Algue'm indicaria/teria um FAQ sobre significado/leitura dos datasheets? Poruqe são muitos valores, quais deles realmente uso? Coisa do gênero.
Não conheço algo assim, mas os parâmetros mais básicos são os mesmos pra quase qualquer caso: tensão, corrente, potência, área de operação segura, velocidades, tabelas verdade, etc ...
As peculiaridades do componente são sempre descritas e há sempre exemplos de aplicação.
Via de regra o significado dos símbolos dos parâmetros é descrito, bem como as condições aplicáveis, valores típicos e máximos / mínimos absolutos, as unidades são indicadas. A coisa é relativamente óbvia no contexto mais amplo da eletrônica e no contexto mais estreito daquela família de componentes. O que não for imediatamente claro, pode ser esclarecido pela leitura de todo o documento e/ou busca no texto de todas as ocorrências daquele parâmetro ou conceito ou o que for.
Não é muito raro que alguns trechos sejam de fato obscuros e muitas vezes só a montagem de um protótipo vai esclarecer definitivamente algumas dúvidas, na verdade este é o único meio prático para alcançar compreensão aprofundada, mais ainda quando a aplicação desvia-se do estabelecido nas especificações e nos exemplos de aplicação.
Interpretar especificações e discernir quais são as mais relevantes não é coisa fácil, exige pesquisa e estudo com dedicação, conhecimento, experiência e bom senso, tudo coisas que não se compra na quitanda ... só a prática vai trazer fluência e segurança, não há receita de bolo ...
... vou focar nesse CI para controlar o Motor DC, alguém se habilita a me ajudar? Pois a experiência que adquiro já aplico em outros casos.
Minha sugestão, se o que vc quer é controlar motores de passo, é que monte uma interface com base no par L297 e L298, ou pelo menos o L297, como é o caso da CNC3AX. São mais disponíveis em nosso mercado e disponibilidade é algo que deve ser sempre considerado.
As data sheets e notas de aplicação do par são uma excelente fonte pra aprender e familiarizar-se com as questões básicas relativas ao controle de motores de passo.
Nada contra o LMD18201, que pode inclusive ser controlado pelo L297, mas acho mais produtivo começar com um projeto integrado,completo, sabidamente funcional e de utilização imediata e nada impede que continue no futuro próximo suas pesquisas e aprendizado brincando tb com motores DC e sistemas servo em malha fechada, radicalmente diferentes e mais complexos que sistemas em malha aberta com motores de passo.