Autor Tópico: Motor trifásico  (Lida 117187 vezes)

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Offline F.Gilii

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Re: Motor trifásico
« Resposta #90 Online: 13 de Agosto de 2007, 21:34 »
Brenk,

Posso estar errado, mas acho que o conceito é o mesmo - a divisão dos enrolamentos (a sequencia) é sempre a mesma...

Offline F.Gilii

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Re: Motor trifásico
« Resposta #91 Online: 13 de Agosto de 2007, 21:36 »
Brenk,

Sobre os imãs, deve-se levar em consideração que o ferro da carcaça ajuda no fluxo magnético, redirecionando ou concentrando para um melhor aproveitamento...

Offline Brenck

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Re: Motor trifásico
« Resposta #92 Online: 13 de Agosto de 2007, 21:46 »
Fábio,

Eu estava pensando em colocar os magnetos no eixo ao invés de colocar na parte externa como nos motores desses links...

Ou isso complica muito? Pq penso que tornear um eixo balanceado seria bem mais fácil que tornear um ''bell'' com um eixo preso a eles balanceado.... não que eu iria tornear nenhum dos dois mas seria mais facil e mais barato para o torneiro.

Offline gimbabf

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Re: Motor trifásico
« Resposta #93 Online: 13 de Agosto de 2007, 21:50 »
      Brenk

    Voce está acostumado ver pequenos motores DC desmontados, se pegar um motor AC vai ver que já está tudo lá, enrolamentos na parte extrerna e rotor magnético mas vai ter que fazer novos enrolamentos de acordo com o necessário e usinar a parte central para poder colocar os imãs, é ai que entra os links colocados nesse fórum vc só troca as bolas interno e externo + muita leitura + mais imaginação e voilá um Bruschless !
    Gilberto

Offline F.Gilii

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Re: Motor trifásico
« Resposta #94 Online: 13 de Agosto de 2007, 21:56 »
Brenk,

Aí é que está - eu não sei ou melhor, não tenho idéia das dimensões que o rotor deveria ter caso se opte por usar os magnetos no eixo, e este iria rodar assim como num motor comum...

Meu pensamento está numa encruzilhada, pois um caminho seria fazer um núcleo de rotor em ferro silicioso com um diametro generoso, e na sua periferia fixaria os ímanes, mas confesso que não faço idéia como, pois a força centrífuga faria um estrago bem grande.

Se o rotor for de diametro pequeno, penso que o torque do motor não será grande, pois torque é força x distância - quanto maior for o diametro do rotor, mais torque o motor teria...

Pensei num rotor idêntico a um motor elétrico de indução, pois ele tem um núcleo, enrolamentos externos, etc - é como se estivesse pronto - só trocaria os enrolamentos.., mas não sei como fica o campo magnético deles ou neles...pensamentos, conjecturas...hmmmm m

Tenho que jantar... :)

Offline F.Gilii

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Re: Motor trifásico
« Resposta #95 Online: 13 de Agosto de 2007, 21:57 »
Gilberto,

Engraçado é que pensamos mais ou menos a mesma coisa e ao mesmo tempo :)

Talvez um caminho seja tentar em primeira estância modificar um motor já existente - depois quem sabe, dependendo dos resultados partir para fazer um outro nas dimensões desejadas...

Offline gimbabf

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Re: Motor trifásico
« Resposta #96 Online: 13 de Agosto de 2007, 22:04 »

     Brenk

   O Fabio citou os principais motivos porque os imãs  do bruscles ficam na parte externa, uma é a força centrífuga os imãs tenderão a descolar outra  é a alavanca na parte externa eles farão mais força, é melhor não reinventar a roda
    Gilberto
     

Offline Brenck

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Re: Motor trifásico
« Resposta #97 Online: 13 de Agosto de 2007, 22:09 »
Eu estou teimando em fazer com os imãs no eixo no centro mais por questão de custo menor para tornear as peças...

Com certeza imagina os felizes imãs presos ao eixo e o eixo girando naquela velocidadezinha basica de 40k rpm... um eixo com uns 25mm de diametro mais os imãs e ai um imã se desprende.... nem prescisa dizer que vai quase que acontecer uma explosão nuclear neh.... é capaz de estragar até a cnc.

Mas tem um porém... em retificadeiras e tupias o induzido ( com escovas ) possui várias peças e fios de cobre no rotor e eles são cobertos com um verniz ( acho que é de epoxi sei lá ) e esse verniz não deixa esses pedaços sairem vooando... Ai se passase esse verniz envolvendo os imãs para prende-los já serviria considerando que tupias e retificadeiras chegam a 30k rpm e o verniz segura a onda... Fora que os imãs com a propia força deles se grudariam ao eixo de aço...

Offline Brenck

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Re: Motor trifásico
« Resposta #98 Online: 13 de Agosto de 2007, 22:15 »
Gilberto,

Não é reinventar a roda, o negocio que exsistem vários motores brushless com os imãs na parte de dentro, inclusive os desses sistemas de spindle dc de alta velocidade são na maioria na parte interna, e se eles são na parte interna é por algum motivo...

Os de aeromodelo e esses de cd esses menores uma grande parte é externa, existem alguns internos tbm, porém bem menos. Mas esses de aeromodelo pelo fato de serem menores é diferente, o balanceamento não é tão complicado, tanto é que tem motorzinhos pequenos que giram a 80mil rpm...

A maioria dos motores brushless dc grandes tem os magnetos no centro, repare no google a foto de corte desses motores.

Offline gimbabf

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Re: Motor trifásico
« Resposta #99 Online: 13 de Agosto de 2007, 22:57 »
 
       Brenk
   A Weg fabrica motores enorrrmes todos com imãs no centro, mas nenhum deles passa de 2000RPM
     Gilberto

Offline Brenck

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Re: Motor trifásico
« Resposta #100 Online: 13 de Agosto de 2007, 23:19 »
Mas eles não fabricam esses sistemas de spindle pronto...

Aqui tem um link sobre motores
http://www.ewh.ieee.org/soc/es/Nov1997/09/INDEX.HTM

Acho que pode ser construido das duas formas claro...

Em geral motores AC brushless possuem os magnetos no centro?

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Re: Motor trifásico
« Resposta #101 Online: 14 de Agosto de 2007, 08:25 »
Gilberto,

depois de ter lido todo o tópico e visto as fotos, penso que a melhor maneira de vc avaliar a adequação do motor no papel de spindle é faze-lo funcionar ...

O primeiro prob é determinar as caracterìsticas de corrente / tensão do motor e isso não é muito difícil se a placa original ainda funcionar. Como vc ainda não a mencionou, suspeito que não está disponível ou não funciona mais ...

Outra alternativa é fazer um ensaio pra determinar um dos limitantes da operação do motor - a saturação do circuito magnético - e a partir daí deduzir os outros parâmetros de interesse.

O método mais simples que conheço consiste em alimentar o motor com fonte ajustável, elevando a tensão gradativamente - e consequentemente a corrente - e medindo o torque.

O pulo do gato: o torque aumenta com a corrente até a saturação do circuito magnético, e a partir daí o aumento da corrente não redunda em aumento de torque. Neste ponto verifica-se qual é a corrente e a tensão.

Com esses dados será possível dimensionar o driver e verificar a possibilidade de utilização de algo comercial como os utilizados em aeromodelismo, como já foi sugerido, ou decidir pela construção.


rodrigosanzovo

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Re: Motor trifásico
« Resposta #102 Online: 14 de Agosto de 2007, 14:26 »
Aí vai alguma fotos do motorzinho, não ficaram muito boas, porque e camera insistia em não funcionar...mais por enquanto fica como provisório...

Offline sandro_ventania

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Re: Motor trifásico
« Resposta #103 Online: 14 de Agosto de 2007, 16:51 »
Olá amigos,

   Eu Gostaria de entender, qual o objetivo principal? velocidade, peso, potencia, ruido...?
   Creio que seje, velocidade sem o barulho dos motores escovados, certo!
   Entao deixa eu fazer uma pergunta...
   Se pegarmos um motor a induçao,  e através da eletronica alimentassemos ele com 127volts e 300hz ao invés dos 60hz normais? creio que a velocidade do motor tem relaçao com a frequencia da rede.
   ou estou equivocado?

Offline F.Gilii

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Re: Motor trifásico
« Resposta #104 Online: 14 de Agosto de 2007, 17:47 »
Sandro,

Se é assim simples, porque não foi feito antes?

 

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