Autor Tópico: Freio de motor ac  (Lida 14345 vezes)

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Gilberto F. Abreu

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Freio de motor ac
« Online: 27 de Janeiro de 2007, 11:57 »
Olá!
Tem como freiar um motor AC trifásico, com corente DC, alguem o circuito ? O motor é de + ou - 10cv  110 V.

Obrigado!

Desculpa se eu tiver no tópico errado!

Offline F.Gilii

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Freio de motor ac
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2007, 12:04 »
Gilberto,

Posso estar enganado, mas se este motor estiver sendo controlado por um "inverter", talvez ele tenha esta função de freio...

Alguns inverters tem previsão para programar a rampa de frenagem...

Só uma curiosidade:
o motor é trifásico, mas de 110V???

Gilberto F. Abreu

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Freio de motor ac
« Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2007, 09:24 »
Bom Dia!
É o motor de um torno, não tem inversor,é partida direta mesmo.
E o motor é 110V por fase, não existe algus de 220V por fase Fabio?

Offline F.Gilii

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« Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2007, 09:52 »
Gilberto,

Não tenho certeza, mas acho que se o motor é trifásico, seriam 127 Volts por fase...

127V x Raiz de 3 = 220V...

Não sei explicar direito, mas se não me engano existe uma defasagen de 120 graus entre as fases numa alimentação trifásica, e é por isso que se medir entre fases encontrará mais ou menos 127 volts...

Alimentação trifásica = 3 fios
Alimentação bifásica = 2 fios

Sei que tem um jeito, mas honestamente não conheço um circuito assim...

Talvez algum dos universitários possa ajudar :)

Offline NAVEGADOR

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Freio de motor ac
« Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2007, 10:07 »
Bom dia Gilberto !!!

Está marcado na placa de identificação do seu motor que ele é trifásico e 110 V ?
Se está indicando 110 V provavelmente seu motor é monofásico com 6 fios, ou é um motor fora dos padrões normais, eu trabalho com motores elétricos desde 1982 e é a primeira vez que vejo falar em motor trifásico 110 V.
Para verificar se ele é trifásico faça um teste de continuidade nas pontas do seu motor, você deverá encontrar as seguintes combinações:
Pontas 1 e 4, a primeira bobina ( se for marcado com letras U e X )
Pontas 2 e 5, a segunda bobina ( V e Y )
Pontas 3 e 6, a terceira bobina  ( W e Z )
Se for um motor monofásico você encontrará as seguintes combinações:
Pontas 1 e 2, a primeira bobina
Pontas 3 e 4, a segunda bobina
Pontas 5 e 6, a terceira bobina qe é a bobina auxiliar de partida.
Se tiver algo mais a perguntar que estiver ao meu alcance, é só dizer.

Até a próxima !!!

Offline cientista13

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Freio de motor ac
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 22:50 »
Gilberto

Se ve de tudo neste mundo e o que não se viu não é porque não inventaram, mas porque ainda não se teve a oportunidade de se ver.

Já vi em algumas máquinas um sistema de freio onde é utilizado uma tensão CC num enrolamento para freiar o motor. Se é bom ou não, é outro papo.

Funciona assim.

Cada vez que o contator que aciona o motor desligar, um contato normalmente fechado aciona um temporizador que aciona outro contator para mandar a tensão CC para o motor. É utilizado uma ponte retificadora de onda completa.

Onde eu vi a tensão CC era aplicada em apenas uma das fases do motor.

PS. Também já vi motor trifásico 110V / 220V (importado)

longhineck

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« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 23:17 »
cientista13
Seja bem vindo ao fórum ... tenho parentes ai em Parai minha mãe nasceu ai e conheço a cidade.
gostei da sua idéia ... tenho um motor trifásico aqui de 3,5 HP e quero fazer um sistema de freio pra ele ... você teria um esquema que descreva a sua idéia?


Moisés Longhi

Gilberto F. Abreu

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Freio de motor ac
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 23:41 »
cientista13
quem me falou disse que era assim como você descreveu mas ele tambem não tinha o esquema nem as tensão.

Offline cientista13

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« Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 23:42 »
Moisés

É simples, e se o motor for ligado na tensão maior, mais fácil ainda.

Vamos supor que o motor seja 220/380 e está ligado em 380
as fase estão ligadas nos fios 1, 2 e 3 , estão juntos e isolados os fios 4,5 e 6.

então aplica uma tensão 220V CC numa das bobinas ligando por exemplo positivo no fio 1 e negativo nos tres juntos (4, 5 e 6).

A tensão CC é para freiar, então ela é aplicada depois que o motor é desligado, pelo contato NF do contator que liga o motor. Como a tensão é por um tempinho apenas (até que o motor pare), se utiliza um temporizador.

Para a tenão CC utilize uma ponte retificadora de uns 15A, que dá mais que o dobro da corrente do motor.

Use um contator entre a ponte retificadora e o motor.

até posso desenhar um esquema e te enviar outra hora.

quem são teus parentes aqui?

Offline cientista13

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« Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 00:21 »
Apesar de eu ter feito curso de desenho (artístico), sou péssimo desenhista, mas fiz um esqueminha que acho que dá para entender.

K1 => contator principal
KT1 => temporizador (alguns segundos)
K2 => contator do freio

longhineck

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« Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 02:26 »
cientista13
valeu pelos esquemas vo da uma estudada neles e tenta bota em prática

o meu avô é zanotto mora na linha são lucas depois da santa clara e tenho um primo o Jean comin que mora ai no centro
Abraços!

Offline cientista13

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« Resposta #11 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 21:31 »
conheço a turma

Gilberto F. Abreu

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« Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 08:11 »
Valeu vou colocar em pratica e conto para voces!

Offline rgallas

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« Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 09:46 »
Paraí Tchê LÔco.  Dadonde que fica esse rancho?

Offline cientista13

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« Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 22:49 »
Paraí é o início do PARAIso.

Dá uma olhada no mapa. fica entre Bento Gonçalves e Passo Fundo.
Fica à uns 230 Km de Novo Hamburgo, no fim da serra gaúcha.

 

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