Autor Tópico: Motor trifásico  (Lida 113630 vezes)

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Offline minilathe

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Re: Motor trifásico
« Resposta #270 Online: 23 de Maio de 2009, 04:14 »

Dicas de como construir conversores de fase (monofásico para trifásico) usando motores trifásicos e capacitores em:
http://www.metalwebnews.com/howto/ph-conv/ph-conv.html

Empresa que vende esse tipo de conversor de fase:
http://www.acephaseconverter.com

Também é possível converter de bifásico (2 fases defasadas de 90 graus) para trifásico e vice versa, usando dois transformadores em ligação Scott T, ver figura.

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Re: Motor trifásico
« Resposta #271 Online: 23 de Maio de 2009, 07:48 »
... para poder usar o reverso do torno,coisa que não e possivel com capacitor gerando a 3 fase...

Quem falou que não é possível ?

Jose Carlos Felix

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Re: Motor trifásico
« Resposta #272 Online: 23 de Maio de 2009, 09:03 »
Pessoal

   Dei uma olhada nestes circuitos de conversão de bifásico pra trifasico.
   E na verdade o que os caras estão propondo é que o capacitor é ligado apenas na partida do motor, pra dar o sentido de giro. depois o capacitor é retirado, e o motor gira com duas fases (gambiara de primeira).

     É mais facil fazer como disse Marcomartim e ligar o neutro na partida.

  Neste outro é o gerador de terceira fase a partir de um motor trifasico.
     
 
   Em ambos os casos à muita perda de rendimento, é como se fossemos andar com um carro com de quatro pistões com apenas dois.

       Abraços

Offline minilathe

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Re: Motor trifásico
« Resposta #273 Online: 23 de Maio de 2009, 11:04 »
   Em ambos os casos à muita perda de rendimento, é como se fossemos
 andar com um carro com de quatro pistões com apenas dois.

Há perda de rendimento sim, mas é tão elevado. Mas existe o fator custo / benefício. Por exemplo, muitas vezes não se tem à mão um inversor de frequência (devido ao $$$ ou por outras razões), nem sempre se trabalha da maneira mais otimizada, em qualquer atividade  ;)

Também é necesário considerar a potência do motor, a não complexidade da aplicação, se é necessário controlar a rotação....

Jose Carlos Felix

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Re: Motor trifásico
« Resposta #274 Online: 23 de Maio de 2009, 12:35 »
Citar
Há perda de rendimento sim, mas é tão elevado.
    Há? Se Voce quer dizer que a perca de potencia é pequena, ela vai ficar na casa de no minimo 33% em motores de baixa potencia, isso não vai representar muito, mas em motores maiores vai piorar pois teremos mais fatores a considerar como inercia do conjunto por exemplo.
    Quanto ao custo de inversores, acredito que esse não é o caso. O objetivo pelo que vejo aqui é não ter custo algum. pois existem outras soluções.
      Quanto ao uso de dois transformadores em ligação Scott T , o custo para mandar fazer algo assim fica mais caro que os inversores.
       Não to dizendo que não é pra ligar um motor trifásico em bifasico, ou em monofásico se preferirem. Só tem que analizar que tipo de gambiara é que voce quer ter em seus equipamentos.

Offline minilathe

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Re: Motor trifásico
« Resposta #275 Online: 23 de Maio de 2009, 15:04 »


Cada solução tem seu espaço e a conveniência é escolhida pelo usuário. Conversores de fase podem ser uma solução antiga, mas não deve ser chamada de gambiarra, pois também é usada em trasporte público (trens) em vários países da Europa, onde trens são alimentados por um fio, mas seus motores são trifásicos. Há abundante informação sobre o assunto:
http://www.phase-a-matic.com
www.acephaseconvert er.com
http://www.phaseconverterinfo.com

Voce também pode se informar em:
http://en.wikipedia.org/wiki/Rotary_phase_converter

A ligação Scott T, que também não é uma gambiarra, é citada inclusive na literatura técnica, qualquer bom livro de engenharia elétrica apresenta a mesma. Já foi muito usada nos primórdios da distribuição de energia elétrica.

A palavra gambiarra muitas vezas está ligada à improvisação, ou usar de maneira incorreta alguma coisa, que acho não ser este o caso dos conversores de frequência e da ligação Scott T...
sais.

Acho que niguém aqui está recomendando fazer isso ou aquilo, tudo depende da conveniência e dos recursos disponíveis, cabe a avaliação de cada um. Também não acredito em soluções perfeitas e universais para qualquer situação e caso particular.

Afinal, que solução é esta que não tem custo?

Jose Carlos Felix

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Re: Motor trifásico
« Resposta #276 Online: 23 de Maio de 2009, 15:44 »
minilathe

Citar
Cada solução tem seu espaço e a conveniência é escolhida pelo usuário. Conversores de fase podem ser uma solução antiga, mas não deve ser chamada de gambiarra, pois também é usada em trasporte público (trens) em vários países da Europa, onde trens são alimentados por um fio, mas seus motores são trifásicos. Há abundante informação sobre o assunto:
http://www.phase-a-matic.com
www.acephaseconvert er.com
http://www.phaseconverterinfo.com
        O primeiro, e segundo link, não tem nada a ver com motor trifáfico isso ai é tudo menos um MOTOR COMUM.

        O terceiro tá falando de distribuição de energia no que é de mais novo no mercado de eletronica digital.

     
Citar
A palavra gambiarra muitas vezas está ligada à improvisação, ou usar de maneira incorreta alguma coisa, que acho não ser este o caso dos conversores de frequência e da ligação Scott T...
       Estes não foram exemplos de gambiarra e sim de custo.

       Gambiarra é ligar o motor Trifasico em duas fase com neutro ou com Capacitor isso é gambiarra.
       Entretanto esta ligação Scott T tem cara de Subterfugio técnico. (vulgarmente chamado de gambiarra da boa)
       
       
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Cada solução tem seu espaço e a conveniência é escolhida pelo usuário. Conversores de fase podem ser uma solução antiga, mas não deve ser chamada de gambiarra, pois também é usada em trasporte público (trens) em vários países da Europa, onde trens são alimentados por um fio, mas seus motores são trifásicos
      Por traz disto tem muita eletronica de ponta.

     
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Afinal, que solução é esta que não tem custo?

     É a solução de ultima hora onde voce tem que ligar um motor trifásico em bifasico mas não tem um puto pra investir em um outro motor bifasico ou qualquer outra solução. E ou voce fica sem trabalhar ou corre o risco de ver o bichinho queimando.
       

Jose Carlos Felix

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Re: Motor trifásico
« Resposta #277 Online: 23 de Maio de 2009, 15:59 »

       Acho que realmente muita gente aqui não tem condição de ter redes trifasicas e poder colocar em seus inventos moteres de baixo custo como os trifásicos, onde muitas vezes o motor bifasico custa até dez vezes mais.
       Mas o ideal seria pedir a ajuda do grande Carlos que entende tudo de Inversores, e trocar umas idéias com ele para ser desenvolvido um circuito, talvez com base em seu projeto de controlador, para Retificação e conversão de rede bifasica em Trifasica (sem variar a frequencia é claro), o que sim desta forma traria frutos a todos. Quem sabe ele aceita o desafio de criar um projeto assim ou algum outro?

Offline minilathe

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Re: Motor trifásico
« Resposta #278 Online: 23 de Maio de 2009, 16:00 »
Informações sobre a história dos trens (inclusive elétricos) na Europa:

http://www2.chem.elte.hu/gigant_club/mav/electric_story.html

No início da eletrificação das cidades e dos meios de transporte, a eletrônica não existia, usavam-se dispostivos eletromecânicos, conversores de fase dinâmicos e estáticos e todas essas coisas que ainda estão por ai... úteis gambiarras...

Offline minilathe

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Re: Motor trifásico
« Resposta #279 Online: 24 de Maio de 2009, 08:43 »
Mas o ideal seria pedir a ajuda do grande Carlos que entende tudo de Inversores, e trocar umas idéias com ele para ser desenvolvido um circuito, talvez com base em seu projeto de controlador, para Retificação e conversão de rede bifasica em Trifasica (sem variar a frequencia é claro), o que sim desta forma traria frutos a todos. Quem sabe ele aceita o desafio de criar um projeto assim ou algum outro?

Voce estaria sugerindo o desenvolvimento o circuito de um inversor estático para atender ao pessoal do forum?

Offline Rafaelvital

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Re: Motor trifásico
« Resposta #280 Online: 19 de Agosto de 2010, 22:58 »
BOM PELO VISTO JA FAZ TEMPO Q NAO ABREM ESSE BAU AQUI. BOM VOU MEXER MAIS UM POCO VE OQ TIRO DESSES "PAIS DOS LEIGOS".=]


EU PRECISO DE AJUDA COM LIGAÇÃO DE UM MOTOR TRIFÁSICO E REDE BIFÁSICA VC PODERIA ME AJUDAR?

COMPREI UMA AFIADODA DE SERRA CIRCULAR MOTOR DE 1,5 CV, PRETENDO LIGAR COM O CAPACITOR VISTO Q JA CONHEÇO UM POCO DO ASSUNTO. ( EU LIGAVA AS GUILHOTINAS Q MEU SOGRO FABRICA COM ESSE ESQUEMA EM LOCAIS ONDE SÓ TINHAM O BIFÁSICO, MAS COMO PERDE-SE MT ARRANQUE, USAVAMOS 2 MOTORES, O DE 7 CV PRA GERAR A 3 FASE E COM ELE LIGAVAMOS O DE 5, FICAVA UMA BELEZA NUM PERDIA ND NO ARRANQUE, EU ACREDITO POIS EU VI, ELE FALOO Q O SEGREDO ERA USAR O MOTOR Q GERA MAIS FORTE DO Q O Q SERIA USADO EM SUA MAQUINA).

MASSS O Q EU GOSTARIA MSM DE SABER É:


ELE DISSE UMA VEZ Q VIU UM HOMEM FAZENDO UMA LIGAÇÃO COM 2 CAPACITORES PRATEADOS Q FUNCIONOU PERFEITAMENTE SEM A NECESSIDADE DE UM MOTOR, ELE LIGO O DE 5CV EM REDE BIFÁSICA COM 2 CAPACITORES E O MOTOR NAO PERDEU ND NO ARRANQUE. O.0
SE SOUBER POR FAVOR ME AJUDE E ME MANDE DE UM COMO SIMPLES COMO É FEITO  =].
POIS NAO SEI MT SOBRE ISSO, GRÁFICOS N VOU ENTEDER RSRS MANDE O MAIS SIMPLES POSSIVEL.

MTT OBRIGADO DESDE JÁ!

Offline Rafaelvital

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Re: Motor trifásico
« Resposta #281 Online: 22 de Agosto de 2010, 20:35 »
Opa arrumei algo mais... o cara usou um capacitor de aluminio, oq aconteceu ele ligava a maquina sem o "esquema de campainha", o motor rodava e o capacitor nao estourava  :o ,o capacitor ficava ligado direo sem estourar, vamos lá pra vcs é facil pessoal,digam como ligar pra mim por favor  :P.
Desde já obrigado!

Offline minilathe

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Re: Motor trifásico
« Resposta #282 Online: 22 de Agosto de 2010, 22:55 »
Seria isso:

Offline Rafaelvital

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Re: Motor trifásico
« Resposta #283 Online: 23 de Agosto de 2010, 12:20 »
minilathe  desculpe se estou falando besteira mas como ja disse nao entendo mt sobre isso.
no nº1 vc falo q seria fase, nº 2 vc falo q seria outra faze (caso a rede fosse 110?) ou (neutro se fosse 220*)...   * mas aqui o 220 são 2 fios, o eletricista falo q é tipo 110 em cada, junto da 220 nao tem neutro, qd tive um tempinho explica ae por favor.
E o capacitor tem q ser o de aluminio? um especial, ou pode ser o normal msm? diga qual seria por favor.

Obrigado pela ajuda  :).

Offline Rafaelvital

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Re: Motor trifásico
« Resposta #284 Online: 23 de Agosto de 2010, 12:24 »
ahh disse q é são com 2 fios com 110 em cada pq sei q em alguns lugares vi 220 com 1 foi tendo 220 e o outro sendo neutro, ai queria saber como faria isso em lugar onde é 220 com 110 em cada. :-\

 

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