Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Tópico iniciado por: Johann em 06 de Setembro de 2013, 11:22
-
Olá, eu gostaria de saber se a algum problema em colocar uma fonte linear de 33v 15a e os drives do motor dentro de uma cpu(funcionando) que eu iria utilizar como quadro elétrico da minha router
obrigado
-
Cara, não recomendaria por algumas razões:
*Tanto o pc como a fonte irão esquentar, então a refrigeração tem que ser bem dimensionada.
*Campo magnético do transformador 'pode' causar interferência no pc, não tenho certeza.
*Peso.
*Risco de algum curto circuito, você vai ter 2 equipamentos em risco.
Fora diversas outras questões.
-
Colocar um transformador perto de um HD "mata" ele... Experiencia própria...
-
Ainda bem que nao deu tempo de eu terminar as partes de meu gabinete se nao perderia um hd
kkkkkk
-
Só pra acrescentar uma experiencia ao assunto do tópico, antigamente, na época dos AMD's athlons XP, aqueles processadores esquentavam muito, ainda mais sob overclock, então tive a linda ideia de colocar um fan 110v (desses encontrados em racks e afins), como ele ficou longe dos hd's no começo, funcionou bem por uns tempos, após eu colocar um hd bem perto dele, o mesmo começou a dar vários problemas de leitura e erro de e/s... por fim, o hd simplesmente não reconhecia mais.
-
E se for com uma distancia de mais de 30cm sera que teria problema?
Att:RUBENS
-
Talvez se fazer um teste com uma bussola, da pra saber se o campo magnético do transformador vai chegar tão longe, mas acho que 30cm já é quase 'seguro'. Embora eu reprove essa ideia.
-
Colocar uma fonte de potência (de qualquer tamanho) ao lado de um PC ou, pior ainda, dentro do mesmo gabinete da placa nua de CPU, é simplesmente absurdo, mas cada um escolhe os seus...
É uma boa prática separar as partes que lidam com potência e alimentação elétrica dos módulos e controle e de processamento. Isto é válido para qualquer máquina, sistema de controle industrial, etc.. Sendo interessante separar em gabinetes diferentes e distantes nos casos mais críticos.
Por várias razões:
-Ruído eletromagnético de várias naturezas e intensidades (campos elétricos e campos magnéticos)
-Dissipação de calor
-Capacidade de operar na presença de particulados (sistemas com ventilação forçada, carreiam poeira, micro gotículas e umidade junto com o ar, os filtros apenas retiram as partículas grossas, as mais finas entram, se depositam e pioram a dissipação de calor, causam fugas elétricas, curtos, etc...).
-Imunidade a ruído - Os PCs comuns (principalmente os "chinesinhos baratinhos") não foram projetados para operar em ambiente hostil (ruído, ventilação, ....) de uma indústria ou de controle de processos, existem até PCs industriais mais robustos, mas as CNCs hobby não chegam a tanto.
-Uso contínuo (dependendo, o uso pode chegar a 24 horas x 7 dias por semana, que é corriqueiro em sistemas industriais ininterruptos, as fontes devem possuir folgas para não sobreaquecer).
-
Sendo assim terei que deixar os transformadores fora do gabinete,,ou fazer uma cpu individual
no meu caso...