Pessoal,ola!
Um amigo pediu se eu poderia ajuda-lo (de graça) no conserto de uma máquina de solda TIG da marca Esab Caddy 130 amperes (sucata de firma).
Ao abrir a máquina notei que estava faltando os tramsistores IGBT( canal N gate 15 volts) que ficam embaixo (na foto) do transformador com frios brancos (Indutor de frequencia).Também faltando os diodos rapidos que vão nestes transistores para segurar a corrente reversa do indutor e evitar a queima deles.Os quatro transistores funcionam em conjunto de 2 no positivo e dois no negativo. Fui em Campinas comprar os tais transistores para ver se a maquina funcionava mais não achei nada, só achei na farnell. Então comprei em Campinas 4 IRF680( baratinho) só para verificar se a maquina estava funcionando ou seja gerando a frequencia para o indutor e realmente a maquina funciona , só esta faltando os transistores IGBT e os diodos rapidos .Tentei ligar para o suporte da Esab mais como esta máquina é antiga eles não tem o esquema .A máquina chaveia 280 volts neste indutor com 20 amperes! de consumo maximo . no modo (PWM) CI UC3845N como nos motores de passo controlando a corrente e não queimando o indutor . Achei super interessante um transformadorzico de nada entrar 280 volts 20 amperes e sair 24 a 55 volts 130 amperes! sem queimar! E o fio do bichinho é bem grosso.
Anexei um msofet de venda da Farnell. Sera que este aguenta? E qual diodo rapido devo utilizar? Também anexei explicaçao da Siemens sobre mosfet IGBT. Alguem poderia me ajudar?
Qualquer duvida de não entendimento é só perguntar.
Desde já agradeço : Yves