Um tempo atrás, precisei fazer um "retificador" para ligar um motor de 200V DC na rede 220AC.
É um motor da Action Motors, modelo PM105-2V
http://www.actionmotors.com.br/motor_pm105.htmMinha idéia foi usar um circuito com um SCR BT151 com um diac setado em um ponto fixo por um resistor e um capacitor, usei tambem um diodo em antiparalelo e um Snubber.
O negócio funcionou muito bem, consegui manter uma tensão DC de quase 200 V chegando no motor, vou deixar os arquivos aqui pra quem precisar de algo parecido.
Mas onde quero chegar é no seguinte, quando liguei sem carga, tinha uma determinada tensão e corrente que dava determinada potência. Ao colocar alguma carga no eixo, a tensão baixava e a corrente aumentava, dando praticamente a mesma potência. Esse aumento de torque solicitado pelo sistema foi compensado pelo circuito aumentando a corrente.
Isso me levou a acreditar que mesmo havendo essa queda de tensão RMS, existiu um aumento de corrente pra compensar o torque (Acho que pra esses motores DC o torque é o produto de uma constante x corrente). Jorge, me corrija se eu estiver errado ou traduza usando sua didática inoxidavel, he he he.