Autor Tópico: Motor trifásico  (Lida 117123 vezes)

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Offline F.Gilii

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Motor trifásico
« Resposta #45 Online: 12 de Agosto de 2007, 19:39 »
Pessoal,

Não conheço de eletrônica o suficiente para embasar algumas opiniões, mas não seria o caso de pensar em fazer um motor desses para operar em tensões comuns de rede, como 110V ou 220V???

Digo isso porque a idéia é baixar a corrente de trabalho, pois estou achando que sçai circuitos e corrente mais complicadas de lidar...

Se ao invés de usar um motor de 12V que consuma 60Amperes (720 Watts - quase 1 CV), porque não fazer um motor para por exemplo 220V e que puxe uns 3,5 Amperes?

A faixa de potencia será a mesma, mas acho que bem mais simples de lidar com estas correntes...

Landa

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Motor trifásico
« Resposta #46 Online: 12 de Agosto de 2007, 19:54 »
Um outro pensamento...

Eu não conheço os motores eletricos dos aeromodelos, os meus sempre foram glow, eu não tenho ideia se um motor desses pode ficar ligado por mais de uma hora direto. Não sei o quanto esquenta.

Num avião, o tempo médio de vôo é de 15 minutos, pois depois disso a bateria do motor se esgota.

Eu particularmente sou da mesma opinião do Fábio, mas opto pelos 127VCA, rede domestica que eu disponho.  Para quem tem 220VCA, é claro, é muto melhor.

Offline F.Gilii

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Motor trifásico
« Resposta #47 Online: 12 de Agosto de 2007, 20:05 »
Landa,

Disse tudo isso porque se á para fazer um motor desses, normalmente o caboclo vai comprar um conjunto de imãs de terras raras, reenrolar o motor, balancear, etc, e de quebra precisa de um speedy control capaz de lidar com toda essa cavalaria...

No caso de um motor de modelo talvez por causa da tensão, os SC precisam ter muita capacidade não só na corrente contínua, mas nos pulsos, ....

Se é para ter todo este trabalho, porque não tentar fazer um motor mais parrudinho para uma tensão mais alta???

Lendo uma dessas páginas - se não me engano aquele site alemão muito bom (speedyBL se não me engano), eles comentam que os motores podem ter diversos polos...

Ontem desmontei um motor pequeno de indução que queimou, e tem seu núcleo de 7 polos...este pode ser um belo candidato...

Offline F.Gilii

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« Resposta #48 Online: 12 de Agosto de 2007, 20:11 »
Landa,

Ainda não é isto, mas é uma idéia...
http://www.flyelectric.ukgateway.net/motors.htm

Outro:
http://www.gobrushless.com/GBL_single_v2.pdf

Esta página está em Alemão, mas é a mais técnica que eu já ví...:
http://www.powercroco.de/
« Última modificação: 12 de Agosto de 2007, 20:24 por fgilii »

Offline gimbabf

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« Resposta #49 Online: 12 de Agosto de 2007, 20:28 »

   Dog of War

   em uma coisa voce está enganado, sou técnico em eletronica, conserto TVs etc. e sou especializado em som profissional, monto amplificadores de alta potencia, mas não entendo nada de motor Bruschless e seu controle.
   o  HD desmontado não era igual ao da foto quando achar o casco posto foto (procurei hoje mas não achei é muita tranqueira aqui )
   obrigado pelos comentários, se voce monta o circuito é só mandar e-mail, tem no meu perfil, ou se puder postar o esquema aqui acho que todos vão aproveitar
  obrigado  Gilberto

Offline gimbabf

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« Resposta #50 Online: 12 de Agosto de 2007, 20:40 »

    Pessoal

   talvez o Fabio esteja certo, em motores maiores mais voltagem e menos corrente, é uma pena que eu não tenha nenhum dado do motor sobre voltagem e corrente, o motor tem imãs bem fortes, se uma peça de metal encosta é difícil tirar, a espessura do fio é de aproximadamente um milimetro quadrado, são quatro imãs no rotor e doze polos, cada enrolamento tem aproximadamente 20 espiras, talvez com esses dados alguem que entenda desses motores possa ter uma idéia melhor
   agradeço muito a força de todos  Gilberto

rodrigosanzovo

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« Resposta #51 Online: 12 de Agosto de 2007, 20:43 »
Gimbabf, se eu nao me engano la no link que es postei tem o esquema para fazer o calculo de voltagem, amperagem etc...com esses dados que voce tem..

Dai voce tem que ver o tipo de enrolacao também...la explica isso...

Offline Brenck

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« Resposta #52 Online: 12 de Agosto de 2007, 20:49 »
Mas quando se faz o brushless dc, qual o formato de imãs que se usa? aquele do link que o Fábio passou ele é quadradinho mas ali eu não entendi muito bem... é como se o rotor fosse o induzido... e a parte do meio ficasse os fios de cobre do induzido. Lá me parece que ao invés da parte do meio girar, a parte de fora que gira e o meio fica parado...
Eu animava de fazer um dc mas queria primeiro saber direito como funciona essa coisa dos imãs e tal e o balanceamento e tudo mais... para que eu pudesse comprar eles no formato certo.

rodrigosanzovo

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« Resposta #53 Online: 12 de Agosto de 2007, 20:53 »
Sim Brenck, nos motores brushless, e a parte de trás, que e fixada ao eixo, ela que se move.
O meio ( enrolamentos ) fica parado. eu tenho uns motores brushless aqui, posso fazer uns videos para voce, abrir ele no video... que acha?

Offline gimbabf

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« Resposta #54 Online: 12 de Agosto de 2007, 20:54 »
    Rodrigo

   estou vendo aos poucos os links que voce postou mas é bastante material, eu chego lá
     obrigado   Gilberto

Offline gimbabf

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« Resposta #55 Online: 12 de Agosto de 2007, 21:10 »

      Brenk

   isso eu já aprendí, no Bruschless a parte que gira vai ser sempre a com os imãs e esta pode ser interna ou externa, procura no São google por "weg" lá no site deles tem muita coisa sobre Bruschless pena que é quase tudo para AC, eles tem motores Bruschless industriais enormes e tem mais essa o Bruscheless pode ser DC ou AC
      Gilberto

   ps: tem um motivo lógico, os imãs no rotor é muito mais fácil de balancear
« Última modificação: 12 de Agosto de 2007, 21:21 por gimbabf »

Offline Brenck

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« Resposta #56 Online: 12 de Agosto de 2007, 21:15 »
Rodrigo,

Se não for pedir muito.... eu acho ótimo pois não tenho nenhum brushless aqui...

Mas não tem como fazer um com os imãs no induzido? Me parece que seria mais fácil.... existem uns imãs em formato tipo de bucha... ou tubo de paredes grossas.... que passando um eixo la dentro, na prescisão e pressão claro... daria para fazer um induzido belezinha... Tudo bem que tem que ver para onde estão virados os polos do imã...

Outra coisa, o caboclo do aeromodelo usou varios pequenos imãs, tem a ver isso? tipo isso influencia na rotação final e tal? Ou foi apenas porque ele tinha aqueles lá e para oucupar o espaço ele usou vários? Pois pense bem se ele arrumasse 2 imã em formato de ''C'' ou meia lua, do tamanho do bell lá ele poderia usar apenas um positivo e o outro negativo.... Ou isso influencia na rotação, torque... etc? Considerando o valor final da potencia dos imãs seria o mesmo

rodrigosanzovo

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« Resposta #57 Online: 12 de Agosto de 2007, 21:17 »
Isso influencia...se reparar, o motor que ele fez tem 9 polos, a quantidade de polos influencia em torque velocidade,etc...

O que influencia tambem e a bitola ( diametro ) do fio, o tipo de ima e etc...

Offline Brenck

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« Resposta #58 Online: 12 de Agosto de 2007, 21:18 »
Gilberto,

Então vende imãs já mais ''padrões'' para se colocar em eixo? Eu acho que seria mais fácil a cosntrução se prendesse os mesmos no induzido com o eixo (no meio), e para questões de balanceamento também talvez seria melhor...

Offline gimbabf

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« Resposta #59 Online: 12 de Agosto de 2007, 21:26 »

      Brenk

   isso eu não sei talvez o Dog ou o Rodrigo possam dizer

 

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