Autor Tópico: Motor trifásico  (Lida 117152 vezes)

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carlos.fooze.com.br

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Re: Motor trifásico
« Resposta #165 Online: 16 de Agosto de 2007, 20:45 »
Carlos,

Me metendo onde não fui chamado, te pergunto:

Estes seu circuito tem previsão de controle de rpm do motor? se tem, talvez seja baseado em frequencia e se for, até que frequencia (ou RPM) os motores poderiam ser acionados?

Caro Fabio sim se trata de um inversor de freqüência e controla a velocidade do motor variando a freqüência aplicada ao mesmo, funciona perfeitamente para motores do tipo gaiola de esquilo, este circuito mais simples o qual me referi em mensagem anterior, pode variar a freqüência entre 10 e 180 Hz o que triplica a velocidade original do motor, no entanto este circuito não faz a curva VF e nem e PWM o que significa que em altas freqüências tem um pouco de perca de torque não muito pronunciada mas existe devido a falta da curva VF, e em freqüências baixas o motor esquenta um pouco devido a falta de PWM no entanto o funcionamento e satisfatório e tem a vantagem de ser barato e simples de montar.
A saída e acionada através de 6 IGBT o que garante o funcionamento ate 280V isto foi testado mas com tensões mais baixas como 80 a 120V o funcionamento e mais satisfatório e o aquecimento dos transistores e bem pequeno.

Offline F.Gilii

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Re: Motor trifásico
« Resposta #166 Online: 16 de Agosto de 2007, 20:55 »
Carlos,

Sim - eu perguntei sobre o seu circuito (com relação ao controle de velocidade e frequencia de acionamento)...

O autor deste circuito simples que foi postado alerta para a possibilidade de perdas se as acelerações forem algo pronunciadas, e também que há algum problema com as harmônicas de diversas ordens...

De qualquer forma, achei bem interessante até para experimentar...

Offline sandro_ventania

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Re: Motor trifásico
« Resposta #167 Online: 18 de Agosto de 2007, 16:28 »
  Brenck, entendi quanto a polaridade dos imãs. mas se conseguisse do jeito certo, nao teria como ele girar no furo, pois obviamente voce os colaria no lugar com cola epoxy.
  Carlos, nao daria para voce postar esse circuito simples que voce tem?
  Fabio, o que mais importante...potenc ia ou velocidade?
  ...sei que voce, está tentado a responder..."DEPENDE", mas de uma forma geral para os materiais mas comuns...madeira,pci,acrilico,aluminio, dá uma noçao pra gente, ok!

carlos.fooze.com.br

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Re: Motor trifásico
« Resposta #168 Online: 20 de Agosto de 2007, 10:29 »
Carlos,

Sim - eu perguntei sobre o seu circuito (com relação ao controle de velocidade e frequencia de acionamento)...

O autor deste circuito simples que foi postado alerta para a possibilidade de perdas se as acelerações forem algo pronunciadas, e também que há algum problema com as harmônicas de diversas ordens...

De qualquer forma, achei bem interessante até para experimentar...

Ola a todos, caro Fabio não entendi direito sua ultima mensagem, os circuitos que tenho na verdade são inversores de freqüência e sim controlam a velocidade do motor através da variação da freqüência aplicada ao mesmo.
Estes circuitos foram desenvolvidos em parceria com um cliente ele desenvolveu o Hardware e eu fiz o Firmware, no entanto 2 são bastante complexos chegando a utilizar 2 microcontroladores, no mesmo circuito.
Porem um circuito e bastante simples o qual utilizamos na época como uma etapa para testar a parte de potencia dos projetos mais complexos que foram desenvolvidos posteriormente, no entanto trata-se de um circuito operacional com as seguintes limitações não faz curva VF, e não e PWM e não inverte o sentido de giro do motor atomaticamente, no entanto e operacional eu mesmo utilizo o mesmo em  alguns exaustores, so que este circuito funciona para motores trifásicos tipo gaiola de esquilo.
Este circuito mais simples eu posso postar aqui, ou criar um outro tópico para discutirmos o mesmo.

Offline F.Gilii

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Re: Motor trifásico
« Resposta #169 Online: 20 de Agosto de 2007, 10:58 »
Carlos,

Será que estou usando o termo errado (ou nome errado) ??? (O termo usado é Inversor de frequencia)...

Me refiro a um circuito usado para variar a Rotação de um motor trifásico, como um "variador" WEG CF10 ou o que valha...
O=20&CD_EMPRESA=140" class="bbc_link" target="_blank">http://catalogo.weg.com.br/PES_CAT/detailProduto.asp?ID_MENU=1&cd_produto=239&CD_CATEGORIA_PRODUT O=20&CD_EMPRESA=140

Na verdade a idéia era - se não for muito complicado - termos uma opção para controle de RPM em um motor (provavelmente trifásico) que fosse acessível, pois um equipamento pronto custa alguma coisa, apesar da economia de dor de cabeça....

Offline F.Gilii

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Re: Motor trifásico
« Resposta #170 Online: 20 de Agosto de 2007, 10:59 »
Em tempo,

Se não for inconveniente postar seu circuito, seria de grande valia, mas só se isso não ferir seu cliente...

Offline gimbabf

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Re: Motor trifásico
« Resposta #171 Online: 20 de Agosto de 2007, 12:38 »
        Fabio

    Desculpe o OT mas acontece que na sexta feira fui enviar uma MP e não conseguí mais acessar o site e ontem à noite aconteceu a mesma coisa, tem algo dando problema com o envio de MP?
      Gilberto
« Última modificação: 20 de Agosto de 2007, 12:43 por gimbabf »

Offline F.Gilii

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Re: Motor trifásico
« Resposta #172 Online: 20 de Agosto de 2007, 16:01 »
Gilberto,

Acredito ser algo temporário pois os servidores onde o furom está instalado sofreu manutenção, e houveram alguns soluços...

Espero que já esteja normalizado...

carlos.fooze.com.br

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Re: Motor trifásico
« Resposta #173 Online: 21 de Agosto de 2007, 09:12 »
Em tempo,

Se não for inconveniente postar seu circuito, seria de grande valia, mas só se isso não ferir seu cliente...

Caro Fabio Sim os circuitos que tenho sao equivalentes ao controladores da weg por voce sitado, estarei preparando um material com o circuito mais simples e postarei aqui em breve.

Offline gimbabf

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Re: Motor trifásico
« Resposta #174 Online: 21 de Agosto de 2007, 19:47 »

     Carlos

    existem motores Bruschless AC e DC, já pesquisei a Net e não encontrei a resposta para: é possível usar um controlador desses da Weg por ex. para motores AC e DC, ou é diferente para cada tipo?
     Gilberto

carlos.fooze.com.br

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Re: Motor trifásico
« Resposta #175 Online: 21 de Agosto de 2007, 22:29 »

     Carlos

    existem motores Bruschless AC e DC, já pesquisei a Net e não encontrei a resposta para: é possível usar um controlador desses da Weg por ex. para motores AC e DC, ou é diferente para cada tipo?
     Gilberto

Caro Gilberto não conheço a linha da weg mas a respeito dos controladores que estamos, comentando trata-se de controladores para motores trifásicos ou seja AC os quais trabalham variando a freqüência sobre o motor.

DM15/100

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Re: Motor trifásico
« Resposta #176 Online: 21 de Agosto de 2007, 22:38 »
eu tenho aqui um projeto  me paresse ser bom  com dspic30f2010
 
 e o modulo de potencia  irams10c06 se nao me falhe a memoria  e o sotf

 tbm

 caro fooze esse cirquito que voce tem, tem parametros de

 ajuste de corrente, aceleraçao, rampa de aceleraçao etc ?
« Última modificação: 21 de Agosto de 2007, 22:44 por DM15/100 »

prplara

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Re: Motor trifásico
« Resposta #177 Online: 23 de Agosto de 2007, 11:19 »
Serrão, é incrivel...a poucos minutos atras estava funcionando corretamente, e tinha um circuito para alimentar um motor trifasico de 20 a 180Hz!

   buáaaaaa....... vou tentar mais tarde, como já disse esses drives são um segredo de estado muito bem protegido, obrigado Landa
     Gilberto
Olá pessoal,

Peguei o bonde andando e não li todos os posts ainda.

Todo motor brushless necessita de um driver também conhecido no meio do modelismo como speed control. Há destes dispositivos no mercado que controlam potencias de até 120A, a partir de cc somente, visto que esses motores embora trifásicos possuem magnetos em seu interior e o speed control trabalha a partir de pulsos para as bobinas. No mercado brasileiro, em lojas de aeromodelismo existem motores que substituem facilmente motores à combustão de até 45 cc³. Seus preços, bem, vamos deixar de lado por enquanto. Uma coisa é certa porém: Quanto maior a potência, menor o KV (constante que representa rpm/volt aplicado sem carga) Eles não são silenciosos devido à alta frequência e literalmente apitam quando em rpm máxima.

Regra básica:

Motores potentes = 450 a 950 rpm/volt - tensão máxima 22,2 VCC que corresponde a 06 células de LiPo (polimero de Lítio) em série. Corrente de até 80 Amperes São em sua maioria Out-runners, ou seja, o eixo é preso a uma carcaça externa que gira e que, por sua vez, é recoberta internamente com pequenos pedaçoes retangulares de imãs de neodímio. As bobinas são fixas e internas ao conjunto. Seus enrolamentos são distribuídos em 9 ou 12 polos, agrupados de três em três e ligados em estrela. Por exemplo: https://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=8_24&products_id=1214

Excessão: https://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=8_24&products_id=1087

Motores menos potentes= Podem ser out-runners ou in-runners variam de 1150 a 5500 rpm/volt. São limitados a correntes de até 26 Amperes e Tensão de 14,8 V ( 04 células de LiPo). Atingem a marca de até 81.000 rpm SEM CARGA. Se vc colocar carga (por exemplo uma duct-fan de 64 mm de diâmetro), a velocidade cai para 48.000 RPM mas com empuxo de 700 gr. Melhor saída seria utilizar (neste caso) uma redução de 5,7:1 com pinhão de latão e coroa de nylon e reduzir para cerca de 12.000 RPM com hélice de 12 x 6" e 1,8 Kg de empuxo.

Por exemplo https://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=8_24&products_id=866 ou

Sites/links recomendados:

https://www.asaseletricas.com.br/loja/index.php?cPath=9_74
https://www.asaseletricas.com.br/loja/index.php?cPath=8_24
https://www.asaseletricas.com.br/htmls/motor-test.php  (esse é muito bom)
http://www.np-newport.com/aeromodelismo/index.php
http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_loja/ListaProdutos.asp?SecaoSite=2&categoria=1&secao=51
http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_loja/ListaProdutos.asp?SecaoSite=2&categoria=1&secao=55


Espero ter podido acrescentar algo.

Prometo que vou ler o tópico inteirinho.

Sds.

Offline gimbabf

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Re: Motor trifásico
« Resposta #178 Online: 23 de Agosto de 2007, 21:09 »

      prplara

    muito obrigado pelas informações, se voce olhar no começo do tópico tem fotos do motor pg. 2 se não me engano, estou querendo montar um drive ou comprar um para utilizar esse motor e o eixo acoplado como spindle, agradeço toda informação que puder fornecer pois não conheço nada sobre esse tipo de motor
     Gilberto

tuchebnu

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Re: Motor trifásico
« Resposta #179 Online: 24 de Agosto de 2007, 20:05 »
Brenck
Metendo a colher onde não fui chamado (mas forum é pra isso, não?!):
1 - Mesmo o Alumínio sendo "não magnético" , tem que levar em conta que: esse tubo imerso num campo magnético variável (no caso gerado pelas bobinas do estator) terá tensões induzidas e se comportará como uma espira em curto circuito!!!!!
2 - Até onde sei, a vantagem desta construção (rotor interno) é que o peso do rotor (e o diâmetro) é menor, e asim ele tem menos inércia e consequentemente melhor comportamento dinâmico. Isso é importante quando se trabalha com acelerações / desacelerações muito rápidas (controle de posicionamento, por ex.), mas acho que para spindle não acrescenta nada.
3 - Já vi motores brushless comerciais com o rotor envolto por fibra de vidro.

Não disse que fibra era magnetico não... o lance do aluminio era so pra prender melhor que a fibra e bem na pressão.

Eu iria usar de neodimio os imãs, vou olhar com uma empresa aqui de BH

 

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