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ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Tópico iniciado por: Gilberto F. Abreu em 27 de Janeiro de 2007, 11:57

Título: Freio de motor ac
Enviado por: Gilberto F. Abreu em 27 de Janeiro de 2007, 11:57
Olá!
Tem como freiar um motor AC trifásico, com corente DC, alguem o circuito ? O motor é de + ou - 10cv  110 V.

Obrigado!

Desculpa se eu tiver no tópico errado!
Título: Freio de motor ac
Enviado por: F.Gilii em 27 de Janeiro de 2007, 12:04
Gilberto,

Posso estar enganado, mas se este motor estiver sendo controlado por um "inverter", talvez ele tenha esta função de freio...

Alguns inverters tem previsão para programar a rampa de frenagem...

Só uma curiosidade:
o motor é trifásico, mas de 110V???
Título: Freio de motor ac
Enviado por: Gilberto F. Abreu em 28 de Janeiro de 2007, 09:24
Bom Dia!
É o motor de um torno, não tem inversor,é partida direta mesmo.
E o motor é 110V por fase, não existe algus de 220V por fase Fabio?
Título: Freio de motor ac
Enviado por: F.Gilii em 28 de Janeiro de 2007, 09:52
Gilberto,

Não tenho certeza, mas acho que se o motor é trifásico, seriam 127 Volts por fase...

127V x Raiz de 3 = 220V...

Não sei explicar direito, mas se não me engano existe uma defasagen de 120 graus entre as fases numa alimentação trifásica, e é por isso que se medir entre fases encontrará mais ou menos 127 volts...

Alimentação trifásica = 3 fios
Alimentação bifásica = 2 fios

Sei que tem um jeito, mas honestamente não conheço um circuito assim...

Talvez algum dos universitários possa ajudar :)
Título: Freio de motor ac
Enviado por: NAVEGADOR em 28 de Janeiro de 2007, 10:07
Bom dia Gilberto !!!

Está marcado na placa de identificação do seu motor que ele é trifásico e 110 V ?
Se está indicando 110 V provavelmente seu motor é monofásico com 6 fios, ou é um motor fora dos padrões normais, eu trabalho com motores elétricos desde 1982 e é a primeira vez que vejo falar em motor trifásico 110 V.
Para verificar se ele é trifásico faça um teste de continuidade nas pontas do seu motor, você deverá encontrar as seguintes combinações:
Pontas 1 e 4, a primeira bobina ( se for marcado com letras U e X )
Pontas 2 e 5, a segunda bobina ( V e Y )
Pontas 3 e 6, a terceira bobina  ( W e Z )
Se for um motor monofásico você encontrará as seguintes combinações:
Pontas 1 e 2, a primeira bobina
Pontas 3 e 4, a segunda bobina
Pontas 5 e 6, a terceira bobina qe é a bobina auxiliar de partida.
Se tiver algo mais a perguntar que estiver ao meu alcance, é só dizer.

Até a próxima !!!
Título: Freio de motor ac
Enviado por: cientista13 em 02 de Fevereiro de 2007, 22:50
Gilberto

Se ve de tudo neste mundo e o que não se viu não é porque não inventaram, mas porque ainda não se teve a oportunidade de se ver.

Já vi em algumas máquinas um sistema de freio onde é utilizado uma tensão CC num enrolamento para freiar o motor. Se é bom ou não, é outro papo.

Funciona assim.

Cada vez que o contator que aciona o motor desligar, um contato normalmente fechado aciona um temporizador que aciona outro contator para mandar a tensão CC para o motor. É utilizado uma ponte retificadora de onda completa.

Onde eu vi a tensão CC era aplicada em apenas uma das fases do motor.

PS. Também já vi motor trifásico 110V / 220V (importado)
Título: Freio de motor ac
Enviado por: longhineck em 02 de Fevereiro de 2007, 23:17
cientista13
Seja bem vindo ao fórum ... tenho parentes ai em Parai minha mãe nasceu ai e conheço a cidade.
gostei da sua idéia ... tenho um motor trifásico aqui de 3,5 HP e quero fazer um sistema de freio pra ele ... você teria um esquema que descreva a sua idéia?


Moisés Longhi
Título: Freio de motor ac
Enviado por: Gilberto F. Abreu em 02 de Fevereiro de 2007, 23:41
cientista13
quem me falou disse que era assim como você descreveu mas ele tambem não tinha o esquema nem as tensão.
Título: Freio de motor ac
Enviado por: cientista13 em 02 de Fevereiro de 2007, 23:42
Moisés

É simples, e se o motor for ligado na tensão maior, mais fácil ainda.

Vamos supor que o motor seja 220/380 e está ligado em 380
as fase estão ligadas nos fios 1, 2 e 3 , estão juntos e isolados os fios 4,5 e 6.

então aplica uma tensão 220V CC numa das bobinas ligando por exemplo positivo no fio 1 e negativo nos tres juntos (4, 5 e 6).

A tensão CC é para freiar, então ela é aplicada depois que o motor é desligado, pelo contato NF do contator que liga o motor. Como a tensão é por um tempinho apenas (até que o motor pare), se utiliza um temporizador.

Para a tenão CC utilize uma ponte retificadora de uns 15A, que dá mais que o dobro da corrente do motor.

Use um contator entre a ponte retificadora e o motor.

até posso desenhar um esquema e te enviar outra hora.

quem são teus parentes aqui?
Título: Freio de motor ac
Enviado por: cientista13 em 03 de Fevereiro de 2007, 00:21
Apesar de eu ter feito curso de desenho (artístico), sou péssimo desenhista, mas fiz um esqueminha que acho que dá para entender.

K1 => contator principal
KT1 => temporizador (alguns segundos)
K2 => contator do freio
Título: Freio de motor ac
Enviado por: longhineck em 03 de Fevereiro de 2007, 02:26
cientista13
valeu pelos esquemas vo da uma estudada neles e tenta bota em prática

o meu avô é zanotto mora na linha são lucas depois da santa clara e tenho um primo o Jean comin que mora ai no centro
Abraços!
Título: Freio de motor ac
Enviado por: cientista13 em 03 de Fevereiro de 2007, 21:31
conheço a turma
Título: Freio de motor ac
Enviado por: Gilberto F. Abreu em 09 de Fevereiro de 2007, 08:11
Valeu vou colocar em pratica e conto para voces!
Título: Freio de motor ac
Enviado por: rgallas em 09 de Fevereiro de 2007, 09:46
Paraí Tchê LÔco.  Dadonde que fica esse rancho?
Título: Freio de motor ac
Enviado por: cientista13 em 09 de Fevereiro de 2007, 22:49
Paraí é o início do PARAIso.

Dá uma olhada no mapa. fica entre Bento Gonçalves e Passo Fundo.
Fica à uns 230 Km de Novo Hamburgo, no fim da serra gaúcha.
Título: Re:Freio de motor ac
Enviado por: julianogroia em 30 de Julho de 2013, 15:22
Apesar de eu ter feito curso de desenho (artístico), sou péssimo desenhista, mas fiz um esqueminha que acho que dá para entender.

K1 => contator principal
KT1 => temporizador (alguns segundos)
K2 => contator do freio

Boa Tarde senhores,
Gostaria de um esquema elétrico mais simples possível para frear um motor trifasico de 5cv atraves de ponte retificadora como mencionado,tem como me mandar?
Afinal funcionou o esquema que nosso amigo perguntou?
Preciso desta ajuda e estarei aguardando o parecer !
Obrigado e bom forun !!