da máscara de componentes.
Só que ao invés de usar o papel glossy, eu uso transparência impressa na laser, depois o macete além de limpar bem a placa com bombril, é aquecer a mesma com o ferro ( colocar uma folha de papel entre o ferro e a placa ), depois é só aplicar a transparência sobre a placa ( com uma folha branca entre o ferro e a tranparência ).Fica-se fazendo movimentos circulares com o ferro até aquecer bem a placa.Quando a placa estiver muito quente ( quase não dá para segurar com a mão )
coloca-se a mesma com a transparência ainda grudada ( nâo tente descolar puxando ) em um recipiente com agua fria.Daí é só ir puxando devagar a transparência.

Para colocar a máscara dos componentes, primeiro é preciso furar a placa para depois alinhar a transparência da máscara sobre os furos e repetir o mesmo processo.Comigo funciona muito bem, claro que conforme a impressora e o ferro de passar, deve ser feitas experiências, mas quando for achado o ponto certo de fazer o processo, sempre funcionará igual.

Um abraço,

Cabral
Título: Re: Confecção de PCI por metodo térmico
Enviado por: yvesallan em 28 de Maio de 2008, 16:19
Gostei deste metodo com a transparencia...
Título: Re: Confecção de PCI por metodo térmico
Enviado por: Pauloamparo em 01 de Janeiro de 2009, 22:21
Ola pessoal, eu também já usei a parte que é descartada do papel contact no lugar da transparencia e funciona muito bem.
Título: Re: Confecção de PCI por metodo térmico
Enviado por: Blackmore em 02 de Janeiro de 2009, 00:49
Pauloamparo

pena é comprar o contact para estragar o vinil colante! :)
mas será que é mais barato que papel glossy?

abrax!
Título: Re: Confecção de PCI por metodo térmico
Enviado por: Guia CNC em 02 de Janeiro de 2009, 01:34
No meu Blog tem um assunto sobre Laminadora térmica,

depois eu irei postar aqui tmb o mesmo material

http://jostdayan.wordpress.com

Título: Re: Confecção de PCI por metodo térmico
Enviado por: Blackmore em 02 de Janeiro de 2009, 19:03
Jost,

gostei do trabalho com a laminadora, faça mesmo o tópico que vai ser muito útil ...
agora .. com essa laminadora, qual seria a qualidade, qual a espessura mínima de trilha que tu já conseguiu com este processo?

abrax!
Título: Re: Confecção de PCI por metodo térmico
Enviado por: viumau em 02 de Janeiro de 2009, 23:44
No meu Blog tem um assunto sobre Laminadora térmica,

depois eu irei postar aqui tmb o mesmo material

http://jostdayan.wordpress.com



Por falar nisso amigo Jost a minha tá funfado que é uma belezura hehehehehe em brave colocarei as fotos, e olha que ela não é a lâmpada e sim a resistência cerâmica e película, valeu pela força camarada... 8)

Ps: Esse papel indicado no seu Blog não deu certo aquí pois, o filho da mãe é tão liso que nem segura o toner (obs, minha impressora é nova e com cartucho original e com definição de 1.200 Dpi) é móle... :-[