Caro Blackmore,
tentarei explicar/reformular minha questão 3.
Quando se faz os cálculos para projeto de trafo é necessário indicar um valor (B) de unidade Gauss, alguns colocam 8000Gauss, outros chegam aos incríveis 15000Gauss.
Pelo que entendi em todas as literaturas que este valor é a capacidade de indução magnética do ferro quando envolto nas bobinas, certo?
Ok, quando voce faz um indutor com núcleo de ferro, ferrite ou outros materiais, e submete este indutor a uma corrente elétrica, é gerado um campo magnético correspondente no interior do núcleo. Ao aumentar a corrente, esse campo aumenta proporcionalmente até certo ponto, quando o material magnético começa a entrar em saturação. A partir desse ponto, o campo magnético não aumenta mais, mesmo que a corrente aumente. Imagine agora um trafo com esse núcleo, se a corrente (e o campo magnético) fosse além desse limite, toda a corrente correspondente acima desse limite não seria transferida do primário para o secundário. Ou seja, diz-se que o trafo, ou melhor, o seu núcleo, entrou em saturação. Num trafo, deve-se sempre trabalhar abaixo desse campo máximo, o qual depende basicamente da qualidade do material do núcleo. Para os ferros silicio, esse campo máximo, tipicamente, vai de 5000 Gauss (0,5 Tesla) a dezenas de milhares Gauss.
Quando vamos comprar material para fazer um trafo caseiramente, as lojas ou vendedores não indicam um valor em Gauss ou mesmo fornecer um datasheet do fabricante do material vendido?Semelhante o que a outros materiais metálicos como aço inoxidável, que empresas sérias fornecem dados químicos, de processo de usinagem e tratamento térmico para se obter o melhor resultado do material vendido por eles.
Os aços de trafo, como os aços que usamos na mecânica, são fabricados pelas usinas siderúrgicas. Sendo aços que contém altos teores de silício.
No site da Acesita (Arcelor Mittal), em
www.acesita.com.br, voce verá a composição e as especificações técnicas dos aços ao silicio que eles fabricam. Por exemplo, eu acessei o site deles e copie abaixo:
Aço silício GO - código E004 da Arcelor Mittal:
Espessura: 0,27 mm
Campo magnético máximo: 1,75 a 1,97 T (17500 a 19700 Gauss) para o aço E004
Perdas: 1,63 W/kg
No site há um catálogo (que acho que segue em anexo...) com toda a linha de aços ao silicio que eles fabricam, é interessante dar uma olhada.
A questão é que existem lojas onde não sabem qual o fabricante, o código do aço, etc. Ou pior, vendem algum material de baixa qualidade (chinês....).
Um site interessante sobre o assunto é:
http://www.epanorama.net/documents/components/transformers.htmlAbraços,